People who are different change the world

18/04/2013

O cesto de quinta feira do João - VI Semana

Creme de beringela, salteado de cubos de batata fritas, cenoura e couve-flor. Morangos com laranja.Duas bolachinhas areadas da Taranis para a pausa.
Ementa no colégio: Puré de feijão com hortaliça, carne de porco à portuguesa com salada de tomate e fruta da época.

Ementa do João: Creme de beringela ( base de cebola, abóbora, cenoura e sem batata), salteado de cubos de batata fritas, com rodelas de cenoura e couve-flor previamente cozidas. Para sobremesa, morangos com laranja.

Pensamento do dia: A beringela descascada na sopa faz as vezes de puré de feijão e é deliciosa. Ainda não experimentei fazê-la com a casca, imaginando que a cor deve ficar muito mais interessante. Alguém já o fez? O almoço de ontem foi um sucesso, espero que o de hoje também seja, porque não há nada que eu mais odeie do que fazer batatas fritas. Adoro comê-las, mas o cheiro a fritos é um dos meus ódios de estimação e então logo pela manhã! Enfim, pequenos sacrifícios que fazemos pelos nossos meninos.

5 comentários:

  1. Sophi, se não for pedir muito, mas já pedindo, rssss será q pode colocar a receita passo a passo para o purê?

    ResponderEliminar
  2. Olá Chef!
    Não paras de me surpreender. Essas batatas à portuguesa devem ter ficado ótimas. Tenho de experimentar para o Vasco!
    Estás de parabéns! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Viva Dri,
    Refere-se ao creme de beringela? É muito simples, mesmo elementar. Numa panelinha coloco aproximadamente 400ml de água (para duas doses), 85gr de beringela descascada (1Parte), 77gr de cebola tenra e suculenta (1 Parte),110gr de abóbora butternut ou de cabeça (1Parte), 110gr de cenoura sem casca (1 Parte) e umas ervas aromáticas frescas que tenha à mão, coentros, cebolinho, salsa, hortelã, o que tiver. Deixo a água ferver, e conto aproximadamente 20 minutos de cozedura, antes de acabar o tempo abro a tampa e rego com um fio de azeite bom, de preferência extra virgem. Mais 5 minutos e desligo o lume. Passo com a varinha mágica e coloco em dois recipientes iguais. Arrefecem 15 minutos e vão para ao frigorífico herméticamnete fechadas e prontas a servir. É uma rotina diária, as quantidades estão adequadas ao Plano Alimentar do João e respeitam a Tabela de Equivalentes de Fenilalanina. Quando não ponho batata no prato, como hoje, costumo deitar na sopa variando com as diversas qualidades de batata doce. Elementar, meu caro Watson!
    Beijinhos
    Sofia

    ResponderEliminar
  4. Linda Sophi... amo demais esse seu lindo projeto da lancheira do João, devia virar um livro.

    ResponderEliminar
  5. Olá,
    Concordo com a Dri, um livro das lancheiras era uma grande ideia!!

    Beijinhos
    Mª João

    ResponderEliminar