People who are different change the world

11/04/2011

Ola Sofia.
Fiquei super tentada em comprar uma babycook pelo que li .
O André vai começar agora com as papas, e depois penso que virão os pures de fruta e as sopas.
Contudo tira-me umas duvidas por favor. eu com a babycook posso cozer os legumes para comer assim em sólidos? Posso fazer o puré de legumes que penso que seja a sopa não é? Posso cozer maça, pera, para fazer o puré de fruta, e pelo que li da também para fazer o arroz. Quando faço a sopa da para fazer a mais e congelar?
O André esta com 4 meses até quando me será útil a maquina? Só ate deixar as papas ou ate ser mais grandinho? Sinceramente estou mesmo tentada, mas ajuda-me e da-me exemplos do que posso fazer com a maquina.

Agora outra duvida, lembras-te de te ter perguntado se o tang depois o andre poderia tomar por não ter proteína?.
Ainda não tirei essa duvida com o medico, mas faz de conta que o André não pode tomar nada que tem Aspartame ,a minha duvida  que me deixou alarmada é como eu sei que o tang tem Aspartame se nos ingredientes e no valor nutricional não diz nada.
Eu pensei que era só ler no rotulo os ingredientes e o valor nutricional, mas neste caso la não diz nada e sem querer eu estaria  a prejudicar o Andre sem saber.
Ha alguma tabela de todos os alimentos onde diga toda a sua composição, ou como é que se faz para saber?

Obrigada e Beijinhos
Ana Paula

6 comentários:

  1. Olá Ana Paula,
    A Baby cook utilizo-a para a cozedura a vapor dos legumes e para fazer as sopas e purés de fruta. As massas hipoproteicas costumo cozê-las à parte em água abundante e em quantidade suficiente para dois dias. Conservo as massas depois de escorridas num tuperware fechado no frigorífico e vou retirando as quantidades necessárias. Os legumes faço-os sempre antes das refeições para que conservem os nutrientes todos, daí também que estes pequenos robots com a cozedura a vapor permitam uma alimentação mais saudável. Controlo o tempo conforme quero os legumes mais al dente ou mais cozidos.

    O teu filho deve ter uma tabela específica para a Acidúria Glutárica que é com certeza diferente da minha Pku.
    A leitura dos rótulos diz obrigatóriamente se contém açúcares simples ou substitutos de açúcar neste último caso, é de dar um passo atrás... e devem dizer se contém aspartame. As embalagens de Tang que comprei há pouco tempo diziam claramente que continham aspartame. Para nós PKU, é proibidissimo! A Bárbara deve saber mais sobre as acidúrias.

    Beijinhos
    Sofia

    ResponderEliminar
  2. Ah! Não dá para grandes quantidades, depende da alimentação do teu filho. Eu faço refeição a refeição, afinal estou em casa também para isso!
    O João tem dois anos e três meses, e está para durar!
    Também é verdade que ele tem uma dieta muito restrita. Vai ver uma máquina e logo vês, podemos dispensá-las mas que são uma grande ajuda , são.
    Beijinhos
    Sofia

    ResponderEliminar
  3. Ola Sofia.
    Pelo que me dizes então a maquina no meu caso dará para muito tempo, é uma compra na qual irei dar uso dela para uns bons aninhos. É como tu dizes tenho mesmo que ir ver uma, tu falas que a tua tem aviso sonoro quando termina a cozedura. Todas da marca beaba têm?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. A da Chicco tem alarme sonoro para o fim da cozedura e para quando é necessário juntar água, a Beaba pura e simplesmente desde que tu ponhas a água no depósito faz o processo todo até ao fim e mantém-te os alimentos quentes até tu desligares. Eu saio de casa e deixo-a a trabalhar sem ter que me preocupar, quando chego está tudo acabado e pronto a comer.
    É claro que não é uma Bimby, mas o investimento não se compara, novas custam à volta de 100 euros. E em segunda mão podem custar alguns euros apenas.
    O modelo da Beaba que eu tenho já tem alguns anos, procura na net que tem toda a informação.
    A Chicco parece-me mais frágil, a Beaba mais resistente.
    Beijinhos
    Sofia

    ResponderEliminar
  5. Olá Ana Paula,

    Eu acho que não há nenhuma Tabela que tenha a informação completa, que cubra todos os alimentos. Vamos-nos habituando a ler os rótulos, a cruzar a informação com as tabelas do hospital, com a Tabela do INSA e finalmente perguntando sempre à dietista e à médica que nos acompanha.
    Cruzar Informação é o meu lema!

    Beijinhos
    Sofia

    ResponderEliminar
  6. Ola Sofia

    Tenho que ver se encontro alguém cá do Porto que tenha alguma babycook para venda, pois na Toysrus estão a venda da BEABA por 130.00 euros, tenho que ir procurando na Internet.
    Agora sobre o que o André vai depois ir poder comendo, vou ter que ir perguntando aos médicos e fazendo uma listinha onde aponte os que pode e não pode comer.
    Desde já agradeço-te toda a paciência e disponibilidade que tens tido comigo.
    Pois nada sei e então vou ter perguntado.
    Beijinhos

    ResponderEliminar