People who are different change the world

19/08/2011

Doce de tomate

Tenho uma tia que tem um terreno onde neste momento esta carregado de tomates coração de boi, aqueles tomates muito gostosos e enormes.
Entao lembrei-me do que a mãe Paula Viegas tinha falado e abasteci-me de tomates para experimentar fazer o doce de tomate como ela nos ensinou.
Agora as minhas duvidas:
Este doce de tomate fica como as compotas?
E nos frascos tipo os das compotas aguenta mais ou menos quanto tempo? Tem que ficar no frigorifico todos os frascos da compota ou pode ficar ao ar livre obviamente vem arrolhados.
A minha maquina de fazer pao que comprei numa promoçao no lidl tem uma opçao para fazer as compotas.
Ja alguém experimentou fazer la a compotas? Ou é mais aconselhavel fazer no fogão ?
Beijinhos

1 comentário:

  1. Olá Ana,
    Eu apenas faço compotas no fogão, apesar de ter a máquina de pão e também a bimby, porque é a única forma que para mim é a melhor para apurar o doce, ou seja deixar ferver até ficar bem espesso (para ver se já está pronto coloque um pouco no prato e passe com o dedo pela mistura, se ficar "estrada" é porque está pronto). No fim da confecção costumo triturar com a varinha.
    Os frascos onde se conserva a compota devem ser esterilizados e devem fechar hermeticamente.
    Guarde os frascos ao abrigo da luz e quando abrir algum conserve no frigorífico.
    Espero ter ajudado.
    Beijinhos

    ResponderEliminar