People who are different change the world

09/04/2012

Aniversário


O meu muito amado Vasquinho completou 2 aninhos no dia 26 de Março.
Preparei uma festa familiar, e para a ementa uma mistura de pratos, alguns hipoproteícos. Nas sobremesas arrisquei e foi tudo hipoproteico. Nem tudo ficou perfeito, mas há a destacar a tarte de maçã (receita em breve), mas sobretudo o "bolo de aniversário" (fotografia acima) que decidi fazer sob a forma de cupcakes, para variar e ser mais fácil de servir.
Para a receita base recorri, como habitualmente, ao site Cookforlove (CFL), e à sabedoria da mãe Brenda, esta fabulosa mãe americana que, por amor à filha (pku), decidiu frequentar uma espécie de curso superior de culinária e agora partilha as receitas hipoproteicas que vai desenvolvendo naquele site e que está ao alcance de qualquer um, dado que o acesso é totalmente grátis. Fiz algumas alterações à receita do "yellow cake", mas o resultado final foi maravilhoso. Esta vai passar a ser definitvamente a minha receita base para bolos.
Para o bolo<
Ingredientes:
325g de farinha Loprofin
4 colheres de chá de fermento em pó
meia colher de chá de sal
1 embalagem de pudim boca doce de baunilha
60g de maionese Calvé (não se admirem, eu acho que é este ingrediente que faz a diferença e apenas acrescenta 0,42 g de proteína à receita. Acredito que resulte com outras marcas de maionese desde que tenham ovo)
2 colheres de chá de extracto de baunilha
1 chávena de açucar granulado
150g de manteiga sem sal amolecida (não derreta deixe à temperatura ambiente por umas horas) e cortada em pedaços
3 dl de leite de arroz simples
Unte uma forma ou coloque as forminhas de papel num tabuleiro para queques.
Misture muito bem bem a farinha, o fermento, o sal e o pudim e reserve.
Coloque a manteiga numa tigela e bata com a batedeira, primeiro em velocidade baixa e depois aumente, até ficar cremosa. Continue a bater e vá juntando o açucar, 1 colher de cada vez. Adicione a maionese e continue a bater. Adicione por fim a misture de farinha e o leite de arroz (misturado com a baunilha) alternadamente, começando e terminando com a farinha. Vá raspando o que se for aumulando nos lados da tigela, de forma a que tudo fique bem incorporando. Deite na forma ou forminhas e leve a forno pré-aquecido a 180º.
Para a cobertura
A cobertura que utilizei é uma receita familiar com uma ligeira adaptação:
200g de manteiga sem sal amolecida
4 a 6 chávenas de açucar de pasteleiro
1/2 chávena de leite de arroz
2 colheres de chá de extracto de baunilha
Coloque numa tigela a manteiga, 4 chavenas de açucar, o leite e a baunilha e bata até ficar cremoso. Caso o creme não fique espesso junte o restante açucar gradualmente até obter a consistência desejada.
Pode juntar corantes a gosto (eu adicionei corante azul).
Garanto-vos que ninguém diria que estes cupcakes foram feitos com ingredientes especiais. Ficaram saborosos e fofinhos e toda a gente adorou (houve até pedidos de receita).
Recomendo vivamente que experimentem!
Beijos a todos!

5 comentários:

  1. Adorei a receita, apesar de não termos acesso à farinha Lopofrin, vou testar com a farinha que temos por aqui, que se chama Rilla. Somos do Brasil e tenho um filho de 11 anos PKU. Parabéns pelo blog, estou sempre acompanhando.

    ResponderEliminar
  2. Querida Chefe Paula,
    Duplos Parabéns aos Pais babados do Vasquinho. E que lindo bolo de cupcakes! Mais uma vez nos deixas aqui uma receita de "se lhe tirar o chapéu". A maionese, estou certa, é um dos ingredientes chave para teres obtido um excelente resultado.
    Mais uma maravilhosa receita para o nosso arquivo dos Bolos de Festa!
    Obrigado e um grande abraço para a Família Viegas
    Sofia

    ResponderEliminar
  3. Ola Paula.
    Mais uma receita que só de olhar já me fez crescer agua na boca.
    Um muito obrigada por esta partilha.
    Beijinhos
    Ana Paula

    ResponderEliminar
  4. Olá Paula,
    Muito obrigada pela divulgação da receita. Como fiel seguidora da sua culinária já experimentei. O sabor é muito bom mesmo!
    O que fiz saiu-me enqueijado. O que acha que poderá ter corrido mal?
    Que fermento a Paula utilizou?
    Em que etápa adiciona a baunilha?
    Quanto tempo leva no forno?
    Eu fiz numa forma rectangular grande para depois partir em quadradinhos, mas penso que não deverá ter sido deste promenor. Beijinhos,
    Mafalda

    ResponderEliminar
  5. Olá Mafalda, desculpe só responder agora mas só agora vi o seu comentário. Não sei o que poderá ter corrido mal dado que já fiz esta receita várias vezes e tem ficado sempre boa.
    Utilizo fermento Royal e forno é a 180º.
    Temos de combinar um dia para prepararmos esta receita juntas.
    Beijinhos

    ResponderEliminar