People who are different change the world

22/10/2012

HSM, uma outra casa em que nos sentimos seguros. Um pequeno tributo.

Corredor do Serviço de Urgência Pediátrica
Ainda a ressacar de uma noite de internamento no SO Pediárico de Santa Maria, dou graças a Deus por este Hospital e por este Serviço, que em desespero de causa, nos acolhe e securiza, com equipas de gente esforçada e muito simpática, que dá corpo à camisola que veste. 
Foi um fim de semana de horror com o João com uma gastroenterite (maldito colégio!), que o arrasou e que nos deixou a todos de rastos. Acabámos no Serviço de Urgência do Hospital de Santa Maria. Durante a noite, mal dormida, com o João incomodado com os drenos e com toda a parafernália de tubos e fios da monitorização, dei por mim a pensar que é uma Instituição à qual estamos profundamente ligados, aqui nasceu, aqui foi e é intensamente seguido, aqui me sinto segura quando já não sei o que fazer. A espera nunca é exagerada, será sorte?, e o atendimento foi sempre muito cuidadoso e atencioso. Mesmo aqui, durante a noite, na Urgência, deparamos-nos com um grande desconhecimento sobre as características e os protocolos das doenças metabólicas. Mas, pelo menos não há precipitações, todos os procedimentos aguardam um ok da equipa das Metabólicas que está ausente, mas que se encontra forma de contactar. Pode parecer incrível dizê-lo, mas apesar do desconforto da situação, da confusão que há sempre na sala de espera, sinto-me em casa, em família, as pessoas são muito amistosas e carinhosas com as crianças e assim ultrapassamos mais um episódio, que depois de passado parece, quase pacífico. Até à próxima.
Um foguetão, um lugar seguro  na noite

5 comentários:

  1. Olá Sofia,
    Totalmente de acordo com as suas palavras. Sem duvida HSM é o nosso porto seguro. Quando o Guilherme passou a noite no SO, deparei-me com uma equipa simpatica, acolhedora mesmo com pais stressados, ansiosos, inseguros e com muito receio que algo menos bom aconteça.Mas acima de tudo cuidam muito bem dos nossos meninos e têm tudo muito bem documentado quanto aos procedimentos a seguir e isso temos de agradecer á excelente equipa de Metabolicas, que cuida muito bem dos nossos meninos!

    Um beijo grande e as melhoras do João
    Mª João

    ResponderEliminar
  2. Viva Maria João,
    Porto seguro, é isso mesmo. Sabemos bem do que estamos a falar. Graças a Deus, ele existe, apesar de tudo. Há que dizer bem do nosso SNS, porque ele merece e nós também o merecemos.
    Beijinhos e obrigado
    Sofia

    ResponderEliminar
  3. Olá Sofia,
    Espero que o João já esteja melhor. Ainda bem que o HSM oferece um bom serviço.
    A nível de urgências também tenho uma boa palavra a dizer do Hospital a que habitualmente recorro que é o Hospital dos Lusiadas. Alguns do pediatras que lá estão estiveram anteriormente na Unidade das Metabólicas do HSM e portanto a doença do Vasco não é uma "coisa do outro mundo" e as coisas tem sempre corrido bem.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Ola Sofia.
    Espero que o João esteja a recuperar bem.
    Tal como vocês , também cá no Porto no Hospital Maria Pia só posso falar bem , e no qual me sinto muito grata com todos os cuidados que sempre deram ao André.
    Lá o hospital estava direcionado para doenças metabólicas entre outras doenças raras, e nos casos de urgência sempre tive médicos super prestáveis , e sempre com uma palavra amiga.
    O André aos 5 meses esteve internado com uma gastroenterite aguda durante uma semana, e havia um grande risco do André sofrer alguma crise neurológica, mas graças a estes médicos de excelência trataram do meu menino como se fosse deles. Também me sinto muito agradecida e a vontade no hospital e segura quando por algum motivo me tinha de deslocar as urgências.
    Agora este hospital fechou , infelizmente e todas as crianças passaram a ser encaminhadas para o Hospital Santo António, no qual graças a Deus ainda não tive necessidade de voltar la por causa de nenhuma urgência, mas o que me deixa tranquila é saber que toda a equipa medica que se encontrava no H.Maria Pia passou para o H.Santo António, e saber que numa urgência continuarei a ser bem atendida. Não posso deixar de falar das duas medicas das doenças metabólica que seguem o André que se disponibilizaram sempre a atender-me o telemovel fossem as horas que fossem , e até quando o André anda adoentado ligam-me a saber como ele está. É muito bem seguido por estes profissionais, que se entregam ao estudo destas doenças com muito por descobrir.

    ResponderEliminar
  5. Querida Sofia e João, espero que estejam melhor. Especialmente o filho , mas também a mamã porque levamos igualmente uma "tareia" quando estes episódios acontecem.
    De facto só posso agradecer à equipa de So, por todas as vezes que tratou a minha Iny e que sempre me possibilitou uma deposição de confiança de cada vez que somos "obrigados" a recorrer a este apoio fundamental para os nossos filhos em situações agudas.
    Beijinhos para todos e tudo de bom.

    ResponderEliminar