Nesta 3ª feira a ementa da escola é: batata, bróculos e pescada cozidos.
O Vasco levou: sopa de legumes com espinafres picadinhos (ando a tentar que ele passe a comer sopa com alguma textura e não só sopas passadas), batata doce e bróculos cozidos e omelete simples. A fruta é maçã
Dicas culinárias: Quando o prato principal da escola contem algo inadaptável faço um coisa que eu sei que ele adora, neste caso fiz omelete.
Habitualmente faço 6 doses de sopa de cada vez, 3 doses são para os 3 almoços seguintes e 3 congelo. Inicialmente as minhas sopas tinham menos variedade de legumes porque fazia menos doses. A partir de certa altura "fez-se luz" e pensei que se fizesse mais doses de cada vez e se tivesse uma base certa para as mesmas poderia simplificar a confecção, utilizar mais legumes e aproximar a base da sopa do Vasco à base de sopa de legumes que faço em casa para a restante familia. Assim, passei a fazer 6 doses, sendo que cada uma deverá conter 1,5 partes, ou seja a quantidade total de sopa leva 9 partes de legumes. A base habitual da sopa é: chuchu (2 partes), cebola (0,5 partes), coentros ou salsa (não contabilizo e omito se utilizo caldo de legumes ou sal condimentado), alho (0,5 partes), nabo (0,5 partes), abóbora (0,5 partes), cenoura (1 parte), courgette ou batata doce ou batata (2 partes) e reservo as 2 últimas partes para o legume que vai dar sabor e/ou cor diferentes, para não ser sempre igual, por exemplo: beterraba, espinafres, feijão verde, agrião, alface, cogumelos, espargos, nabiça, etc). Se utilizo algum legume picado diminuo uma das partes da sopa se se justificar atenta a quantidade. E finalmente sal ou sal condimentado ou caldo de legumes e azeite.
Beijinhos
Paula Viegas
Viva Chef Paula,
ResponderEliminarDelicioso almoço, 2-0 ganha a ementa hipo à ementa do colégio! Gosto muito de perceber ao pormenor a forma como concebes as sopas do Vasquinho, é muito esclarecedor relativamente a alguns pontos. Eu faço sopa diariamente para o João, mas como o Plano Alimentar comporta duas partes de legumes em cada sopa por refeição, cada sopa diária do João leva 4 partes de diferentes legumes, uma base de duas Partes de batata e ainda as imprescindíveis ervas aromáticas que são desprezíveis nas contas. Só não coloco a batata na sopa quando a ponho no prato, de resto as duas partes diárias fazem parte da base comum. E na maior parte das vezes substituo a batata normal por batata doce para obter um maior volume e ser mais saciante. E afinal, a tua "sopa de legumes" é bastante diferente da minha!
Beijinhos e viva a omeleta!
Sofia