People who are different change the world

07/05/2013

O cesto de terça feira do João - IX Semana

Sopa de feijão verde, "hambúrguer Pku" com massinhas de letras. Um puré de maçã e pêra.
Ementa do Colégio: Sopa de feijão verde, hambúrgueres com massa espiral e salada de tomate, iogurte de aromas.

Ementa do João: Sopa de feijão verde (com base de courgete, cenoura, cebola, e batata roxa), "hambúrguer" de cogumelos brancos, cenoura, um toque de molho tomate receita Original da Guloso, cebolinho fresco e meia fatia de pão hipoproteico demolhada em leite hipoproteico, panados em farinha de mandioca e acompanhados com massinhas de letras. Contra o iogurte de aromas avança um puré de maçã e pêra 100% fruta da Blédina. 

Pensamento do Dia: Finalmente hambúrgueres hipoproteicos, a única vez que os fiz foram liminarmente recusados e eram com base em batata doce. Foi uma luta terrível para conseguir dar consistência ao hambúrguer, sem batata nem massa, mas no final lá consegui uma forma mais ou menos aceitável. É a mania que tenho de fazer tudo em cima da hora, se tivesse feito pelo menos de véspera, o frio do frigorífico teria sido uma bela ajuda, mas ainda me sobrou massa para mais duas unidades, e essas sim, vão ser canja! Vamos ver se passam no teste. Logo saberei.

* a pedido da querida Dri, aqui vai a receita do hambúrguer para três doses:
  • 80gr de cogumelos brancos ou de Paris, sem pé
  • 50gr de cenoura cozida
  • 25 gr de pimento vermelho
  • 3/4 colheres de sopa de preparado de molho de tomate receita Original da Guloso
  • um nico de cebola
  • azeite q.b.
  • cebolinho fresco a gosto
  • meia fatia de pão de forma hipoproteico home made
  • leite hipoproteico q.b.
  • farinha de mandioca para panar e dar consistência
  1. Estufam-se os cogumelos (usei 4 unidades de 20gr cada) num tachinho com um fio de azeite , a cebola muito miudinha, o pimento cortado e a cenoura. Quando estiverem quase estufados, corta-se o cebolinho fresco e junta-se o molho de tomate e uma colher de água. Fecha-se e deixa-se apurar.
  2. Quando estiver o estufado pronto e não desfeito, desliga-se, passa-se com a varinha mágica até obter uma pasta grossa.
  3. Junta-se o pão que estava de molho em leite morno. 
  4. Envolve-se tudo e deixa-se arrefecer até poder ser moldado com a ajuda da farinha de mandioca.
  5. Frita-se ligeiramente num fio de azeite numa frigideira antiaderente.
  6. Está pronto!

5 comentários:

  1. Chef Sofia esse hamburguer está um primor. Grandes progressos e óptimo almoço!
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Querida Paula,
    Fico sempre arrependida de não seguir os teus bons conselhos e ser mais organizada, um picado vegetariano no congelador teria sido muito útil e ter a massa preparada de véspera ainda melhor! Como o João anda numa fase contra-cogumelos, este hambúrguer/croquete vai ser uma bela vitória na sua teimosia. Deus queira que passe!
    Beijinhos
    Sofia

    ResponderEliminar
  3. Olá Chefs...
    Este hamburguer deve ser optimo, gostava de fazer para o Gui mas nao sei se a "dentição/mastigação" dele ja esta preparada, e como tem andado a comer muito bem os legumes cozidinhos e esmagados e a massinha misturada nos purés e os picadinhos de vegetaois, até tenho medo de meter coisas novas, mas ja estou a ficar sem ideias, parece que lhe dou sempre o mesmo :(.
    O que davam aos vossos meninos nesta idade (15 meses e com 6 dentinhos á frente)?
    Que tipo de hamburguer começaram a dar?

    Obg
    Beijinhos
    Mª João

    ResponderEliminar
  4. Maria João,
    O João tem 4 anos, é a segunda "fornada" de hambúrgueres que faço e a primeira com sucesso...Talves eu devesse ser mais persistente, a verdade é que mais tarde ou mais cedo eles aderem. Este ano estou a vencer a batalha do pão que é uma grande vitória. Nunca desistir e muito menos desesperar. O João aderiu maravilhosamente às panquecas salgadas e aos queques salgados com legumes, as minhas queridas mini-bôlas. São também uma possibilidade. Este hambúrguer é muito macio, quase com a consistência de um croquete! Eles também adoram treinar os dentinhos e a massajar as gengivas.
    beijinhos
    Sofia

    ResponderEliminar
  5. Olá Maria João!
    Os primeiros hamburgueres que dei ao Vasco foram estes http://pkumetabolicas.blogspot.pt/2011/11/baby-burguers.html , feitos com batata doce no forno. Ele começo a comê-los mais ou menos com a idade do Gui. São bem molinhos e ainda hoje os faço. Acho que é uma boa maneira de introduzir os hamburgueres. Beijinhos

    ResponderEliminar