People who are different change the world

08/04/2012

Maltesers da Páscoa? Mil variantes.


É apenas uma variante quanto à forma, nos chocolatinhos da mesa de Páscoa. Os lindos coelhinhos da Páscoa pareciam-me exageradamente grandes para o meu menino Pku os devorar assim de seguida. Logo, no bom espírito das passas da Paula Viegas, assim fiz:

Material necessário:

  • uma forma de silicone (a que utilizei tem a forma de pequenas esferas)
  • chocolate hipoproteico da Vitabite e/ou barrinha da Loprofin
  • um colher de chá de manteiga sem sal
  • frutas cristalizadas em cubinhos, papaia e ananás (da Próvida no Celeiro)
  1. Leva-se o chocolate ao microondas durante uns dois ou três minutos em boa potência com a manteiga
  2. Mistura-se bem  a manteiga derretida com o chocolate
  3. Com uma colherzinha de café deita-se um pouco no fundo de cada cavidade
  4. Deita-se um quarto de cubinho de fruta cristalizada sobre a primeira camada de chocolate em pasta
  5. Cobre-se com mais chocolate até fechar a esfera
  6. Vai ao frigorífico até solidificar (1 hora ou duas) e já está!
Na prova, as frutas cristalizadas ficam deliciosas com o chocolate hipo, todos gostámos muito. O João ficou-se pela papaia, chumbou o ananás. No fundo, a chave está na apresentação, amanhã serão "amêndoas" de chocolate na mesa de Páscoa, e depois serão Maltesers no resto do ano...

6 comentários:

  1. Olá Chef Sofia!
    Esses maltesers têm um aspecto fabuloso!
    Também quero! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Também quero fazer como já estou melhor posso fazer para os meus anos ninguém vai notar e não dá para fazer com bolinhas de bolacha feitas com o chocolate como os normais?

    beijinhos

    catarina

    ResponderEliminar
  3. Olá Cathy,
    Não sei bem se te percebi, mas acho que tudo é possível com estes ingredientes. E parece-me uma excelente ideia fazer com bolachas, apesar de os Maltesers terem também caramelo, acho eu. É uma questão de tentar, e por favor, não te esqueças de fotografar e mostrar os resultados!
    Beijinhos
    Sofia

    ResponderEliminar
  4. Achei esta ideia fantástica, assim os nossos pequerruchos também tem as suas amêndoas.
    Onde a Sofia comprou a forma de silicone nesse formato de amêndoas?
    Também já andei a procura mas não encontro formas com formatos pequeninos para os chocolates.
    Beijinhos
    Ana Paula

    ResponderEliminar
  5. Viva Ana Paula,
    Esta forma comprei-a na MUJI na Rua do Carmo em Lisboa. Tem várias absolutamente maravilhosas e infelizmente, não muito baratas. A Pollux, também tem várias muito interessantes e também existe a Norte do País. Espero ter ajudado.
    Beijinhos
    Sofia

    ResponderEliminar
  6. Ola Sofia, Tenho a Pollux cá no Porto, tenho que ir la ver se encontro uma forma assim como a sua.
    Comprei uma na loja Casa com forma de coelhinhos e ovinhos da Pascoa, mas queria uma assim como a sua.
    Beijinhos
    Ana Paula

    ResponderEliminar