People who are different change the world

07/08/2011

Como fazer o pão na maquina ?

Vou iniciar-me agora nas lides de fazer pão para a açorda do André, pois irá iniciar as refeições de farinha de pau, açorda , purés e as massinhas na sopa.
Agora esta aqui uma grande duvida.
Como se faz o pão na máquina?
Eu tenho as receitas do centro de genética que a medica imprimiu e ontem fiz pela primeira vez o pão para o andre.
Resultado: Devastador, não se consegui comer pois ficou muito salgado, e meio requejado, enfim um desastre autentico.
Eu fiz pela receita da farinha da valpi com a  farinha da tanaris, pois a folha que a medica me deu só trazia as receitas para estas 3 farinhas: as farinhas valpi, laprofin e harifen e ela disse para eu seguir os passo da receita da valpi, então deitei como vem na receita do centro genetica 600 lm de agua, 40 ml de óleo, as 500 gr farinha, 2 colheres de sopa de sal, as 8 gr fermento que vem junto com a farinha, e 1 colher de açucar para o pão não ficar tao esfarelhado( truque da nutricionista). Segui todos os passos que vem assinalados, mas acho que ficou mt, mt salgado e ainda cru.
E agora tenho mesmo que deitar mãos ao caminho e aprender a fazer o pão, pois tenho a açorda para dar ao Andre.
Alguém me pode ensinar como se faz o pão na maquina de pão?
Tenho mais uma farinha da tanaris e outra da harifen para experimentar de novo e quero ver se desta vez fica um pãozinho de se comer e chorar por mais.Obrigada
Ana Paula

5 comentários:

  1. Olá Ana Paula,
    Até agora só utilizei a farinha da Loprofin para fazer o pão e executei a receita que vinha nas costas da embalagem, ficou com óptima consistência, fofo e com bom corte. Coloquei uma colher de azeite em vez de óleo mas penso que o óleo deve ter um sabor mais neutro do que o azeite. Utilizei o programa básico da máquina que leva um ror de tempo, mas o resultado foi muito satisfatório. O João é que não é grande adepto de pão, mas com o tempo lá chegará. Sei que não fui grande ajuda, mas posso publicar a receita da Loprofin do workshop e pode ser que retires de lá umas ideias!
    Beijinhos
    Sofia

    ResponderEliminar
  2. Esqueci-me de referir que também não ponho uma pedra de sal na alimentação do João, e não me parece ( é a minha opinião pessoal!), que uma criança tão pequena beneficie da utilização do sal. Utilizo sim, ervas aromáticas e azeite, que dão bom sabor à alimentação.
    Beijinhos
    Sofia

    ResponderEliminar
  3. Olá, é a mãe da vera quem fala:
    Eu faço o pão numa máquina de pão que tem um programa para pão sem gluten, e é esse programa que uso e fica óptimo. Uso também as opções de pão de 1 Kg e pão mais escuro.
    Quanto aos ingredientes, adaptei a receita do livro do porto "pão fofinho" e uso 400g de farinha, 500ml de água morna, uma pitada de sal, 2 saquetas de fermento (uma das que vêm com a farinha mais uma da ramazzoti que compro nos supermercados e que é igual à que vem com a farinha),1 colher de azeite(da medida mais pequena que vem com a máquina.
    Pelo menos na minha máquina o pão fica óptimo.
    Às vezes tenho que acrescentar um pouco mais de água, é uma questão de ver, quando está a misturar, se a massa está a ficar muito espessa ou soltinha. No meu caso deixo a massa ficar um pouco mole porque depois fica mais fofo, se a massa ficar muito seca, depois de cozido fica muito rijo.
    Espero que sirva de ajuda e boa sorte
    Dina Santos

    ResponderEliminar
  4. Só mais uma coisa,
    realmente na receita do pão tem uma dose exagerada de sal, nunca usei todo aquele sal.

    ResponderEliminar
  5. E quanto à farinha uso qualquer uma delas e resulta sempre bem
    Dina Santos

    ResponderEliminar