People who are different change the world

12/03/2013

A prova das Bataratas ou o Tupinambo

As bataratas saídinhas do forno
Hoje de manhã fui a correr comparar as bataratas para passar à prova. Afinal já não havia muitas na cesta quando as vi. Temo sempre que após esta aparição súbita, desapareçam para sempre, e nunca mais as encontre à venda no mercado. Já fiz uma pequena investigação no mercado municipal da cidade de Castelo Branco, à procura delas, visto ser a cidade mais óbvia e mais próxima de Monsanto, a origem deste lote. O resultado não foi nada animador, uma única vendedora, conhecia-as porque em tempos tinham aparecido pelas mãos de um pequeno produtor, mas como não houve interesse da parte dos frequentadores do mercado, perdeu-lhes o rasto. Veremos se mais adiante reaparecem.
Quanto à prova, confirmo a versão do Chef Jamie Oliver, adocicadas, macias, com um travo entre o alho e o cogumelo, deliciosas. Descasquei-as, estavam cheias de terra, e foram ao forno com sal marinho, um fio de azeite e uns dentes de alho. Mais simples não há, e é a melhor forma de iniciar o "diálogo" com o palato. Quanto ao meu João Pku, que é o meu principal motivo destas investigações, recusou-se sequer a provar uma das bataratinhas.  Pode ser que ainda consiga na próxima e última fornada, criaturinha voluntariosa e tramada!

1 comentário:

  1. Estou intrigada com esse enigmático tubérculo! Tenho de procurar. Se souberes de mais algum sitio onde se venda diz! Beijinhos

    ResponderEliminar