People who are different change the world

16/04/2013

O cesto de terça feira do João - VI Semana

Creme de cogumelos marrons, esparguete com molho de tomate, queijo, azeitonas verdes e pretas e brócolos cozidos. Gelatina de ananás com amoras.
É terça feira, a ementa no colégio: Sopa Juliana, esparguete à Bolonhesa com cenoura cozida às rodelas e iogurte de aromas.

Ementa do João: Creme de cogumelos marrons (com base de batata doce, cebola, abóbora e cenoura), esparguete da Loprofin com molho de tomate (Tomato frito da Heinz) e meia fatia de queijo Taranis ralado grosseiramente, azeitonas verdes e pretas e brócolos cozidos. Para sobremesa, gelatina vegetal Alsa de ananás com amoras.

Pensamento do dia: Continuo a ouvir reclamações da parte do João relativamente às quantidades excessivas que envio para o almoço, o que resulta em ficar de castigo no refeitório enquanto os outros meninos saem. Eu envio as quantidades que gostaria que ele comesse (dentro do Plano Alimentar) e não as que ele realmente come. Ou seja, tento também vencer uma espécie de estigma psicológico que associo à doença, que é o da restrição. O que nem sempre funciona da melhor forma, como se vê! Mais vale reduzir as quantidades de massa, o tamanho da panqueca e aliviar-lhe a refeição. A frugalidade é uma qualidade que nos fica para a vida e que vale a pena valorizar.

2 comentários:

  1. Olá Chef!
    Concordo absolutamente com essa questão da frugalidade. Eu envio para a escola aquilo que sei que o Vasco come em termos de quantidade porque nas escolas insistem sempre muito para as crianças comerem tudo. Só que no caso do Vasco se se insiste muito ele depois vomita e, no caso dele, vomitar é pior do que comer pouco (quando vomita os valores disparam logo).
    Na escola do Vasco uma vez isso aconteceu e eu expliquei (digamos que um bocadinho exaltada porque detesto essa politica de "prato limpo" para todos) e acho que a mensagem passou. Se não quer comer tudo não come, só peço é que me digam o que comeu.
    Acho que estamos a precisar de uma bolonhesa não é ;)
    Vê lá se repartes umas amoras com os amigos, é que eu adoro amoras!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Viva Paula,
    Eu já expliquei no colégio os efeitos colaterais do vómito na sequência de um episódio de forma veemente, mas acho que a mensagem não entra, não resiste à força da disciplina! Daí que mais vale eu reduzir o volume da refeição, mantendo as quantidades de proteína. Ser frugal, seria uma qualidade que eu gostaria muito de ter para mim! O João está em fase de rejeição de cogumelos, daí que o óbvio substituto da bolonhesa não esteja no prato e sim na sopa! A ver se passa esta fase do "contra". As amoras são um mimo para o meu menino que as adora!
    Beijinhos e obrigada
    Sofia

    ResponderEliminar