People who are different change the world

18/04/2013

A lancheira do Vasco - 5ª feira + dicas para congelação

A ementa do colégio hoje é: batata e cenoura cozidas e perca no forno.
O Vasco levou para o almoço: batata doce, cenoura e uma couve de bruxelas cozidas e couve flor gratinada no forno com molho de queijo.
A sopa é de feijão verde e a fruta laranja.
 
Dicas culinárias: O molho de queijo que coloco na couve flor para gratinar é um molho branco básico ao qual acrescento queijo hipoproteico. Trituro tudo para ficar homogéneo porque o queijo hipoproteico da Taranis não derrete. Também utilizo este molho para massa.
Acho que vale a pena confeccionar sopas, refeições, massa para bolachinhas, bolos, pão e molhos para massa e congelar (com excepção da massa que depois de congelada fica péssima, a não ser que seja lasanha). Até mesmo fruta pode ser congelada para posteriormente usar em smoothies ou gelados. E para isso podemos utilizar a dar novo uso a recipientes que já temos, como couvettes, formas para muffins, etc.
Por exemplo, uso couvetes de gelo e pequenas marmitas para congelar o meu molho de tomate (receita em http://pkumetabolicas.blogspot.pt/2011/08/uma-bela-cesta-de-tomate.html):
  
Congelo caldo caseiro em sacos de gelo e molhos para massas em formas de muffins que depois coloco em sacos próprios para congelação (nas fotos abaixo molho de queijo e molho de cenoura): 
 
Congelo nuggets, hamburgueres, croquetes, rolo de legumes, etc. (na foto abaixo croquetes de beringela e nuggets):
 
E até as doses de couve flor gratinada que o Vasco levou hoje também congelo em forminhas de muffins:
 
Congelo frutas, nomeadamente, banana em rodelas (que são dispostas numa bandeja separadamente e depois de congeladas são guardadas em saco próprio), que podem servir para fazer smoothies ou gelados. Já publiquei uma receita de gelado aqui http://pkumetabolicas.blogspot.pt/2012/07/gelado-cremoso-e-saudavel.html


As sopas, refeições, bolos, pão e molhos devem ser congeladas logo após serem feitas, salvaguardando no máximo uma hora de arrefecimento antes de irem para o congelador, e conservam-se bem pelo menos durante 2 meses. As frutas e os molhos podem durar mais, até 6 meses.
Tudo o que é congelado deverá ser preparado a partir de frutas e legumes frescos, dado que, por exemplo, se vamos congelar uma refeição que já foi feita a partir de legumes previamente congelados, grande parte do valor nutricional perde-se. E muito mais haveria a dizer sobre este assunto, mas fico-me por aqui.
É a congelação que me permite variar as refeições do meu filho, dado que trabalho a tempo inteiro e é impossível fazer tudo de raiz todos os dias. 
As regras e dicas de congelação são informações que fui recolhendo em livros de receitas e páginas da internet e são obviamente de carácter pessoal.
Beijinhos
Paula Viegas

4 comentários:

  1. Viva Chef Paula,
    Que belo tratado sobre congelação! Eu tenho imenso a aprender sobre este tema, apenas congelo o pão do João, alguns molhos para o João, ou ainda cascas de frutos para infusões caseiras. Poderia ser mais uma questão de cultura familiar, mas a minha Mãe também era verdadeiramente obcecada com a sua arca frigorífica, característica que eu não herdei definitivamente. Muito obrigada, estes teus ensinamentos servem-me como uma luva!
    Beijinhos
    Sofia

    ResponderEliminar
  2. Olá Chef,
    Eu estou fã dos congelados e em covetes é o máximo. Eu faço tudo e congelo nas covetes ja nas partes que vou usar por refeição. Também ja fiz a couve flor gratinada com o molho branco e foi aceite pelo mais pequeno e claro que fiz varias doses que foram para o congelador. Cozinhar em doses pequenas não é nada facil e sem duvida que a congelação é uma excelente aliada e ajuda a melhorar o sabor, pois cozinhar em quantidade deixa sempre a comida mais saborosa!

    Beijinhos e obrigada pelo pratos e pelas dicas
    Mª João

    ResponderEliminar
  3. Olá Maria João! Concordo absolutamente com tudo o que dizes. Cozinhar em quantidade é o meu lema, assim podemos sempre melhorar o sabor respeitando as partes. Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Olá chef Paula podia dar-me a receita do molho de queijo e do molho de cenoura se faz favor queria fazer para ver se o meu pequenote gostava.

    Bjs
    Patricia

    ResponderEliminar