People who are different change the world

20/08/2011

O carrossel dos valores e os pratos da Nouvelle Cuisine

Volto à dieta da dieta. Os valores estão altos e o prato do meu Pku anda cada vez mais pequeno, Vou diminuindo a dimensão do próprio prato, senão começava a lembrar-me o ridículo de alguns pratos da nouvelle cuisine ou da cozinha de autor! Meio cogumelo aqui, uma meia dúzia de feijões verdes acolá, um montinho de massa hipoproteica naquele canto, uma tacinha (inha, inha!) de sopa, meia dúzia de morangos e já está! Enerva-me não conseguir perceber o porquê desta subida inusitada dos valores. São mais as vezes que os valores andam ou no limite superior do aceitável ou francamente maus, do que dentro do intervalo. Prevejo uma revisão mais séria da dieta na rentrée em Setembro. O que nos vale, é que mal sabemos das alterações dos valores, recebemos quase imediatamente um telefonema do Hospital e a Dra. Ana ou a Dra. Patrícia (Bem hajam!), logo ali nos dão uma orientação de como agir. Corta aqui, corta acolá, havemos de conseguir que os valores normalizem. Para não variar, desaparecem as pequenas aventuras e regresso aos alimentos de segurança. Cenoura, abóbora, beterraba, feijão verde, tomate, azeitonas, maçã, pêra, morangos, uvas e pouco mais porque ele ainda tem um gosto muito incipiente e para meu desgosto, continua a recusar o pão e muitos dos outros vegetais e frutos com que poderia diversificar o prato. Desta vez fiquei a saber que mesmo a Nutriben Primeira Papa, aquela papa pré-preparada, única passível de ser comprada livremente em supermercados ou Farmácias e que o meu João tolera tão bem, também vai ser eliminada da dieta porque mesmo assim, contém algum valor proteico. Fico apenas com a Maizena e as papas do IGM, que o meu Pku enjoou recentemente e que ando a fazer uma pausa. Persistência, paciência, alegria e cabeça erguida, é a única forma de lidar com esta doença enervante e invisível.

1 comentário:

  1. Olá Sofia,
    O meu PKU também anda assim, nesse sobe e desce de valores, sem que agora consiga muito bem saber porquê. Tenho vindo a diminuir o número de partes gradualmente, tentando sempre que em termos de volume não haja diferenças. É desesperante, especialmente quando o meu pku sempre teve os valores tão bem controlados.
    Beijinhos e ânimo porque melhores dias concerteza virão.

    ResponderEliminar