People who are different change the world

23/08/2011

As Chufas, Cyperus esculentus, ou as batatinhas de Tiririca!

Como não conhecia, nem nunca tinha ouvido falar em semelhante vegetal, resolvi ir procurar informação pelo mudo intergaláctico da net, onde de tudo se encontra, até as Chufas! Cá vai, para quem estiver interessado em conhecer o tubérculo Cyperus esculentus, ou as Chufas ou ainda as "batatinhas de Tiririca" à moda dos nossos irmão do Brasil, famosas desde a antiguidade pelas suas características analépticas e poderes afrodisíacos. Agradecemos à Elisabete a partilha e ao Pai Ricardo, que postou no FB informação nutricional muito importante.

O que são chufas? São amêndoas-da-terra ou castanhas de junquinha, também chamadas de chufa, e o termo chufa se aplica especificamente a cada um dos pequenos tubérculos semelhantes a castanhas produzidos pela junquinha-mansa ou chufa europeia (Cyperusesculentus). Eles são encontrados a cerca de 5 a 8 centímetros abaixo da superfície do solo. A chufa é cultivada de Julho a Outubro, não apenas em Espanha, mas também no Médio Oriente e na África do Norte. Dali os árabes trouxeram-na para a Espanha.
Como é feita a orchata:  põem-se de molho os tubérculos durante algumas horas na água; eles enchem e amolecem; num pilão tornam-se numa massa feita uma papa. Acrescente-se um pouco de água morna e agite-se formando com o óleo que contém uma emulsão que logo é tamisada e separada por filtragem a suspensão coloidal, é esta açucarada e perfumada com canela. A orchata assim obtida é bebida fresca ou gelada em sorvetes.

Valor nutritivo por 200 ml (1 copo) : 
Amido                               1,12%
Gorduras vegetais               1,30%
Carboidratos                     12,60%
Proteínas                           0,35%
Sais minerais                      0,10%
Fibras                               0,38%
Valor Energético               132 calorias

  "A Chufa é principalmente aproveitada para o preparo da Orchata, bebida preferida por todas as classes da sociedade de Valência durante a estação calmosa."

Sem comentários:

Enviar um comentário