People who are different change the world

10/07/2012

Gelatinas Gelly-já, ALSA

Pêssego e Ananás na couvette
De origem vegetal, têm uma quantidade inferior a 0,5mg de Proteína por 100gr de produto. Ananás, Morango e Pêssego, são os sabores disponíveis no mercado. Facílimas de fazer, basta diluir um pacote em água a ferver, colocar no frigorífico e Gelly-já está!
O que custa mais é encontrá-las à venda, após correr os Pingo Doce, o Amanhecer e o Continente, encontrei-as, finalmente, no supermercado da Praça da Figueira ( onde aliás encontrei outra raridades há muito procuradas, como o aromatizante de chocolate e outras preciosidades). 
Eu, para o meu menino pequeno, faço-as em couvettes de gelo. Depois, basta colocar dois ou três cubos de gelatina colorida numa tacinha e misturar com fruta que ele delicia-se com a sobremesa e fruta misturada! E o melhor, é que tenho um filho muito mais velho que também partilha este gosto pela gelatina. Como são deliciosas as três variedades, fico com uma sobremesa igual para todos. Viva o Verão!
Pêssego , Ananás e  Morango 
Algumas receitas maravilhosas feitas com Gelly-já aqui publicadas:


Taça bicolor de Frutos Vermelhos da Ana Rita

Cheesecake Delicioso by Ana (a nossa Master Chef)

Pudim Mármore da Ana (a nossa Master Chef)

8 comentários:

  1. Como é que é possível uma gelatina tão básica seja tão dificil de encontrar? Eu já fiz de morango e de pêssego, mas a preferência dos meus rebentos vai para a gelatina koala pela variedade de sabores: côco, melancia, meloa, manga, ananás, laranja, enfim...Mas o mini preço também já tem umas gelatinas vegetais a imitar as da koala, de laranja e de manga que também são muito boas. No celeiro também se consegue encontrar gelatinas de base vegetal. Também utilizo a gelatina como sobremesa para compensar quando faço um prato especial com maior número de partes.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Viva Paula,
    As Koala têm para mim um pequeno contra, é que já vêm preparadas. Serão excelentes para levar para o colégio, mas em casa, como o meu menino come apenas uma pequena quantidade, acho muito mais prático poder controlar as quantidades fazendo-as eu. Dá para misturar variedades diferentes de cubos de gelatina no mesmo prato, enfim, um básico divertido e muito prático.
    Beijinhos
    Sofia

    ResponderEliminar
  3. Ó Chef Sofia e que tal uma foto dessa sobremesa colorida e divertida que fazes?
    O pequeno contra da koala para ti é uma vantagem para mim, não preciso de me lembrar de fazer gelatinas previamente! Para quem passa a vida em maratonas culinárias é óptimo.
    Beijuzinhos!

    ResponderEliminar
  4. Não entendo o que querem dizer com difícil de encontrar, sinceramente...

    Todas as vezes que vou ao Continente, até no Continente Modelo que é bem mais pequeno, está lá sempre a gelatina Gelly-Já, e em mais variedades, não são só essas 3.
    E já existe há muitos anos...

    Vera Santos

    ResponderEliminar
  5. Ainda bem Vera,
    Pelos vistos nem todos os supermercados são iguais em todo o lado, no Continente do Carrefour não estava à venda, por duas vezes que as procuro. Têm toneladas de Royal e da Alsa só Mousses. Ser difícil de encontrar num lugar, quer dizer isso mesmo, é que não se encontra nas prateleiras. A sério que conheces mais variedades disponíveis no mercado? O site da Alsa só disponibiliza estas três na versão em pó. Mas Vera, gostava bastante de ter mais variedades desta linha. A Alsa já existia quando eu era pequena, imagina só! Mas não eram gelatinas vegetais. Mas fica a informação actualizada pela marca, todos os outros sabores foram descontinuados.
    Beijinhos
    Sofia

    ResponderEliminar
  6. Caras amigas, a marca Condi também tem gelatinas vegetais com sabores interessantes http://www.condi.pt/produtos/produtos-alimentares/mercear...ia-doce/gelatinas-de-origem-vegetal (só ainda vi à venda no Celeiro). Também é possivel fazer-se gelatina caseira do sabor que se quiser. Vejam esta receita em http://www.centrovegetariano.org/Article-132-Gelatina%2Be%2Bsubstitutos.html. Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Viva Chef Paula!
    Também se encontram disponíveis no tal supermercado da Praça da Figueira e custam menos um euro por embalagem do que as ALSA. O valor proteico é semelhante e trouxe uma de manga para experimentar. O teu site vegetariano está recheado de belas receitas de gelatina com agar-agar.
    Obrigado e beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Boa tarde,

    talvez me possam ajudar... quando apareceu a gelatina gelly-ja vinha na embalagem um receita de uma mousse (de morango). Eu era adolescente e fazia muitas vezes, contudo, com os anos perdi a receita. Será que alguem tem?

    ResponderEliminar