People who are different change the world

03/08/2011

De férias fora de casa...

Fomos passar uns dias de férias à praia a um apartamento com uma pequena e indispensável kitchenette, graças a Deus!
Pedimos a colocação de um aparelho microondas da primeira vez que lá estivemos com o meu Pku, agora quando lá chegamos, já lá o encontramos sem ter que o pedir. Desta vez, pouco mais serviu do que para tirar o frio do biberon da noite e aquecer o "leite" de manhã antes de preparar a papa.
A estratégia é simplificar, para não ter que levar uma tralha imensa atrás. Exemplifico, diariamente utilizo um pequeno robot de cozinha para fazer as sopas do João e cozer a vapor os legumes. Este ano optei por não o transportar (acho que os pequenos electrodomésticos não gostam de viajar, nem sequer gostam de mudar de bancada na cozinha, quanto mais andar às três pancadas!), em sua substituição utilizei uma pequena panelinha para cozer os legumes.
Os pequenos electrodomésticos que não posso dispensar absolutamente são a balança digital e a varinha mágica!
Para a balança digital levei pilhas suplementares, e acho que apesar de ter tido uma valente birra em que me dava valores completamente disparatados, o que me deixou com os cabelos em pé, a balança sobreviveu à viagem. Ando a pensar em adquirir mais uma balança para as deslocações, uma mais pequena e que seja de bolso, se possível. Alguém tem uma boa sugestão?
A minha varinha mágica é uma Braun Minipimer e já lá vão mais de dez anos de uso intenso, eu acho que é mesmo mágica.... Desta vez levou consigo um dos seus braços suplementares, o batedor de claras em aço inoxidável, revela-se um excelente auxiliar para preparar a mistura do leite, substituindo na perfeição o robot.
O que também considero indispensável é um copo ou jarro medidor, por razões evidentes.
As minhas caixinhas herméticas Lock & Lock, também andam sempre comigo, simples para a sopa e compartimentadas para a massa/batata e legumes. Já não sei o que seria de mim sem estas caixinhas preciosas. Cada vez que passo na Pollux, não resisto a completar o meu conjunto com mais uma funcionalidade. Revelam-se indispensáveis para as refeições do meu baby fora de casa e para organizar o frigorífico. Levei o mínimo, três,( sopa, massa/legumes sólidos e fruta) e para a próxima vez levo pelo menos mais uma para a sopa de reserva.
Levo sempre uma faca bem afiada comigo, porque já sei o que é ficar desesperada com facas boas para cortar manteiga no Verão... Acho que vou colocar na minha lista de prioridades um bom canivete suíço para andar sempre na mala comigo. Nunca se sabe quando precisamos de descascar uma maçã comprada em desespero na mercearia da esquina, porque não demos pelo passar das horas e os nossos Pkus estão já com fome.
Optei por lhe servir as refeições frias, porque facilita imenso quando estamos fora de casa. Uma sopa de beterraba sabe muito bem fria, e uma salada de tomate com azeitonas acompanhada por massas com um fio de azeite foram um prato forte este Verão. O tomate levo-o lavado e inteiro sem o pé e só o corto na hora de o servir. Mesmo as papas sirvo-as frias e ele come-as lindamente assim, desde que não sejam muito espessas. Parece que não revelam de forma tão intensa o sabor do pó Pku quando estão frias o que é uma boa vantagem e facilita enormemente a nossa tarefa.
Optei desta vez por levar apenas uma papa Nutribem e um pacote de Maizena, para variar. As latas de papas do Porto ficaram em casa porque são muito volumosas e eu queria mesmo reduzir o volume. Dois pacotes de bolachas hipoproteicas variadas também não devem faltar. Numa caixinha Lock &Lock coloquei a quantidade de massa hipoproteica pesada suficiente para uma semana e mais alguma, nunca se sabe... Levei refeições preparadas para um dia  e acondicionadas na minha mala térmica a tiracolo superprática, e c'est tout! A alimentação do meu Pku de palmo e meio, ficou assegurada de uma forma relativamente simples para uma semana fora de casa.

3 comentários:

  1. Sophia, você deu dicas valiosas!
    Realmente precisamos facilitar as coisas na hora de viajar com eles...sao mil e uma coisas a levar!
    Esse ano fomos a Disney com o Rafa e levei o pó pku já pesado misturado ao leite em pó pesado, para cada dia em um potinho.
    Levei massas hipoproteicas já pesadas também em porçoes. Cada pote correspondia a uma refeicao. Fazia molho de tomate com tomate, cebola e azeite e cozinhava uns legumes na panela. Levei biscoitos e gelatina de algas marinhas (aqui compro da marca MEINWAY) Lá dei sorvetes de frutas, sucos de caixinha e frutas.
    Dei também papinhas nestle de frutas.
    Uma boa dica é fazer "doce"de frutas no microondas. É só picar a fruta e colocar um pouquinho de água e deixar uns minutinhos no microondas até ficar molinho. Fica uma delícia e nem precisa colocar açucar se nmão quiser.
    Bjo

    ResponderEliminar
  2. Lilian,
    Muito grande sentido prático é o seu! Acho que levar a mistura Pku com o leite e o mais que for, já pesado e dividido para cada dia em seu recipiente (pote), uma medida fantástica, género "ovo de Colombo", por tão boa e evidente!
    Nós cá temos uma gelatina vegetal que é a Gelly Já da Alsa queé muito prática também. Vende-se em pó ou em potinhos já preparada e tem uma boa tolerância.
    Que frutas costuma utilizar nesse doce de fruta para além da maçã ou pêra? Estou muito curiosa...
    Acho que vou tentar fazer uma síntese com todas estas boas ideias e dicas para juntar tudo num post.
    Lilian, uma dúvida, desta forma dispensou levar balança na viagem?
    Beijinhos
    Sofia

    ResponderEliminar
  3. oi Sophia, levei a balança porque ela é minha melhor companheira! não a dispenso nunca! peso tudo!!
    faço o docinho com maça, pera ou banana. mas se o seu pequeno gostar pode fazer de manga, abacaxi ou qualquer outra. talvez em algumas frutas mais acidas seja necessario colocar açucar. antes eu fazia na panela e ficava mexendo, mas minha nutricionista deu essa dica rapida e facil do microondas.
    na viagem os recipientes pesados com a formula prontos (pku+leite+acucar e tal..) me ajudaram muito. eu despejava o conteudo das mamadeiras(3) de 24 horas na medida de agua correspondente, e depois colocava as mamadeiras na geladeira até a hora de dar a proxima.
    outra dica é colocar o conteudo de cada mamada em recipientes separados (para o caso de nao ter geladeira por perto, como no avião!!) mas aí haja recipiente! vai precisar de muitos!!
    bolsa termica tb é muito importante. é bom ter de varios tamanhos.
    das pequenas tambem, para uma mamadeira apenas ou so para o prato do almoço (levavamos pra almoçar na disney).
    acho super importante aqueles bolsas geladas que não vazam pra colocar dentro das bolsas termicas pra levar alguma refeicao. conserva por mais tempo.
    acho otima a ideia de um outro post sobre dicas em viagem...
    beijo, Lilian

    ResponderEliminar