A cenoura é dos alimentos mais hipoproteicos que temos na tabela pku e, felizmente, é um dos legumes que mais gostamos lá em casa. Actualmente o prato favorito do Vasco é o que mostro na foto, arroz de tomate acompanhado de alface e croquetes de cenoura.
Estes croquetes dão algum trabalho mas ficam deliciosos por isso vale a pena! Eu fiz com cenoura e cebola mas podem ser escolhidos quaisquer legumes ao gosto de cada um.
Utilizei cerca de 250g de cenoura (já descascada e cortada às rodelas), 77g de cebola roxa (descascada e cortada aos gomos) e 1 ou 2 dentes de alho descascados. Misture estes (ou outros legumes) regue com um fio de azeite e sal e leve ao forno até dourar (o objectivo é que fiquem com o melhor sabor possível). Depois de assados deixe esfriar e triture tudo. Entretanto prepare um molho bechamel: começe por ralar um dente de alho e colocar numa panela com uma ou duas colheres de sopa de azeite. Deixe fritar durante 1 minuto e junte 1 colher de sopa de maizena bem cheia. Mexa durante uns segundos, junte um pacotinho de leite hipoproteico (ou leite de aveia). Deixe engrossar. Retire do lume, junte os legumes triturados e tempere a gosto (geralmente sal, noz moscada e sumo de limão). Admito que se misturar um pouco de puré de batata fiquem mais consistentes como diz a Chef Carla Palhinha, mas a dieta do Vasco por ora não permite, pelo que não juntei. Leve a mistura ao frigorífico até esfriar bem. Depois de arrefecida molde os croquetes (rende cerca de 20). Coloque numa tábua de cozinha e leve ao congelador até congelar.
Depois de congelados passar por fécula de batata, depois por substituto de ovo (2 colher de sopa de substituto dissolvida em meia chávena de água) e por fim por pão ralado (que pode ser temperado com alho e cebola desidratada), tendo o cuidado de cobrir e envolver bem os croquetes, apertando ligeiramente para compactar a "capa". Leve novamente ao congelador numa tábua ou bandeja. Depois de congelados retire e guarde em saco de congelação. Sempre que for preciso retirar do congelador e fritar, tendo o cuidado de verificar se o óleo está bem quente e nunca frite muitos de cada vez para não rebentarem.
Como este post é sobre cenoura tenho de partilhar também uma receita de cenoura refogada que faço sempre todas as semanas tal é o sucesso que faz. Começe por cortar a cenoura que quiser em rodelas finas (como em casa somos 4 geralmente faço 4 cenouras médias). Leve as cenouras à frigideira com uma colher de sopa de azeite por cenoura (ou menos). Deixe refogar, o objectivo é que a cenoura toste bem e não que frite, o que demora um pouco, geralmente cerca de 30 minutos e tem que ir mexendo regulamente. Quando estiver quase pronta tempere com sal, alho e coentros picados a gosto. Deixe por mais alguns minutos e retire do lume. Sirva. O aspecto é este. Fica DE-LI-CI-OSO, aconselho mesmo que experimentem!
Por último e porque a cenoura é realmente muito versátil, deixo-vos com esta receita de brigadeiros de cenoura. Coza a quantidade de cenoura que quiser (para a quantidade da foto cozi cerca de 1kg). Depois de cozida coloque num pano e aperte bem para tirar o máximo de água possível. Pese a polpa, junte igual quantidade de açucar (mais ou menos consoante sejam muito ou pouco gulosos) e raspa da casca de uma laranja grande. Molde bolinhas e passe por açucar, ou côco ou chocolate hipoproteico triturado. Leve ao frigorífico até servir!
Bom fim de semana e bons cozinhados!
Viva Chef Paula,
ResponderEliminarAdorei os croquetes, as cenourinhas para picar, e os brigadeiros de cenoura. Adorei tudo e também partilho desse amor pela cenoura, este legume tão polivalente, rico em soluções e pobre em proteínas, graças a Deus!
Básico e requintado. Os teus doces estão lindos, lindos!
Obrigado por mais estas maravilhas
Beijinhos
Sofia
Adorei as receitas e o carinho todo que passa na confecção. Parabéns e continuação de boas descobertas.
ResponderEliminar