People who are different change the world

29/04/2013

O cesto de segunda feira do João - VIII Semana

Sopa de beterraba, arroz de tomate, pimentos e azeitonas pretas com croquete de cenoura e brócolos. Meloa. 
Ementa do Colégio: Sopa de legumes, almofadinhas de carne com arroz branco e salada de tomate e alface, fruta da época.
Ementa do JoãoSopa de beterraba (com base de abóbora butternut, cenoura, cebola, e batata nova), arroz de tomate Heinz, pimento vermelho e verde e azeitonas pretas com croquete de cenoura e brócolos. A fruta da época, meloa. 

Pensamento do Dia: Segunda feira é o dia em que não tenho conhecimento prévio da ementa, por isso foi um pouco às adivinhas. Hoje arrisquei um croquete delicioso que tinha esquecido no congelador e que foi muito mal recebido há uns meses valentes atrás. A ver se passa! Só mandei um para evitar dramas e castigos, mas estou desejando saber se foi bem aceite. On verra.

Dica do Dia: Uma colher de fazer bolinhas de fruta, é´um pequeno auxiliar que faz as delícias dos pequenos e graúdos cá em casa. O João adora ajudar a arranjar a meloa com a colher, e as saladas de fruta ficam muito engraçadas. Há anos que não dispenso este instrumento na cozinha.

7 comentários:

  1. Olá Chefa!
    Também estou na expectativa! Esse croquete tem um aspecto tão delicioso que acho quase impossível resistir.
    As bolinhas de meloa são amorosas. Quem me dera que o meu Vasco deixasse as eternas pêras, maçãs e bananas.
    Parabéns por tão maravilhosa lancheira. Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Paula,
      O almoço fez furor, com muitos elogios da auxiliar do colégio que costuma ser muito opinativa. O João adorou o croquete, por isso agora vou mesmo ter que retomar o tema dos croquetes e rechear o congelador. Fiquei muito contente, mas como vês, o que não é bem recebido a dada altura, é festejado 6 meses depois. A meloa é só uma das frutas preferidas do João e quanto mais tiver à frente mais devora. As meloas são as primeiras que encontrei do Algarve e são perfumadíssimas e doces. A colher das bolinhas ajuda bastante à festa, porque comer fruta às bolinha é sempre muito mais divertido.
      Beijinhos
      Sofia

      Eliminar
  2. Olá :-)
    Parabéns Sophia por mais este belo cesto, tem um aspecto delicioso!!!
    O problema é quando nos faltam os elementos para fazer as refeições dos nossos meninos.
    Hoje, depois de mais uma ida ao instituto para levantar produtos sinto-me triste, frustrada, desanimada, revoltada... pois mais uma vez que não consegui trazer tudo o que necessitava. Não havia arroz (que os meus gémeos tantos gostam), não haviam mini-queques, substituto de ovo...(nem sabem dizer quando vai haver).
    É nestes dias que cai como uma nuvem preta sobre mim e penso porquê eu, porquê os meus meninos?? Não que eu ou eles sejamos mais ou melhor do que ninguém, mas a vida já é por vezes tão complicada, não seria muito mais fácil se assim não fosse? E o futuro deles como irá ser? Irão ser pré-adolescentes, adolescentes e adultos felizes e concretizados??
    Peço desculpa pelo desabafo, mas há dias assim!!
    Bjis,
    Sandra

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sandra,
      Não desanimes! Péssimas notícias as dos produtos. Também encomendei esta semana e preciso com urgência de arroz, que o João é arrozeiro. O substituto de ovo ainda se consegue dispensar na maioria dos casos, e arranjar no Corte Inglês por exemplo, mas arroz, leite e farinha tem mesmo que ser. Estes croquetes só levam leite hipoproteico do CGM todos os restantes produtos são livres. Haja paciência para esperar que os produtos venham e que mais adiante estes problemas se resolvam ou melhorem. Mas não deixar que as nuvens pretas se instalem, nem pensar! E claro que vão ser miúdos superfelizes e realizados, tanto ou mais do que os outros, até porque têm umas Super Mães sempre atentas e preocupadas com eles e com a sua felicidade. ESandra todas temos dias em que nos deixamos afectar pelas nuvens...
      Beijinhos e abraços de Mãe para Mãe
      Sofia

      Eliminar
    2. Sandra,
      Também já me senti assim muitas vezes. A falta de alguns produtos deixa-me sempre stressada. Para diminuir este stress constante adoptei algumas estratégias no que posso substituir e vasculhei muitas lojas e supermecados. O substituto de ovo uso o do El Corte Inglês porque assim sei que está à mão. Não encomendo mini bolos, nem preparados de bolos, faço-os eu e congelo. Uso algumas bolachas sem gluten de baixo teor proteico como as maria da schar e as cookies da marca Jumbo. No caso do chocolate se não há vita bite uso o de alfarroba do Celeiro. Também já é possível encontrar pão pronto sem gluten nos supermercados e há uma série de leites vegetais, como o de arroz, que podem ser utilizados. O que me preocupa é o que não posso substituir mesmo: massas e arroz. O Vasco é muito arrozeiro. Mas o que faço quando falta o arroz é usar a massa letrinhas ou inventar uma nova receita de massa. Não desanime Sandra. Todas temos dias assim. Afaste a nuvem negra e logo logo a solução apareçe. Beijinhos

      Eliminar
  3. Na loja online Hipoproten há arroz e massas para nós. Até há algumas das que existem no instituto. Temos é de pagar, nesta loja não há comparticipação e eles comprometem-se a enviar em 24horas.

    Vera Santos

    ResponderEliminar
  4. Olá Sophia e Paula,
    Obrigada pelas vossas palavras, quando são ditas por pessoas que passam exactamente pelo mesmo que eu são mais "verdadeiras". Mas como vocês dizem, há que seguir em frente.
    Bjis grandes
    Sandra

    ResponderEliminar