People who are different change the world

03/07/2012

Mais refeições

Aqui vão mais umas refeições novas do André.
Claro tudo isto  com dicas das nossas super chefs.
O nosso hambúrguer com umas batatinhas fritas, e para sobremesa em puré de maçã e laranja.
Salada russa temperada com azeite, e para sobremesa puré maça com morangos.
Arroz (do normal) de tomate com legumes cozidos ao lado ( couve coração e couve flor)
 Cogumelos frescos e bocadinhos de courgette laminada , grelhados em uma colher de azeite, alho em pó e salsa em pó com batata frita a acompanhar.
 Massinhas hipoproteicas de bonequinhos estufadas com vários legumes (Cenoura, tomate, pimento, Couve branca, couve flor).
 Massinha de letrinhas com molho de tomate, e legumes a acompanhar(cenoura, bróculo e couve flor)
 Sobremesa puré de maçã.

Tenho pena do André ainda rejeitar as saladinhas de tomate, pepino, azeitonas, tudo que não é cozinhado e  quentinho, basta colocar na boca que cospe logo fora como se fosse a comida mais horrível do mundo.
O mesmo se passa com a fruta.
Este malandreco só come a fruta de for reduzida a puré, caso contrario cospe logo fora. Mas toda a fruta mesmo .
Ele já está com ano e meio, os vossos meninos já aceitavam bem a fruta com esta idade???
Ele no ano passado comia mt bem melão, melancia, uvas, pêra, etc agora tudo que lhe dou a comer se não for passado não come.

Aproveito para perguntar a Paula se me pode explicar como se faz o molho à espanhola que aparece nas refeições que publicou? E a salada de Batata?

Beijinhos

12 comentários:

  1. Parabéns Paula pela excelente demonstração de pratos infantis. Gostei de todos, infelizmente o meu Pku não toca em couve flor ou couve branca senão for desfeita na sopa. Cada um tem as suas teimas. Quanto às frutas de Verão, o truque é deixá-lo brincar e comer com ele, ver como também nós gostamos da fruta, que ele vão lá por imitação. O João começou por essa altura a delirar com a fruta de Verão, as uvas sem grainha, a meloa, o melão, os morangos, etc, etc. Eu ando na luta dos hambúrgueres.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola Sofia, Por acaso tive sorte que na comidinha o André não refila muito, no inicio do hambúrguer é capaz de fazer cara feia, mas o milagroso do Pocoyo faz mesmo milagres que basta ligar no portátil e então o André come tudo de tão distraído que fica, Viva o Pocoyo. Beijinhos

      Eliminar
  2. Ana,
    Adorei os teus pratinhos, espero que o meu Gui depois adore estas comidinhas. Fico tão feliz por ver estes pratinhos :) :)
    Vou começar a fazer o livro de receitas para quando ele começar a comer estas coisinhas boas.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola Maria João, quando o André nasceu e entretanto encontrei este blogue super precioso, uma das coisa que comecei a fazer e ainda faço é claro, foi ir imprimindo todas as receitas cá publicadas e já tenho uma pastinha bem recheada.
      Claro que há receita que para agora ainda não posso dar ao André mas daqui a uns aninhos vai se consolar quando meter as mãos na massa.
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Boa noite Paula, o prato que e feito com arroz normal de tomate com couve flor ou couve branca, esse arroz e algum em especial ou e uma marca qualquer sem restrições?
    E que o meu menino sofre de pku como infelizmente muito aqui e gostaria de saber se lhe poderei fazer esse prato onde ele ira ingerir o (nosso) arroz.
    Desculpa a pergunta mais e que ainda tenho muitas duvidas sofre alimentos que o meu bebe pode ingerir sem riscos, e esse arroz tem tão bom aspecto que adorava lhe dar para ele provar.
    Aguardo a sua resposta :)))
    Diana-quelhas@ hotmail.com
    Com os melhores cumprimentos Diana quelhas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Diana,
      Convém não esquecer que as diferentes metabólicas têm diferentes níveis de restrições alimentares. Eu não dou nem daria arroz comum ao meu Pku, ele tem uma dieta bastante restrita e felizmente até gosta muito do arroz e das massinhas hipoproteicas. Na dúvida,eu perguntaria sempre à minha dietista, segundo me tenho vindo a aperceber, as directivas nutricionais não são todas iguais e há quem autorizadamente dê quantidades restritas de arroz comum aos Pkus. É uma gestão das proteínas que nós Mães temos que fazer. Desculpe, meter a colher, mas como Mãe de um Pku com 3 anos, não resisto a dar-lhe a minha opinião.
      Beijinhos
      Sofia

      Eliminar
  4. Boa noite Ana desculpe mas pensei que fosse a Paula a realizar os pratos onde coloquei a duvida, poderá me ajudar na questão que fiz em cima??
    Adorei a ideia :)))
    Aguardo resposta cumprimentos Diana Quelhas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Diana, também não resisto a meter a colher. No caso da fenilcetonúria as dietas são usualmente mais restritivas e o arroz é um alimento muito proteíco.
      A dietista é a melhor pessoa para esclarecer essa duvida. Mas apenas queria dizer-lhe que também pode cozinhar o arroz hipoproteico da mesma forma, ou seja fazer um belo arroz hipoproteico de tomate para o seu Diogo. A base é a mesma: refogado de cebola, tomate, alho, louro, azeite e tomate. Junta água e sal, deixe ferver e depois junte o arroz hipo, deixe cozinhar até cozer e sirva. Já fiz para o Vasco e ele adora. Beijinhos

      Eliminar
  5. Adorei esses pratos Ana Paula! Só uma questão, o André também come sopa ou é só o prato?
    Relativamente à fruta experimente cortar aos pedacinhos e deixe que o André petisque à mão ou com um garfo, para ver se ele se habitua.
    Bom, quanto ao molho à espanhola, é dificil dar quantidades porque faço a olho e aprendi esta receita com a minha mãe que...também faz a olho, mas vou tentar. Para mais ou menos 1,5dl de molho: pique 1 dente de alho grande para uma tigela, junte um raminho de salsa picada, 1 colher de chá de colorau e cerca de 1dl de azeite. Mexa bem. Depois vá juntando vinagre aos poucos e vá provando o molho (molhe um pedaço de pão no molho e prove) e veja se o sabor está equilibrado.
    A salada de batata é uma receita mais comprida que depois vou publicar, mas a base é batata cozida, cebola e pimento picados e maionese. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola Paula,
      Obrigada por mais esta dica /receita que la vou eu experimentar para as batatinhas do meu pequerrucho.
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Bom Dia a todas :)))
    Muito obrigada por me ajudrem nessa duvida e sim tem razao e melhor perguntar a nutricionista do meu menino primeiro, sera o mais corrercto visto nao crer prejudicar em nada <3
    Bigado e beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola Diana, como já foi dito mais acima, a doença do André é aciduria Glutárica tipo 1, e no caso do André , com ordem dos Doutores Nutricionistas posso fazer-lhe um arroz normal mas só posso usar para agora 13 gramas de arroz cru, muito pouco, por isso faço-o com tomate para ficar malandrino/com molho. Mas no caso da fenilcetonúria não sei se pode. Terá mesmo de perguntar ao seu nutricionista se pode e as quantidades caso o possa.
      Beijinhos

      Eliminar