A ementa da escola para esta 6ª feira é: Arroz de pato e salada de tomate.
O Vasco levou risotto de abóbora salteada (de cogumelos também seria uma boa opção se ele fosse fã de cogumelos...) que ele gosta muito, acompanhado de salada de tomate e azeitonas pretas.
A sopa é de feijão verde e a sobremesa salada de morangos.
Dicas culinárias: Quando procuro receitas para diversificar a alimentação do Vasco actualmente prefiro não recorrer logo a livros ou sites com receitas especificamente hipoproteicas mas sim a receitas vegetarianas, desenvolvidas ou criadas porque são efectivamente muito saborosas e que, por coincidência feliz (embora rara) também são ou podem ser hipoproteicas ou susceptíveis de poucas alterações que não alteram o sabor final do prato. É o caso deste risotto. A receita original está aqui http://thepioneerwoman.com/cooking/2013/01/butternut-squash-risotto/.
Quando vi esta receita pensei, abóbora... no arroz, será que vai ficar bom?! Mas como a abóbora em causa é a butternut ou manteiga, que tem um sabor suave, pode ser que a coisa resulte e então decidi experimentar. E ainda bem que o fiz, porque fica efectivamente delicioso. É absolutamente obrigatório usar o tipo de abóbora que refiro, senão o sabor será definitivamente diferente, e não para melhor...
A receita que faço é a seguinte (para uma dose para adulto ou 2-3 doses para criança):
110g de abóbora butternut cortada em cubinhos
meia cebola pequena
azeite, manteiga, açafrão
1 caldo de legumes (com baixo teor proteico e preferencialmente de agricultura biológica)
cerca de 75g de arroz hipoproteico
1 colher de sopa de natas (opcional)
Coloque numa frigideira grande 1 colher de sopa de azeite e a abóbora aos cubinhos, deixe saltear em lume médio até ficar dourada. Tempere com sal. Retire da frigideira e reserve.
Leve ao lume o caldo de legumes com cerca de 1,5l de água. Deixe ferver e derreter o caldo e desligue o lume.
Coloque na frigideira onde salteou a abóbora a meia cebola muito bem picadinha com 1 colher de sopa de manteiga e 1 colher de sopa de azeite. Refogue a cebola até dourar. Acrescente o arroz e mexa bem até ficar envolvido na gordura (cerca de 1m), não deixe fritar.
Vá acrescentado o caldo quente concha a concha à medida que o liquido se vai evaporando, até o arroz ficar cozido, deixe o arroz com algum liquido e não seco. Utilize só o caldo suficiente para cozer o arroz, poderá não ter de utilizar todo. Quando estiver cozido junte uma pitada de açafrão, a abóbora salteada, sal a gosto e uma colher de sopa de natas (opcional, mas recomendado porque dá sabor e cremosidade ao arroz, tipico do risotto). Retire do lume e sirva de imediato.
Aconselho que vejam as fotos da receita original em caso de dúvida na confecção.
Bom fim de semana!
Paula Viegas
Grande Chef Paula!
ResponderEliminarHUMM deve ser delicioso!!! Vou ja retirar a receita para o meu"livro" :)
Bjs
Mª João
Viva Super Chef Paula,
ResponderEliminarMaravilha de risotto! Hoje estamos sincronizadas, hahahaha! O teu é digno de uma cozinha de autor, o meu mais pobrezinho é o "lá de casa", mas mesmo assim, garanto-te que é muito bom. Vou tirar uns pormenores do teu para o dos crescidos, na base do meu arroz malandrinho sigo o mesmo sistema do risotto, mas dispenso as natas que troco por queijo e claro a vinhaça que para as crianças é dispensável. Adorrei a tua receita, adoro arroz de qq maneira e este hipoproteico é bem bom, apesar de ser exclusivo do piolho João.
Beijinhos bom fim de semana e obrigada
Sofia