People who are different change the world

11/04/2013

O cesto de quinta feira do João - V Semana

Sopa de cogumelos com coentros frescos, arroz hipo refogado com molho de tomate, cogumelos e azeitonas verdes, à parte beterraba cozida. A fruta da época, um mix de frutos vermelhos. Dois figos secos pingo de mel para a pausa.
A ementa no colégio hoje era: Sopa de grão com espinafres, arroz de pato com salada de alface e fruta da época. 
Para a ementa do João: Uma sopa de cogumelos brancos com coentros frescos (com base de cebola, abóbora e a batata possível), arroz hipoproteico da Harifen, refogado com uma uma boa colher de tomate frito da Heinz (delicioso!) com cogumelos laminados muito fininhos ( aver se passam!) e azeitonas verdes, à parte beterraba cozida. A fruta da época, um mix de frutos vermelhos, morangos, framboesas e amoras. E dois figuinhos secos pingo de mel para um snack.

Dica do Dia: Tomato Frito da Heinz, com 1,4 de proteínas e 3,6 de lípidos por 100gr de produto, é uma das minhas bases preferidas na cozinha. 

Pensamento do Dia: Relativamente às quantidades no prato, o meu filho, hoje pediu-me para levar menos arroz. Retirei uma ou duas colheres do prato e por coincidência encontrei a sua aliada no colégio, a Dona Paula. Aproveitando para lhe agradecer as atenções com o meu filho, ela reiterou o pedido, dizendo que ele come muito bem a sopa e a fruta , mas que às vezes fica de castigo até acabar o que tem no prato. Confirmando as minhas suspeitas, dá-lhe uma ajuda a fazer desaparecer as "partes" mais difíceis, o que até agradeci, porque se compreendo bem a necessidade da disciplina, também tenho plena consciência de que a refeição deve ser uma fonte de alimento e de prazer e não se tornar um suplício ou um castigo. O arroz, sendo hipoproteico, basicamente não o contabilizo no Plano Alimentar, peso uma quantidade que dê por alto para duas refeições (100gr), e depois vou servindo-o conforme o gosto e apetite do freguês. É um dos pratos favoritos do João, adora arroz, tal como o resto da família.

3 comentários:

  1. A D. Paula é cá das minhas :)
    Também não contabilizo a massa ou o arroz hipoproteico, é o suficiente para o apetite do Vasco (que no respeita ao arroz hipoproteico é inesgotável...)
    A beterraba é daqueles legumes que pela cor e textura gostava de usar mais, já experimentei de várias maneiras, mas só na sopa é que ela entra. Bj

    ResponderEliminar
  2. Olá,
    Eu ainda inexperiente na cozinha, também não contabilizo o arroz...vai mesmo a olho, até porque a quantidade que está no plano alimentar por refeição é muito para o que ele come.
    Gosto destas sugestões dos molhos de tomate...eu que adoro massa e arroz com tomate! Vou comprar...

    Beijinhos
    Mª João

    ResponderEliminar
  3. Viva Paula,
    A beterraba cozida aos cubinhos e temperada com molho vinagrete é absolutamente deliciosa. O João gosta muito dela e come-se muito bem fria o que é uma senhora vantagem para o Bom Tempo!
    Beijinhos
    Sofia

    ResponderEliminar