People who are different change the world

04/04/2013

Pão de forma (receita para máquina de pão)


Adoro a receita de pão do site cookforlove e que já publiquei aqui. O sabor é realmente o ponto forte desta receita, mas quando faço o pão de forma nunca fica muito grande e é sempre preciso fazer no forno, não dá para fazer na máquina de pão. Às vezes o tempo não é muito e queremos é uma receita rápida e com o mínimo de trabalho possível, portanto a máquina de pão nestes casos é a solução ideal. Já experimentei algumas receitas na máquina de pão, mas a textura é invariavelmente parecida com bolo, o que detesto. 
Recentemente adquiri o livro "Low Protein Cookery for PKU" da sobejamente conhecida Virginia Schuett e tenho retitado algumas boas ideias e receitas. Podem ver o livro de que falo aqui http://www.amazon.com/Protein-Cookery-Phenylketonuria-Virginia-Schuett/dp/0299153843
Experimentei uma das receitas de pão para máquina e fiquei satisfeita com os resultados. Utiliza um ou dois produtos que não temos habitualmente em casa, mas vale a pena. Resultou um pão com uma textura mais densa, saboroso e dourado q.b. e ideial para sandes, torradas ou tostas.
Deixo aqui a receita, que desta vez dedico em especial ao João!
Ingredientes: 
475g de farinha Loprofin (só experimentei com esta farinha que é a que mais se aproxima da que consta na receita original)
3 colheres de chá de fibra psillium husk (abaixo consta a foto do produto)
1 pacotinho do fermento que vem com a farinha
3 colheres de sopa de açucar mascavado claro
1 colher de chá de sal
4 colheres de sopa de coffee mate (abaixo consta a foto do produto)
2 chávenas de água
Nota: As chávenas e colheres indicadas são de medida.
Misture todos os ingredientes, com excepção da água, num recipiente à parte. Deite-os na máquina de pão. Acrescente a água e ligue a máquina. No início do programa e enquanto a máquina está e misturar os ingredientes utilize uma espátula para ajudar a misturar dado que podem ficar restinhos de farinha nos cantos, o que altera o resultado final. Após se certificar que está tudo bem misturado feche a tampa. Aqui também é importante a escolha do programa, escolha um que tenha uma duração máxima de 1h30m. Mais do que isso é desnecessário porque o pão coze rapidamente. Eu comprei uma máquina de pão daquelas que o Lidl vendia/vende e o programa que selecciono é o expresso, cozedura média, pão de 1.250Kg cuja duração é de cerca de 1h20m.
E pronto. Basta aguardar que a máquina faça o trabalho. Após o resultado é este.

Os produtos utilizados que refiro acima são estes: fibra psillium husk à venda no Celeiro. É esta fibra que dá consistência ao miolo do pão e a dietista do Vasco autorizou a sua utilização. O outro produto, Coffe Mate, é composto maioritariamente por gorduras e ajuda também no sabor e consistência. Vende-se no supermercados Liberty e El Corte Inglés e contém baixo teor proteíco. 

Beijinhos
Paula Viegas

2 comentários:

  1. Querida Chef Paula,
    Muito obrigado pela tua dedicatória ao João que agora está a querer virar-se furiosamente para o pão depois de ter comido o pão de arroz da Procelli. E sabes que a receita que eu fazia habitualmente de pão apenas se diferenciava desta tua na falta da fibra? Espero bem que funcione bem com o João, porque as últimas vezes foram bastante frustrantes. O coffe-mate também o costumava colocar no pão, precisamente inspirada nas receitas de pão da Virginia Schuett. Costumava também por mel em vez de açúcar. Pode ser que seja desta. Deus queira que sim. Vou fazer com rigor esta receita para ver se o João ganha o "Pão Nosso de cada dia!"
    Beijinhos e obrigada
    Sofia

    ResponderEliminar
  2. Olá,

    Humm que bom uma receita para a maquina do pão! Vai ser a minha experiência de fds :) o Guilherme não gosta muito do que eu faço, prefere o do Porto, mas vem sempre duro. Vou experimentar esta versão :)

    Beijinhos e obrigada
    Mª João

    ResponderEliminar