People who are different change the world

18/08/2011

Feijão Verde Fillet, de corte redondo, Francês ou Baby!

Adoro os mercados ao ar livre e quero partilhar convosco a minha mais recente descoberta que fiz esta semana no Mercado Municipal de Cascais. É um mercado maravilhoso, lá compro um pão de Mafra autêntico e saborosíssimo, umas azeitonas pretas alentejanas de chorar por mais que o João muito aprecia, e a minha lista de compras habitual  de fruta e produtos da horta. Como o João anda um bocado maçado com o feijão verde, ando a tentar arranjar um substituto para um ingrediente forte e de difícil substituição como a "vagem". Numa qualquer das muitas bancas, deparei-me com esta espécie nova (para mim!) de feijão verde, as vagens apresentam um verde mais escuro do que o feijão verde mais vulgar e de vagem plana, estas são mais pequenas e de corte redondo. Foi a senhora que o vendia que me aconselhou e informou das suas óptimas qualidades e adequação à alimentação infantil. Muito tenro, não tem o "fio" habitual, ideal para o menino, que entretanto delirava com a exposição de tomatinhos cherry de formatos variados. Resolvi comprar um bocado para amostra e experimentar dá-lo ao meu exigente Pku ao jantar. Cozi-o a vapor em conjunto com os outros legumes depois de ter apenas cortado as extremidades, era fresquíssimo e as vagens estavam muito estaladiças e tenrinhas. Provei um bocado já cozinhado e regado com um fio de azeite e duvidei do sucesso da operação pois achei-o um bocado fibroso. Pois é, a verdade é que caiu que nem ginjas esta variedade de "vagem"! O João esqueceu o aborrecimento que o tem levado nos últimos tempos a recusar o feijão verde habitual de corte plano, e comeu esta variedade com o seu apetite dos dias bons, ou seja com prazer. No Sábado lá estarei caída no mercado para me abastecer deste feijão verde a que chamarei Baby, verdadeiramente mágico. Aconselho às Mães como eu de crianças pequenas e exigentes que o procurem e experimentem.
Uns dias depois avistei uns exemplares importados e vendidos por um preço caríssimo! num supermercado gourmet. Fiquei a rir-me, lembrando o preço irrisório da banca do mercado.... Bem hajam os nossos belos mercados!
Feijão verde na Tabela do INSA
Feijão Verde ou Vagem 1 Parte=63gr na Tabela de equivalentes de fenilalanina

5 comentários:

  1. Este feijão é óptimo para fazer os peixinhos da horta para os nossos PKU's

    ResponderEliminar
  2. Olá Ana,
    Ainda no outro dia pensei em experimentar fazer peixinhos da horta para o Vasco, mas tenho dúvidas quanto à preparação.
    Se não estiver a abusar muito da sua generosidade, será que me pode dizer como é que prepara os seus "peixinhos"?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Viva Chefe Ana,
    Também estou na expectativa da resposta dos peixinhos da horta,principalmente a preparação do polme é que me deixa muitas dúvidas... A Ana é a nossa Master Chefe da Escola PKU online. Quando vier ao continente não pode passar sem nos conhecermos.
    Beijinhos
    Sofia

    ResponderEliminar
  4. Pois é meninas os peixinhos da horta fazem as delicias mesmo daqueles que são"anti legumes"logo vos mandarei a receita no blog,vou ver se consigo uma foto senão mandarei mesmo sem,até breve!

    ResponderEliminar
  5. Chefe Ana,
    Os peixinhos da horta merecem um post com fotografia, por favor!
    Beijinhos
    Sofia

    ResponderEliminar