People who are different change the world

17/08/2011

Festa do primeiro aniversario!!!!

Ola.
As vezes dou por mim a pensar que mais 4 meses e já esta o meu André a fazer um anito.
E o que me deixa a pensar é como será uma festa de aniversario para uma criança que não pode comer os nossos bolos tradicionais?
O que poderei fazer de doces para uma criança de um ano que já irá olhar para tudo , e que não pode comer os bolos tradicionais de uma vulgar confeitaria?
O que irei eu fazer? Se não sei fazer nada.
As vezes penso que o melhor era não fazer nenhuma festinha e esse problema dos doces estava arrumado, por mais um ano, mas isto chama-se ser preguiçosa e então quero aprender a fazer uns bolinhos, bolachas, pudins, doces que  o meu GA1 possa comer na sua primeira festinha de 1 anito.
A alimentaçao dele é igual aos dos PKU, só não pode comer proteínas, é pela tabela de partes.
Como é em vossa casa ?Como fazem? Tenho mesmo muito que aprender e só com vocês posso contar.
Vocês que já passaram por esta fase, que tipo de doces fizeram?
Conto com a vossa ajuda
Beijinhos.


3 comentários:

  1. ola Ana Paula, meu nome é Lilian, sou brasileira e meu filho tem PKU. Ele tem 2 anos e 8 meses.
    No seu primeiro e segundo aniversario tambem fiquei preocupada em relaçao as comidas e guloseimas que iria fazer. Mas ele nem ligou para comidas, só ligou para as brincadeiras que organizei, para os brinquedos que ganhava, para a decoraçao da festa (feita naturalmente no tema que mais amava na época!). Eles sendo pequenos assim nao ligam para as comidas!! nós adultos é que achamos isso importante demais!
    No aniversario de 2 anos, fiz (mais para tirar fotos!!) um mini bolinho da loprofin (desmembrei a receita em forminhas pequenas) ele soprou a vela e provou um pedaço.mas nem deu muita importancia.
    comeu batatas fritas e suco...nem reparou nos outros comendo.
    Acho que no futuro; lá pros 3 anos voce poderá fazer bolo (tenho uma receita se quiser), algodao doce(é livre!!) gelatinas, potes de biscoito, batata frita, paes especiais, sucos...
    Espero ter ajudado.
    beijo, Lilian

    ResponderEliminar
  2. Olá Ana Paula,
    O meu Vasco tem 16 meses. Na festa do 1º aniversário, por ele ser ainda pequeno, não preparei nenhum doce em especial para ele. Só agora é que ele começa a olhar para o que comemos e quer provar. No entanto, se quiser experimentar alguma receita, publiquei aqui no blog a receita do pão de banana, que na verdade é um bolo e que pode ser feito quer em forma de bolo única quer em forminhas para preparar uns mini bolinhos. Concordo com o que diz a Lilian, nesta idade as crianças ainda não ligam muito à comida.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá Ana Paula,
    Confirmo os testemunhos acima da Lilian e da Paula. Também o meu Pku hoje com 30 meses não comeu nada do bolo de aniversário que lhe fiz no dia de anos, mas adorou soprar a primeira e as duas seguintes velas. Adorou quando fez dois anos, ver apagar as luzes da sala e ver entrar o bolo de aniversário decorado de festa com as duas velas acesas, adorou que lhe cantássemos os Parabéns e as palmas! Não ligou nada às prendinhas e a todo o resto mas só pela alegria esfuziante relativamente ao apagar das velas, vale a pena fazer o bolo de anos. Até porque vamos experimentando as receitas e percebendo como é que a coisa funciona. Eu fiz o bolo de chocolate da Loprofin e decorei com açúcar pilé e ursinhos de goma de açúcar com muitas cores. Nós todos provámos e até que ficou bom, ele só provou umas migalhinhas. Coloquei aqui o post, é só procurar,mas na verdade foi muito fácil, o bolo é um pré-preparado quase que só basta juntar água gaseificada.
    Beijinhos
    Sofia

    ResponderEliminar