People who are different change the world

09/03/2013

Bataratas de Girassol, Girassol Batateiro, ou Tupinambo!

Tupinambo de Monsanto da Beira Baixa 
Bataratas de Girassol ou Girassol Batateiro, Tupinambo, Topinambo ou Jerusalem artichoke, ou ainda Helianthus tuberosus, ufa! Em passeio pelo Centro das Artes Culinárias, tropeço nesta cesta recheada com umas raízes feias e com um ar divertido. O nome, achei-o logo delirante, Bataratas de Girassol, de girassol porque é a raiz de uma flor amarela como o próprio, batarata porque o português é uma língua riquíssima e muito divertida, deve ser um petit nom popular. A curiosidade sobre as qualidades nutricionais levou-me a uma feliz conclusão, sendo utilizada como um substituto da batata, é mais pobre nutricionalmente quanto às proteínas! 
A Batata comum tem 2,5g de proteína por 100gr e as Bataratas têm 2g de proteína por 100gr de produto.
Uau! Estou delirante com a descoberta e na segunda feira vou passar à prova! E mais o badalado Chef Jamie Oliver, descreve-a como sendo sweet and almost garlicky and mushroomy and gorgeous. 
Sabor adocicado entre o alho e cogumelos? Acho que vou adorar!
Infelizmente não está considerada em nenhuma Tabela Nutricional nacional que eu conheça, mas descobri na Nutrition Data um belo quadro nutricional para este misterioso tubérculo:

http://nutritiondata.self.com/facts/vegetables-and-vegetable-products/2456/2

Receita do Chef Jamie Oliver: http://www.jamieoliver.com/recipes/vegetables-recipes/saut-ed-jerusalem-artichokes-with-garlic-and-bay-leaves

Amanhã vou comprá-las, depois é só cozinhar apreciar o gosto, acho que já tenho mais um prato delicioso Pku.

4 comentários:

  1. Já tinha ouvido falar de tupinambo, mas não fazia ideia do que era. Chef Sofia fico a aguardar receitas com este estranho e enigmático tubérculo!

    ResponderEliminar
  2. Chef Paula,
    Achei muito inspiradora a do teu colega Jamie! Acho que vou começar por aí, com azeite do bom, alho, folhas de louro,vinho branco, sal e pimenta. Depois faço a prova, e se passar no teste, dou a experimentar ao João.
    Acho que aprovarias.
    Bjs
    Sofia

    ResponderEliminar
  3. Tenho bastantes, só como cozidos ou em sopas, vou procurar receitas.

    ResponderEliminar
  4. Boa noite, onde posso adquirir este produto?

    ResponderEliminar