Finalmente entrei no mundo da gestão das partes, que nesta fase inicial está a ser um desafio. Como gerir os ingredientes e preparar os menus de sopinha, digamos que é uma tarefa que me esta a tirar o sono! Para me ajudar criei um programa muito simples em excel, com base na tabela das proteínas que me ajuda de uma forma mais automática a distribuir as quantidade por cada ingrediente de acordo com as partes que ele pode ingerir. Mas ainda não consegui criar doses ajustadas á quantidade que ele come, mas devo dizer que ele esta a gostar dos novos menus, espinafres, brocolos, come com gosto! :)
Ele esta a ingerir 3 partes de vegetais+batata e 2 partes de fruta em cada uma das refeições, e em alguns produtos é muita quantidade. Não sei se posso reduzir as partes e ajustar ao que ele come, já perguntei á Dietista se o podia fazer, mas gostava de saber como é vocês fazem esta gestão e quais os métodos que costumam usar.
Beijinhos
Oi Maria, gostei muito da sua postagem, então a gente começa a perceber que a soma das partes as vezes da mais e as vezes da menos e ficamos com medo deles estarem comendo muito ou pouco, aqui no meu caso se ponho abobora e abobrinha, tenho um pratão, já se ponho couve flor e berinjela da bem pouquinho, além disso tem que administrar o intestino, já que a abóbora solta o intestino e temos q raciocinar se estamos dando verduras que soltam ou prendem, é tudo uma matemática sem muita lógica, rssss Até agora tento seguir o que a Nutricionista me passou, tenho tentado colocar as partes de acordo com a dieta prescrita, q no meu caso são 3 verduras+1 rais+ um pouco de folhas. Durante o dia ainda tenho mamadeiras com 2 partes de frutas para disfarçar a fórmula. Assim vou caminhando, tentando ainda encaixar em algum mini lanchinho uma novidadezinha como um pedacinho depão hipoproteico e hipolipidico.
ResponderEliminarBjão.
Olá Maria João,
ResponderEliminarQuando o Vasco era bébé eu costumava ajustar as doses ao que ele efectivamente comia utilizando legumes mais ricos em fenilalanina e assim conseguia diminuir o volume da sopa sem nunca diminuir as partes, dado que não é aconselhável.
Também é possível trocar um legume por uma fruta e vice versa.
O Guilherme já faz sopa e prato?
Beijinhos
Não, ele ainda esta a fazer só sopa!É esse ajuste que tenho tentado fazer, mas ainda têm ficado grandes! Temos de ir pelo método de tentativa erro!!
ResponderEliminarBeijinhos
Mª João
Viva Maria João,
ResponderEliminarE bem vinda ao inicialmente misterioso e logo, logo, muito simples mundo das Partes! Eu como a Paula, sempre tentei ajustar a minha escolha dos legumes da tabela ao apetite do João.
Mais apetite=abóbora, cenoura, feijão verde, etc
Menos apetite=bróculos,cogumelos, beterraba, espinafres, etc
Outra regra que sempre utilizei e que considero fundamental, a diversidade. Mesmo que a base seja comum, tentar ir rodando os diferentes legumes, para que desde logo se habituem a diferentes sabores. Se for possível ir dando uns bocadinhos sólidos para ele roer, cuspir e brincar, vale a pena começar a trabalhar este campo, no qual temos sempre dificuldades acrescidas. Os médicos de desenvolvimento indicam que há uma idade apropriada para a introdução dos sólidos e que deixar passar esse período trás sempre dificuldades acrescidas. Eu tive dificuldades com os sólidos porque é uma questão que não é devidamente calendarizada, dadas as particularidades do Plano Alimentar.
Boa sorte com o Gui e muitos beijinhos
Sofia
Olá,
ResponderEliminarObrigada pela vossa ajuda. A partir de que meses colocaram cogumelos da sopa?
Beijinhos
Eu só passei a dar cogumelos ao Vasco mais ou menos por volta de 1 ano de idade, dado que, em termos gerais, esta é a idade em que as crianças podem comer os mesmos alimentos que os adultos.
EliminarBeijinhos
Viva Maria João,
ResponderEliminarA sequência da introdução dos legumes na dieta durante o primeiro ano penso que como em qualquer criança estará relacionada com a possibilidade de acontecerem alergias alimentares. Do mais simples para o mais complexo, deixando sempre um pequeno espaço/tempo de intervalo entre a introdução de um novo alimento. Uma boa pergunta para os especialistas!
Beijinhos
Sofia
Olá,
ResponderEliminarJá falei com a Dietista e posso reduzir as partes e ir aumentando progressivamente! Ufa que alivio, já estava a ficar "doida" com as sopas, mesmo com os alimentos mais ricos em proteina estavam a sair sopas muito grandes para o apetite dele!
Eu tenho tentado variar o mais possivel os ingredientes na sopa,como sempre sopas diferentes ao almoço e ao jantar. Quero que ele prove de tudo e se habitue aos sabores, já que estamos tão limitado na alimentação que o meu objetivo é que ele goste de tudo! Vamos la ver se consigo!:) Mas por agora está a correr bem, todos os novos alimentos que tenho introduzido ele esta a gostar!
Bem isto é sem duvida uma etapa de cada vez e daqui a uns dias já estou uma especialista em partes e em sopas!
Beijinhos e Obrigada!
Mª João
Viva Maria João,
ResponderEliminarAcho que ficamos um pouco "doidas" com a alimentação destes nossos diabretes! Só para lhe dizer que ainda hoje o João deixa uns buracos no Plano Alimentar. O que na minha perspectiva só tem vantagens, porque pode permitir umas aventuras controladas por alimentos mais ricos em proteínas. Mas cada coisa a seu tempo e a Maria João ainda tem um longo percurso até dominar e experimentar toda a tabela com o Gui.
Beijinhos
Sofia
Olá,
ResponderEliminarPois, este ainda é o primeiro de muitos desafios que vou ter pela frente! E gerir a alimentação desta forma não é facil, mas cada coisa a seu tempo! Agora o meu desafio são as partes para a sopa!
beijinhos e obrigada pela vossa ajuda!
Mª João
Ola Maria João
ResponderEliminarEntão começou agora o desafio das partes.
No inicio parece tudo muito complicado mas com o tempo acabamos por nos habituar.
Nas sopas no inicio se eu acha-se que as partes que os médicos davam para fazer uma sopa, desse muita sopa, eu escolhia os legumes com menor numero de gramas/proteína como broculos 22 gr, couve flor 28 gr, etc.
Gastava as partes indicada pelos médicos mas com pouca quantidade de legumes, e com o tempo , com o André a comer mais quantidade fui usando os legumes com maior quantidade de gramas/proteína couve coração 66 gr.
Quantas partes gastas numa sopa?
Os cogumelos nunca os deitei na sopa, só comecei a dar ao André tinha ele por volta de um ano + - , quando comecei a fazer refeição de prato.
Beijinhos
Olá,
ResponderEliminarEu também estou a fazer isso! Acho que já me estou a orientar melhor :)
Eu estou a dar a cada uma das refeições 40g de batata ou massa + 3 partes de vegetais e de fruta 2 partes! Acho tanta comida!!! Ele não esta conseguir comer tudo, mas ja falei com a dietista e posso ir gerindo entre as 2 e 3 partes de vegetais.
Beijinhos
Olá
ResponderEliminarMaria João tira-me uma duvida, o Gui então está a ingerir um total de + - 12partes por dia?
1 parte batata
3 partes vegetais
2 partes de fruta
São estas quantidades ao almoço e igual quantidade ao jantar?
O André no total do dia ainda só vai em 7 partes
Gasto 3 partes ao almoço + 3 partes ao jantar mais 1 parte de fruta na qual divido metade para o almoço e a outra para o jantar.
Já assim o André come cada prato bem cheio.
Tens mesmo de fazer muitas contas para que não dei-a mt quantidade de comida.
Então se quiseres fazer 1 parte de maça e 1 parte de pêra na fruta o Gui tem de comer as 500gramas da maça e as 300 da pera? tudo numa só refeiçao? Ou estou a entender mal?
Nao é mtª comida? Como fazes?
Beijinhos
Olá Paula,
EliminarO Guilherme está com 40g de Batata+3 partes de vegetais+2 partes de fruta, isto para cada refeição e mais 2 partes. Sim é quase 12 partes, se bem que o plano nao refere um total para o dia mas sim por refeição.
Ele não come as 2 partes de fruta era impossivel, e o que tenho feito na sopa é ir gerindo entre as 2 e 3 partes conforme a sopa que quero fazer e nem sempre come tudo, tento gerir pelos alimentos mais proteicos.
Claro que isto foi tudo confirmado com a Dietista. Já antes de entrarmos no plano das partes (a dietista deu-nos receitas com as quantidades definidas) ele estava a comer 20g de Batata+2 partes de vegetais e 80g de fruta (manga, maça, pêra,pêssego,uvas).
Ele tem tido sempre as análises muito boas e o que a dietista diz é que se pode dar mais.
Eu também ja não lhe estou a dar leite durante a noite desde os 4,5 meses! Mas como os médicos dizem os meninos são todos diferentes!
Beijinhos
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminar