O almoço está servido! |
Sopa deliciosa de beterraba servida à temperatura ambiente e panqueca de abóbora e cogumelos.
A panqueca minutos antes de desaparecer |
Continuando a loucura das panquecas, apresento mais uma variante muito simples e que no fundo resume todo o aporte proteico do segundo prato da refeição.
A receita é simples:
A receita é simples:
- Coze-se a vapor 55gr (1/2 Parte) de abóbora de cabeça ou manteiga (butternut) e escorre-se.
- Fatiam-se os cogumelos brancos ou Paris na quantidade desejada e levam-se a lume quente numa frigideira anti-aderente com uns pingos de azeite até ficarem dourados. Borrifam-se com uns pingos de água para manterem a humidade e temperam-se a gosto ( eu não lhes ponho tempero algum porque sendo frescos os produtos e tendo já colocado sal na massa, acho desnecessário).
- Prepara-se a massa da panqueca/crepe normalmente, versão Loprofin ou versão Bezgluten consoante as disponibilidades da dispensa
- Depois de bem misturados todos os ingredientes (a 4 mãos!), junta-se uma 1/2 parte de abóbora previamente cozida e muito bem escorrida.
- Envolve-se a abóbora na massa até ficar incorporada e muito bem desfeita.
- Deita-se esta massa sobre os cogumelos na frigideira ainda bem quente, espalha-se a massa sobre os cogumelos e deixa-se dourar.
- Atira-se ao ar (agradece-se as palmas) e quando estiver dourada de ambos os lados, está pronta a servir.
- Barra-se com uma noz de manteiga (ou não!) e o almoço está pronto!
É uma receita muito prática para o tempo quente porque pode ser comida acabada de fazer ou levada na lancheira e comida à temperatura ambiente. E pode dispensar também a utilização de talheres, logo ideal para um piquenique! É muito apreciada pelo meu Pku que devora o almoço sem pestanejar.
Sem comentários:
Enviar um comentário