People who are different change the world

21/04/2012

As refeições do André

Como já tinha dito anteriormente aqui ficam algumas refeições (ainda muito limitadas em partes 2 ou 3 partes na tabela equivalentes de proteína para GA1) para o André que tem agora 16 meses.
Puré de batata com cenoura e couve coração 
Açorda pão com couve coração,cenoura e couve flor 
Massinhas letrinhas hipoproteicas com couve coração e couve flor 
Farinha pau com espinafres,couve coração e cenoura 
Na farinha de pau, açorda de pão e puré de batata tem junto triturado um bocadinho de legumes que acompanham o prato.
O André come muito bem mas os legumes tem que estar partidos muito miudinhos, senão vem tudo fora.

Beijinhos
Ana Paula

9 comentários:

  1. Viva Ana Paula,
    Parabéns primeiro que tudo, está um belíssimo post, cheio de informação. Duas dúvidas, como é que tritura os legumes,com uma trituradora tipo 123? Os legumes triturados são cozidos, ou salteados na frigideira? Acho todos os pratos com um aspecto delicioso, a açorda de pão e a farinha de pau em particular. Acho que vou ver se ponho o João a comer açorda que é coisa que me tenho esquecido.
    Obrigado e beijinhos
    Sofia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola Sofia

      Na açorda e farinha de pau ponho em pouco de agua num tacho com um bocadinho de alho em pó , salsa, azeite.(Pode colocar as especiarias que mais gostar para dar sabor)
      Qd ferver deito os legumes que quiser ate cozerem, quando vir que estão cozidos retira quase todos,mas deixa alguns na agua da cozedura e vai ralar com a varinha magica, depois deita 2 colheres sopa de farinha de pau e mexe bem ate a farinha dissolver ou deita uma fatia de pão muito desfeito.
      Só depois vai mais um pouco ao lume para cozer mais um bocadinho(2/3 minutos)e engrossar a gosto e esta feita a farinha de pau ou a açorda de pão.
      Os restantes legumes coloco num prato e com uma faca parto muito pequenino senão o André não gosta.

      O puré de batata deito os legumes todos na Babycook , qd cozerem, tiro os legumes todos para fora e deixo para triturar na babycoock a batata com um bocadinho da agua da cozedura que fica no fundo, um bocadinho de manteiga para dar sabor, posso deixar um bocadinho de cenoura ou broculos para mudar a cor do puré e esta pronto o puré.
      Se tiver leite especial pode deitar um bocadinho em vez de ficar com a agua da cozedura.
      Depois junta num prato o puré com os legumes cozidos e parto-os mt pequeninos.
      Nos legumes cozidos as vezes coloco um fio de azeite.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Olá Ana Paula,
    Obrigada pelas fotografias das suas especialidades!
    Como o seu André gosta dos legumes bem picadinhos e molinhos experimente dar couve flor com molho branco gratinada no forno. O Vasco adora.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Ola Paula, o molho branco que se refere é molho bechamel?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana Paula,
      É o molho bechamel efectivamente. Às vezes refiro-me a ele como molho branco. Ultimamente tenho feito o molho bechamel de uma forma diferente e fica tão delicioso, que quase que dá para comer à colherada. Começe por ralar um dente de alho e colocar numa panela com uma colher ou duas de sopa de azeite. Deixe durante 1 minuto a fritar e junte 1 colher de sopa de maizena bem cheia. Mexa durante uns segundos, junte um pacotinho de leite hipoproteico (ou leite de aveia). Deixe engrossar. Retire do lume e tempere a gosto (geralmente sal, noz moscada e sumo de limão). Está pronto a utilizar. Bons cozinhados!

      Eliminar
    2. Hummmm. Deve ser mesmo bom, Ja vou guardar a receita para a couve flor do meu pequenito.
      Obrigada.

      Eliminar
  4. Oi Ana, como faço pra fazer purê de batatas sem leite, sou nova nisso tudo então tenho que começar a aprender, bjinhos, Dri.

    ResponderEliminar
  5. Ana Paula, inspirada em vc fiz purê com água mesmo, uma pouquinho de manteiga e um pouquinho de azeite doce,fiz um dia de batata e outro de aipim, obrigada pelas dicas, bjs.

    ResponderEliminar
  6. ola Ana Paula

    Também sou mãe de uma menina com aciduria Glutarica tipo I, gostaria de trocar experiencias consigo.

    Cumprimentos,

    Cristina Pinto

    ResponderEliminar