Adoro os mercados ao ar livre e quero partilhar convosco a minha mais recente descoberta que fiz esta semana no Mercado Municipal de Cascais. É um mercado maravilhoso, lá compro um pão de Mafra autêntico e saborosíssimo, umas azeitonas pretas alentejanas de chorar por mais que o João muito aprecia, e a minha lista de compras habitual de fruta e produtos da horta. Como o João anda um bocado maçado com o feijão verde, ando a tentar arranjar um substituto para um ingrediente forte e de difícil substituição como a "vagem". Numa qualquer das muitas bancas, deparei-me com esta espécie nova (para mim!) de feijão verde, as vagens apresentam um verde mais escuro do que o feijão verde mais vulgar e de vagem plana, estas são mais pequenas e de corte redondo. Foi a senhora que o vendia que me aconselhou e informou das suas óptimas qualidades e adequação à alimentação infantil. Muito tenro, não tem o "fio" habitual, ideal para o menino, que entretanto delirava com a exposição de tomatinhos cherry de formatos variados. Resolvi comprar um bocado para amostra e experimentar dá-lo ao meu exigente Pku ao jantar. Cozi-o a vapor em conjunto com os outros legumes depois de ter apenas cortado as extremidades, era fresquíssimo e as vagens estavam muito estaladiças e tenrinhas. Provei um bocado já cozinhado e regado com um fio de azeite e duvidei do sucesso da operação pois achei-o um bocado fibroso. Pois é, a verdade é que caiu que nem ginjas esta variedade de "vagem"! O João esqueceu o aborrecimento que o tem levado nos últimos tempos a recusar o feijão verde habitual de corte plano, e comeu esta variedade com o seu apetite dos dias bons, ou seja com prazer. No Sábado lá estarei caída no mercado para me abastecer deste feijão verde a que chamarei Baby, verdadeiramente mágico. Aconselho às Mães como eu de crianças pequenas e exigentes que o procurem e experimentem.
Uns dias depois avistei uns exemplares importados e vendidos por um preço caríssimo! num supermercado gourmet. Fiquei a rir-me, lembrando o preço irrisório da banca do mercado.... Bem hajam os nossos belos mercados!
Feijão verde na Tabela do INSA
Feijão Verde ou Vagem 1 Parte=63gr na Tabela de equivalentes de fenilalanina
Este feijão é óptimo para fazer os peixinhos da horta para os nossos PKU's
ResponderEliminarOlá Ana,
ResponderEliminarAinda no outro dia pensei em experimentar fazer peixinhos da horta para o Vasco, mas tenho dúvidas quanto à preparação.
Se não estiver a abusar muito da sua generosidade, será que me pode dizer como é que prepara os seus "peixinhos"?
Beijinhos
Viva Chefe Ana,
ResponderEliminarTambém estou na expectativa da resposta dos peixinhos da horta,principalmente a preparação do polme é que me deixa muitas dúvidas... A Ana é a nossa Master Chefe da Escola PKU online. Quando vier ao continente não pode passar sem nos conhecermos.
Beijinhos
Sofia
Pois é meninas os peixinhos da horta fazem as delicias mesmo daqueles que são"anti legumes"logo vos mandarei a receita no blog,vou ver se consigo uma foto senão mandarei mesmo sem,até breve!
ResponderEliminarChefe Ana,
ResponderEliminarOs peixinhos da horta merecem um post com fotografia, por favor!
Beijinhos
Sofia