People who are different change the world

03/07/2012

Refeições (de Verão) para os mais pequenos - Parte II

Olá,
Bom o Vasco já fez 2 anos, já se passaram alguns meses desde o meu último post de refeições para os mais pequenos, já experimentei outros pratos para o Vasco e entretanto chegou o Verão e todos queremos pratos leves e frescos.
Venho, mais uma vez, deixar-vos um registo visual dos pratos (novos) que tenho feito, e espero contribuir modestamente para a diversificação na dieta de todos os nossos pequenos!

Começo com uns cogumelos panados (cogumelos temperados com sal, passados por substituto de ovo diluido em água e pão ralado e depois fritos em óleo), acompanhados de batata doce cozida e pepino. Eu adorei os cogumelos feitos desta forma! 
Este prato já tinha mostrado: espetadas vegetarianas assadas na grelha, salada de tomate, pepino e pimentos assados e batatas cozidas com molho à espanhola. Delicioso!
Massa letrinhas com molho de tomate e pica pau mediterrânico (tomate, pepino e azeitona bem picadinho e temperados com azeite e sal). O Vasco adorou!
Salada de batata acompanhada de tomate cereja. Brevemente divulgarei esta receita, que tenciono levar para o nosso piquenique mutabólico!
 Salada russa temperada com azeite. Um clássico para toda a familia!
Tortilha de batata (utilizei a receita da omelete 2: coloque 1 colher do preparado em seco numa tigela, juntar leite de arroz até ficar com consistência liquida mas espessa, juntar 1 colher de sopa de batata palha e 2/3 rodelas de morcilla patatera, se tiver, fritar em frigideira antiaderente untada), acompanhada de salada de tomate e pepino.
Sushi: Molhar um crepe de arroz em água quente até ficar maleável. Colocar no interior arroz hipoproteico cozido, cenoura ralada e alface cortada em juliana. Enrolar o crepe e cortar em rodelas. Servir com umas gotinhas de molho de soja. Este sushi fez um "sucessassso"!
Empadão: Feito com puré de batata e cenoura e recheado com um pedaço do preparado para rolo de legumes.  

Sofia e Ana Sousa o que têm feito para os vossos meninos? Mães em geral partilhem as vossas experiências culinárias!
Beijinhos

5 comentários:

  1. Chef Paula,
    Estou deslumbrada com os teus cogumelos panados, devem ser o máximo! As tuas espetadas de legumes são outro dos musts que não deixarei de experimentar neste verão. As saladas de batata ainda não me aventuro muito porque a dieta do meu Pku é muito restritiva na batata. Mas dias, não são dias! O João está completamente viciado nos crepes e faço todos os dias ao almoço,ou crepes recheados ou os teus ovos da cook for love, acompanhados por legumes cozidos ou por saladas frescas de tomate e azeitonas. O teu sushi também me parece fantástico, lindo! Assim como o empadão. Eu ando um bocado à volta dos hambúrgueres para ver se desta vez o João pega neles bem. Também gostava que ele alinhasse nos croquetes mas nada.
    Obrigado e beijinhos
    Sofia

    ResponderEliminar
  2. Podiam juntar todas as receitas e fazer um livro. Ía fazer muito sucesso. Eu prometo dar o meu contributo quando o Guilher começar nas comidinhas. Agora só estamos na sopinha que começou á uma semana e está a correr muito bem :)

    Beijinhos e adoro os vossos pratos não imaginam a força que me dá nesta caminhada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelas suas palavras Maria João. Os pratos que vou fazendo e vendo também é o que me dá ânimo e vontade de fazer sempre mais. A alimentação de base vegetal é a mais saudável e se bem preparada é extremamente saborosa, eu já não consigo viver sem ela!
      Espero que tudo corra bem. Beijinhos

      Eliminar
  3. Eu vou variando nos pratos, o Vasco nem sempre quer experimentar e mesmo quando gosta nem sempre come tudo, mas eu não desisto (e engulo a frustração) e experimento várias vezes o que tem produzido bons resultados. Dou-lhe sempre o prato principal primeiro porque como ele está com fome aceita melhor experimentar coisas novas e só depois é que se segue a sopa, que ele come sempre bem. A única coisa que faz sucesso total e absoluto é a batata, seja de que forma for. Os cogumelos panados ficam mesmo muito bons é um dos meus pratos favoritos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola Paula, também adorei os teus cogumelos, e olha só para quem nunca tinha comido cogumelos frescos fiquei fã.
      Agora tb o André já gosta deles grelhados numa colherzinha (chã, pq ainda tem que ser controlado)de azeite, alho em pó um pouco de salsa em pó. Agora no final do mês vou a nutricionista e vou perguntar se já posso usar o substituto de ovo, para então fazer cogumelos panados.
      Depois tb vou perguntar-te como se utiliza o substituto de ovo, e tb vou experimentar as omoletes sem ovo.Agora só preciso que a medica autorize.
      Beijinhos

      Eliminar