People who are different change the world

03/10/2012

Tarte de brócolos e tomate regada com molho holandês

Há dias que me farto de comer massa, mas como é o mais simples de fazer, acaba por ser muitas vezes a ementa cá de casa.Massa com cogumelos, massa com courgetes, massa com couve-flor. Contudo, quando estou de folga, dedico-me à cozinha e aproveito para fazer experiências que preencham uma semana inteira de refeições. Resolvi fazer uma pausa nos espinafres (embora tenha sempre no congelador uma lasanha de espinafres pronta para ir ao forno) e utilizar os brócolos, que também tanto aprecio. Neste caso utilizei os congelados, por causa das quantidades é mais fácil, mas prefiro tudo ao natural e bem fresquinho. Esta receita já é muito velha, mas é simples e é mais um prato para a nossa ementa hipopróteica. Não me dou ao trabalho de fazer massa folhada, ou quebrada, porque sinceramente faço como se fosse pão e gosto como fica, fofinha e apetitosa. Apenas acrescento um pouco mais de manteiga e faço com leite a massa, não com água. Manias. Bom, a verdade é que ficou com bom aspecto que até parece uma tarte daquelas que se vê nas vitrines de uma pastelaria. A receita é simples:

Ingredientes:
Farinha hipopróteica (250grs) [ com 1 pacote de leite, sal q.b ,  1 pacote do nosso fermento e 10 gr de manteiga ]
6 tomates cherry cortados ao meio
bróculos congelados ( 2 mãos cheias)

Molho holandês:
1 pacote de leite loprofin (200ml)
50 grs de manteiga
1 colher de sopa de farinha hipopróteica
1 colher de café de alho em pó
1 colher de café de pimenta preta em pó
1 colher de chá de sal fino
1 colher de sobremesa de sumo de limão

Como devem reparar, no molho holandês, não usei substituto de ovo, primeiro porque já não tenho e depois, também achei desnecessário. Ficou delicioso à mesma. O modo de preparo é simples, juntar tudo num tacho e mexer até engrossar um pouco.

Receita:
Primeiro faz-se a massa ao gosto de cada um. Deixa-se em repouco 15 minutos (não é necessário mais que este tempo, na minha opinião). De seguida coze-se os brócolos, até estarem no ponto. Corta-se os tomates cherry em duas metades. Após o tempo de repouso da massa, untar a forma de tarte com azeite (é a minha teoria: sempre azeite) e depois espalhar na forma de tarte, a massa já feita. Preencher com os brócolos, e depois colocar as meias luas do tomates cherry. No fim, regar com o molho holandês.
Ir ao forno a 180 º durante cerca de 40 minutos.
E voilá!

2 comentários:

  1. Olá Susana,
    Essa tua tarte tem um aspecto de-li-ci-oso!
    Temos Chef!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Viva Susana,
    Que bela tarte a tua! E logo eu, que tenho cá em casa um pequeno Pku fanático por broculos que vai adorar a tua sugestão,estou certa. E como tu, prefiro azeite sempre que possível e legumes frescos. Adorei o molho holandês. Sal fino é que já bani há muito tempo da cozinha, está na hora de mudares para sal marinho da Ria Formosa!
    Beijinhos e obrigado
    Sofia

    ResponderEliminar