People who are different change the world

04/03/2013

O cesto de segunda-feira do João - I Semana

Sopa de beterraba, panqueca de abóbora com azeitonas verdes, feijão verde cozido com pimento vermelho e gelatina de morango Alsa com amoras e morangos.
No meu tempo de menina, levava cesto para o colégio. E era um cesto de verdade, artesanal, de vime, fechado com um pauzinho, onde cabia um termos com a sopa, o prato e a fruta. O João é o único menino do colégio a levar o almoço de casa e eu esforço-me para que a refeição seja apelativa, com cor e que faça frente à ementa tipificada do colégio. Uns dias mais feliz, outros dias menos, mas a verdade é que o João come muito bem no colégio e não tenho tido queixas, até por vezes a curiosidade da educadora e da auxiliar sobre "Ó mãe, o que era aquilo que tinha tão bom aspecto? Ou por outras com um esgar e o nariz torcido, " aquela massa esquisita... como é que o João consegue? Ou, então com espanto: Mas ele adora bróculos! 
Desafio aqui a publicarmos os almoços, as lancheiras, os cestos preferidos, para de umas copiarmos as ideias para as outras. 
Porque variar, é um desafio!

11 comentários:

  1. Desafio aceite Chef Sofia!
    Vou voltar a tirar umas quantas fotos. Eu no meu caso costumo fazer algo parecido com a refeição da escola, porque o Vasco também é o único a levar almoço de casa.
    Essa sobremesa de morangos e amoras deve ser uma delicia! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Chef Paula,
      Ainda bem que alinhas porque tu és sempre uma inspiração! E eu tenho que me forçar a melhorar as minha prestações, a experimentar coisas novas.
      Gelatina de morango Gelly-já da Alsa, feita aos cubos em cuvette, com meia dúzia de frutos vermelhos que o João adora. Um furor!
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Desculpem a sinceridade, mas sempre que vejo estas refeições fico cada vez mais espantada e chocada com as quantidades... Eu sei que são crianças pequenas, mas tenho um pseudo-sobrinho que come mais que eu! Demora muito tempo mas come bastante, como é que os vossos filhos conseguem comer tão pouco?
    Mais uma vez peço desculpa pela honestidade.

    Vera Santos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vera,
      Muito me espanta que te choques com uma dieta para fenilcetonúria. Uma sopa de beterraba, cenoura, cebola, abóbora e batata. Uma panqueca que enche um prato com abóbora encorporada e azeitonas, feijão verde e pimento vermelho às tirinhas cozido, e gelatina com amoras e 3 morangos gigantes cortados aos pedaços. Achas pouco, para uma criança de 4 anos? Para além de cumprir o Plano Alimentar do Hospital, parece-me mais do que suficiente. O teu sobrinho terá uma dieta adequada às necessidades dele com certeza. Mas Vera, aceito sugestões!
      Nunca peças desculpa por seres honesta, parece no mínimo que estás a ser irónica, que estás a querer dizer o contrário.
      O teu sobrinho é também Pku?
      Um beijo
      Sofia

      Eliminar
  3. O meu pseudo-sobrinho não é pku, mas apenas falo em quantidades, não em variedade. Mencionei-o apenas para não dizerem que já sou crescida, e que para os pequenos tem de ser pouca comida. Ele tem 4 anos, quase quase 5 e come num prato de tamanho normal, cheio.

    E não, não estou a ser irónica. Neste caso acho a quantidade de feijão verde e pimento pequena, e a panqueca, pode ser por não ter termo de comparação na fotografia, mas não me parece assim tão grande. E os morangos, só vejo 4 pedaços. E também acho estranho fazer gelatina em cuvettes de gelo, pela quantidade das doses.

    É que ainda por cima, a maior parte das refeições que vejo aqui estão em pratos que eu uso para comer torradas...

    Eu sei que há um plano alimentar, e sei que temos de ter em atenção às partes, mas como já disse noutro assunto, eu nunca comi assim, sempre comi consoante o que a minha mãe fazia para eles, e sempre em prato normal. Por isso acho isto estranho.
    E quando como sopa não como mais nada, até porque a minha mãe faz sempre sopa com grande variedade de legumes, o máximo que consegue.

    [Atenção que quando digo 'sempre' ou 'desde sempre' é desde que me lembro de ser gente, é lógico que não me lembro da altura em que tinha 2 ou 3 anos! Pelo menos das refeições não me lembro...]

    Não me querendo gabar, apenas para dizer que não há razão para me "contrariarem", os meus valores têm estado bons.

    Vera Santos

    ResponderEliminar
  4. Vera,
    Sou mãe de dois rapazes, um com Pku, outro não. Se pretendes comparar as quantidades que um rapazinho com Pku come com as quantidades que um outro da mesma idade come, nem vale a pena conversarmos. Eu conheço bem as diferenças. Claro que podemos em alternativa "encher" o prato de ar e vento e açucares hipercalóricos e pobres em proteína. É uma opção. Se te queres comparar com uma criança de quatro anos, também não te compreendo, o cumprimento do Plano Alimentar do hospital é para mim sagrado, assim como deve ter sido para a tua mãe enquanto tomava conta de ti. Não posso avaliar a dimensão dos pratos em que comes, mas o que vês na imagem não são pratos, são tuperwares para transportar para o colégio. A sopa enche um prato normal de sopa fundo. A sobremesa que vês na fotografia, sirvo duas taças com igual quantidade para os meus dois filhos, um de 4 outro de 20. Têm ambos excelentes percentis antropométricos, por incrível que te possa parecer. Apenas num aspecto te dou razão, o João come diferente, é verdade. Faço sempre refeições especiais para ele, não come consoante os pais e o irmão. Come diferente e assumo-o, diferente em casa e diferente no colégio. Faz parte do que eu pretendo que seja a educação alimentar do João. Desde o início. E tem valores controlados, raramente saem do intervalo desejável, e eu sei que é porque eu cumpro com rigor as directivas hospitalares, sempre articulada com o Hospital.
    Não queiras comparar o que é incomparável. Não compreendo a tua última frase, "não há razão para te contrariarem? O que queres dizer?
    Sofia

    ResponderEliminar
  5. Vera,
    Parece que estás a comparar o incomparável. As pessoas, e aqui incluo crianças e adultos, comem de acordo com o apetite e peso que tem. Na dieta pku há mais um aspecto a ter em conta: as partes tem de ser escrupulosamente cumpridas. Mas isto já sabes. Sabes quantas partes de legumes é que o Vasco pode actualmentre comer no prato? Uma parte, sim uma parte! Se calhar nem sequer consegues imaginar o que isto é! Mas não é por isso que ele passa fome porque, felizmente, com um pouco de imaginação e muitas horas passadas na cozinha, consegue-se fazer coisas interessantes e em quantidade para o apetite dele. Portanto antes de te "gabares", e acredita que fico feliz por teres uma alimentação tão alargada e em quantidade, pensa que existem crianças e mesmo adultos que não o podem fazer. Tu enquanto doente deverias ser a primeira a entender e respeitar isso.

    ResponderEliminar
  6. Olá Sofia,

    Olha adorei os cestos, a sério, têm um ar delicioso, até pensei: olha que estes miudos a ver bem são uns sortudos!!! espero mesmo conseguir fazer um cesto destes para a minha Luzinha, de certeza que vai ser gabada na escola ;)
    Em relação à "discusão" que nem vale a pena entrar nela. Acho a quantidade otima, eu as vezes até acho que a luzinha não consegue comer tudo... um prato de sopa com 200ml, mais massa ou babata com 1 parte de legumes, mais fruta, acho que ela fica otima.
    Agora sim tenho me aventurado na cozinha, no outro dia fiz uma lasanha de batata doce com legumes e bechamel (cada dose dava 1,5P) e hoje fiz esparguete com legumes e molho branco (cada dose tem 1P)
    Isto claro dá poucas partes porque ela ainda come muito pouco ;)


    Olha onde está essa receita da panqueca? tem otimo aspecto

    ResponderEliminar
  7. Olá Joana!
    A receita base dos crepes/panquecas é esta: http://pkumetabolicas.blogspot.pt/2012/04/crepe-enrolado-para-rechear-e-devorar.html depois de bateres a massa, eu junto um bocado de abóbora cozida que incorporo e dá leveza, cor e sabor à panqueca. Eu também acho que o João fica mais do que satisfeito com as doses, a questão é ir variando e acertando nos pratos o que às vezes é mais difícil. Adorava que publicasses a receita da lasanha com batata doce, deve ser óptima!
    Beijinhos
    Sofia

    ResponderEliminar
  8. Olá Sofia,

    Olha eu sou uma naba, é aqui que publico? ;)aqui vai então, não tenho é foto.
    Esta dose deu-me para 6 refeições ( a Luzinha ainda não come muito)
    LASANHA DE BATATA DOCE COM LEGUMES (+-10P)
    Ingredientes:
    Cenoura 1P
    Beringela 1P
    Courgete 2P
    Batata doce 5P
    Cebola 0,5P
    azeite 40 gr
    tomate pelado (80gr)

    Bechamel (0,5P): 1/2 pacote de leite especial, 80 ml de agua, 10gr margarina vegetal, 25gr de maizena, sal e noz mocada.

    Eu fiz isto na bimby, que hoje em dia é a minha melhor amiga, os legumes ficam otimos, por isso vou passar a receita exactamente como fiz.
    Corta os legumes fininhos e reserva.
    Coloca no copo a cebola e um dente de alho e pica 5seg, vel5. Adiciona o azeite e tomate e tritura 10 seg. vel 7, programa 7 min., temp. 100º, vel 2. junta os legumes cortados e especiarias a gosto e programa 12 min., temp. varoma, vel. colher inversa.

    A batata doce coze à parte, depois esmigalha com um garfo no pirex. Coloca os legumes a cima preparados em cima da babata doce esmigalhada, em seguida coloca o o molho bechamel e um pouco de pão ralado.

    Bechamel na bimby: deita todos os ingredientes e programa 8 min, tem. 90º, vel 4.

    Espero que gostem.
    Foi a minha 1ª vitória ;) Ela Adorou!!!




    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Joana!
      Que receita maravilhosa! E merece destaque de post, sff! Amanhã telefono-te e ajudo-te a fazer o post. Inauguras-te uma nova rubrica, a Cozinha Pku para Bimy, acho fantástico! Para a próxima vez tiras uma fotografia e depois completa-se o post. O que é tempo varoma?
      Beijinhos
      Sofia

      Eliminar