People who are different change the world

22/10/2012

O "Mundo" das Partes


Finalmente entrei no mundo da gestão das partes, que nesta fase inicial está a ser um desafio. Como gerir os ingredientes e preparar os menus de sopinha, digamos que é uma tarefa que me esta a tirar o sono! Para me ajudar criei um programa muito simples em excel, com base na tabela das proteínas que me ajuda de uma forma mais automática a distribuir as quantidade por cada ingrediente de acordo com as partes que ele pode ingerir. Mas ainda não consegui criar doses ajustadas á quantidade que ele come, mas devo dizer que ele esta a gostar dos novos menus, espinafres, brocolos, come com gosto! :)

Ele esta a ingerir 3 partes de vegetais+batata e 2 partes de fruta em cada uma das refeições, e em alguns produtos é muita quantidade. Não sei se posso reduzir as partes e ajustar ao que ele come, já perguntei á Dietista se o podia fazer, mas gostava de saber como é vocês fazem esta gestão e quais os métodos que costumam usar.

Beijinhos

15 comentários:

  1. Oi Maria, gostei muito da sua postagem, então a gente começa a perceber que a soma das partes as vezes da mais e as vezes da menos e ficamos com medo deles estarem comendo muito ou pouco, aqui no meu caso se ponho abobora e abobrinha, tenho um pratão, já se ponho couve flor e berinjela da bem pouquinho, além disso tem que administrar o intestino, já que a abóbora solta o intestino e temos q raciocinar se estamos dando verduras que soltam ou prendem, é tudo uma matemática sem muita lógica, rssss Até agora tento seguir o que a Nutricionista me passou, tenho tentado colocar as partes de acordo com a dieta prescrita, q no meu caso são 3 verduras+1 rais+ um pouco de folhas. Durante o dia ainda tenho mamadeiras com 2 partes de frutas para disfarçar a fórmula. Assim vou caminhando, tentando ainda encaixar em algum mini lanchinho uma novidadezinha como um pedacinho depão hipoproteico e hipolipidico.
    Bjão.

    ResponderEliminar
  2. Olá Maria João,
    Quando o Vasco era bébé eu costumava ajustar as doses ao que ele efectivamente comia utilizando legumes mais ricos em fenilalanina e assim conseguia diminuir o volume da sopa sem nunca diminuir as partes, dado que não é aconselhável.
    Também é possível trocar um legume por uma fruta e vice versa.
    O Guilherme já faz sopa e prato?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Não, ele ainda esta a fazer só sopa!É esse ajuste que tenho tentado fazer, mas ainda têm ficado grandes! Temos de ir pelo método de tentativa erro!!
    Beijinhos
    Mª João

    ResponderEliminar
  4. Viva Maria João,
    E bem vinda ao inicialmente misterioso e logo, logo, muito simples mundo das Partes! Eu como a Paula, sempre tentei ajustar a minha escolha dos legumes da tabela ao apetite do João.
    Mais apetite=abóbora, cenoura, feijão verde, etc
    Menos apetite=bróculos,cogumelos, beterraba, espinafres, etc
    Outra regra que sempre utilizei e que considero fundamental, a diversidade. Mesmo que a base seja comum, tentar ir rodando os diferentes legumes, para que desde logo se habituem a diferentes sabores. Se for possível ir dando uns bocadinhos sólidos para ele roer, cuspir e brincar, vale a pena começar a trabalhar este campo, no qual temos sempre dificuldades acrescidas. Os médicos de desenvolvimento indicam que há uma idade apropriada para a introdução dos sólidos e que deixar passar esse período trás sempre dificuldades acrescidas. Eu tive dificuldades com os sólidos porque é uma questão que não é devidamente calendarizada, dadas as particularidades do Plano Alimentar.
    Boa sorte com o Gui e muitos beijinhos
    Sofia

    ResponderEliminar
  5. Olá,

    Obrigada pela vossa ajuda. A partir de que meses colocaram cogumelos da sopa?

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu só passei a dar cogumelos ao Vasco mais ou menos por volta de 1 ano de idade, dado que, em termos gerais, esta é a idade em que as crianças podem comer os mesmos alimentos que os adultos.
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Viva Maria João,
    A sequência da introdução dos legumes na dieta durante o primeiro ano penso que como em qualquer criança estará relacionada com a possibilidade de acontecerem alergias alimentares. Do mais simples para o mais complexo, deixando sempre um pequeno espaço/tempo de intervalo entre a introdução de um novo alimento. Uma boa pergunta para os especialistas!
    Beijinhos
    Sofia

    ResponderEliminar
  7. Olá,

    Já falei com a Dietista e posso reduzir as partes e ir aumentando progressivamente! Ufa que alivio, já estava a ficar "doida" com as sopas, mesmo com os alimentos mais ricos em proteina estavam a sair sopas muito grandes para o apetite dele!
    Eu tenho tentado variar o mais possivel os ingredientes na sopa,como sempre sopas diferentes ao almoço e ao jantar. Quero que ele prove de tudo e se habitue aos sabores, já que estamos tão limitado na alimentação que o meu objetivo é que ele goste de tudo! Vamos la ver se consigo!:) Mas por agora está a correr bem, todos os novos alimentos que tenho introduzido ele esta a gostar!
    Bem isto é sem duvida uma etapa de cada vez e daqui a uns dias já estou uma especialista em partes e em sopas!

    Beijinhos e Obrigada!
    Mª João

    ResponderEliminar
  8. Viva Maria João,
    Acho que ficamos um pouco "doidas" com a alimentação destes nossos diabretes! Só para lhe dizer que ainda hoje o João deixa uns buracos no Plano Alimentar. O que na minha perspectiva só tem vantagens, porque pode permitir umas aventuras controladas por alimentos mais ricos em proteínas. Mas cada coisa a seu tempo e a Maria João ainda tem um longo percurso até dominar e experimentar toda a tabela com o Gui.
    Beijinhos
    Sofia

    ResponderEliminar
  9. Olá,

    Pois, este ainda é o primeiro de muitos desafios que vou ter pela frente! E gerir a alimentação desta forma não é facil, mas cada coisa a seu tempo! Agora o meu desafio são as partes para a sopa!

    beijinhos e obrigada pela vossa ajuda!
    Mª João

    ResponderEliminar
  10. Ola Maria João

    Então começou agora o desafio das partes.
    No inicio parece tudo muito complicado mas com o tempo acabamos por nos habituar.
    Nas sopas no inicio se eu acha-se que as partes que os médicos davam para fazer uma sopa, desse muita sopa, eu escolhia os legumes com menor numero de gramas/proteína como broculos 22 gr, couve flor 28 gr, etc.
    Gastava as partes indicada pelos médicos mas com pouca quantidade de legumes, e com o tempo , com o André a comer mais quantidade fui usando os legumes com maior quantidade de gramas/proteína couve coração 66 gr.
    Quantas partes gastas numa sopa?
    Os cogumelos nunca os deitei na sopa, só comecei a dar ao André tinha ele por volta de um ano + - , quando comecei a fazer refeição de prato.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Olá,

    Eu também estou a fazer isso! Acho que já me estou a orientar melhor :)
    Eu estou a dar a cada uma das refeições 40g de batata ou massa + 3 partes de vegetais e de fruta 2 partes! Acho tanta comida!!! Ele não esta conseguir comer tudo, mas ja falei com a dietista e posso ir gerindo entre as 2 e 3 partes de vegetais.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Olá

    Maria João tira-me uma duvida, o Gui então está a ingerir um total de + - 12partes por dia?

    1 parte batata
    3 partes vegetais
    2 partes de fruta

    São estas quantidades ao almoço e igual quantidade ao jantar?

    O André no total do dia ainda só vai em 7 partes
    Gasto 3 partes ao almoço + 3 partes ao jantar mais 1 parte de fruta na qual divido metade para o almoço e a outra para o jantar.

    Já assim o André come cada prato bem cheio.
    Tens mesmo de fazer muitas contas para que não dei-a mt quantidade de comida.


    Então se quiseres fazer 1 parte de maça e 1 parte de pêra na fruta o Gui tem de comer as 500gramas da maça e as 300 da pera? tudo numa só refeiçao? Ou estou a entender mal?
    Nao é mtª comida? Como fazes?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Paula,

      O Guilherme está com 40g de Batata+3 partes de vegetais+2 partes de fruta, isto para cada refeição e mais 2 partes. Sim é quase 12 partes, se bem que o plano nao refere um total para o dia mas sim por refeição.
      Ele não come as 2 partes de fruta era impossivel, e o que tenho feito na sopa é ir gerindo entre as 2 e 3 partes conforme a sopa que quero fazer e nem sempre come tudo, tento gerir pelos alimentos mais proteicos.
      Claro que isto foi tudo confirmado com a Dietista. Já antes de entrarmos no plano das partes (a dietista deu-nos receitas com as quantidades definidas) ele estava a comer 20g de Batata+2 partes de vegetais e 80g de fruta (manga, maça, pêra,pêssego,uvas).
      Ele tem tido sempre as análises muito boas e o que a dietista diz é que se pode dar mais.

      Eu também ja não lhe estou a dar leite durante a noite desde os 4,5 meses! Mas como os médicos dizem os meninos são todos diferentes!

      Beijinhos

      Eliminar
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar