People who are different change the world

16/08/2011

Uma bela cesta de tomate!

Desde que o meu pequeno Vasco nasceu passei a encarar com outros olhos a alimentação e em especial os legumes, base fundamental dos pratos que preparo para ele. Por outro lado parece que fiz uma viagem ao tempo em que as nossas mães preparavam tudo em casa, dado que sou eu que, para além das refeições (sopa e prato), faço o pão, os yogurtes, as bolachinhas e bolos, as papas e o leite. Passei a reparar mais nas estações do ano e nos legumes e frutas sazonais, e tentar aproveitar ao máximo a potencialidade de cada um deles.

Ora, estamos na altura em que o tomate cresce livremente nas hortas, e que atinge um sabor intenso e adocicado, que não tem qualquer comparação com o que se vende durante o ano inteiro nos supermercados, com gosto a "estufa".

Pois é, aproveitando o período de férias, com mais tempo livre, comprei uma bela cesta de tomate (mais ou menos uns 10 Kg), a um simpático proprietário de uma pequena horta, que apenas fornece os vizinhos e amigos. Garantia de qualidade absoluta.

Com todo este tomate, para além de me ter deliciado com um copo de sumo de tomate fresco (que dei a experimentar ao Vasco) preparei umas belas saladas para toda a a familia, à maneira tradicional (em crú) e também grelhado (experimentem, é óptimo), temperadas com sal, um fio de azeite e orégãos.

Mas o tomate é um fruto extremanente versátil. Confeccionei um doce de tomate que, modéstia à parte, ficou óptimo (igual peso de açucar para o peso de tomate, um ou dois paus de canela, levar ao lume a apurar e já está!).

Preparei uma sopa: gaspacho (o único membro da família que gosta desta sopa sou eu, mas ainda não dei a provar ao Vasco), que é super simples de fazer. A receita que faço leva tomate, pepino, pimento, água, azeite, sal e vinagre tudo triturado, servido com croutons de alho, em substituição do pão.

Preparei, pela primeira vez, um molho de tomate caseiro, adaptado da receita do livro da Mafalda Pinto Leite (Cozinha para quem não tem tempo) que ficou... se disser delicioso é pouco. A receita é: 800g de tomate sem pele partido aos pedaços (mais ou menos 6 partes), 1 cebola picada (1 parte), 1/2 chávena de azeite, 2 folhas de louro, 2 dentes de alho picados (1 parte), 1 cenoura picada (1 parte) e manteiga sem sal (opcional). Refoga-se a cebola e o alho picado no azeite por 5m. Junte a cenoura e sal e deixe cozinhar por mais 5m. Junta-se o tomate e o louro e deixa-se ferver em lume brando durante mais ou menos 1 hora ou até ficar espesso (deixei ferver 40m). Se o molho estiver ácido, junte uma colher de sopa de manteiga sem sal e prove, vá juntando mais manteiga até atingir o sabor pretendido.

Este molho pode ser congelado até 6 meses, pelo que coloquei-o em couvettes para congelar e consegui 24 belos cubos de molho para usar (cada um tem mais ou menos 0,3 partes).
Este molho só por si pode servir para colocar em pizzas, para fazer arroz de tomate, como molho para massa, como base para preparar uma açorda de tomate, como base para estufados de legumes, etc. O meu pequeno Vasco já provou e aprovou o molho na massa e na açorda.

Bom, mas com certeza que haverá muitas mais sugestões para se usar tomate! Querem partilhar as vossas receitas?

Beijinhos e bom apetite!

3 comentários:

  1. Estou deslumbrada com as tuas aventuras culinárias, Paula!
    Belíssimas ideias a copiar, gosto muito da utilização de couvettes para congelar pequenas quantidades. Eu também adoro Gaspacho! O meu Pku gosta imenso de tomate crú, mas recusa sopas que tenham tomate na composição. Teimas! Hei-de experimentar o molho de tomate para ele e para o resto da família!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Ola Paula.
    Neste momento preparo-me para entrar no mundo dos cozinhados pois o André vai iniciar a refeição de prato e para mim é tudo duvidas, pois para mim cozinhar legumes, sempre foi só cozidos e esta pronto, e por esta razão nunca gostei muito de legumes, alias fugia deles a sete pés.
    Agora com as vossas dicas estou a descobrir aos poucos que afinal os legumes podem-se variar de muitas maneiras.
    Fiquei maravilhada com estas dicas e já dou por mim a contar ao meu marido que depois tb vou congelar o molho em couvettes, pois achei super pratico.
    Agora uma duvida.
    Como sei que cada couvette tem +-0.3 partes?
    Foi a soma de todas as partes neste caso as 9 partes a dividir pelas 24 couvetes?
    É que isto das partes ainda é um pouco confuso para mim.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá Ana Paula,
    As contas que fiz para calcular as partes de cada cubo de molho foram exactamente as que refere. Consoante a quantidade utilizada, assim se calculam as partes. As partes que refiro são com base na tabela para PKU. No seu caso julgo que as quantidades são diferentes desta tabela, pelo que há que fazer novos cálculos.
    Beijinhos

    ResponderEliminar