People who are different change the world

10/05/2013

Aproximam-se as Férias!

As Férias....

Está quase aí o tempo de férias e aqui em casa já estamos a planear as nossas, pois vamos já para o mês que vem!
Este ano será certamente um ano diferente, o primeira ano de férias a sério com o nosso pequeno Guilherme!
Normalmente vamos para um hotel no Sul de Espanha e de preferência à beira mar, para fazer autêntica vida de "dondoca" mas este ano era um bocadinho mais complicado! Vimos varias opções mas decidimos manter a nossa tradição, Espanha, Hotel á Beira Mar! :) E o desafio é.. como fazer a comidinha para o Guilherme? Começamos a "magicar" e lá nos vieram algumas ideias:
- Levar a BabyCook
- Placa de Vitroceramica Portátil
- Tacho/Frigideira
- Geleira Eletrica
- Despensa com produtos Hipoproteicos
- Sacos em vácuo já com as doses certas para a sopa
- Opção de potes de purés de vegetais Biológicos(que descobri no celeiro com pouca proteína) para servir com massinha ou arroz (ainda vou avaliar com a dietista esta opção)

Adicionalmente já temos um protocolo em Espanhol e em Sevilha (que fica perto do nosso destino de ferias) existe um Hospital que já sabemos onde fica, que tem uma unidade pediatrica de doenças metabólicas.

Como costumam fazer nas férias? Para que tipo de alojamento vão? Como se organizam?
Dicas que ajudem a vida em férias aceitam-se... :)

Obrigada
Beijinhos
Mª João

6 comentários:

  1. Viva Maria João,
    Tenho que dizer que estou abismada com tanta preparação para uma "iniciada", hehehe! Uma dica que me deu sempre jeito quando ia para fora, negociar com o estabelecimento hoteleiro, ou pedir explicando o caso particular, que disponibilizem um micro-ondas (foi o meu caso) ou um frigorífico mini bar no apartamento.Ou seja, se é aparthotel, muitas vezes é possível fazer assim uns pedidos que para eles não valem nada mas para nós equivalem a um enorme descanso. Por vezes nem imaginamos que os estabelecimentos hoteleiros podem ter camas de grades, cadeirinhas etc, eu abordaria a questão. O cliente, tem sempre razão!
    De resto, parece-me perfeito esse trabalho de casa, Maria João!
    Simplificar é a palavra de ordem. A Lilian do Brasil, deixou uns comentários com sugestões muito interessantes no outro post das férias.
    Beijinhos
    Sofia

    ResponderEliminar
  2. Olá Maria João,
    Está preparadíssima ao que vejo.
    Nas minhas férias vou sempre para locais onde possa cozinhar e em Portugal, portanto para mim hotel e estrangeiro está, por enquanto, fora de questão. Talvez seja uma questão de hábito, mas confesso que apesar do meu Vasco ter 3 anos, não me sinto à vontade para adoptar um esquema diferente. Costumo levar sempre a massa para o Vasco, doses de sopa congelada, alguns hamburgueres e o que tiver mais na minha dispensa. Pão só embalado para durar mais tempos. Frutas e legumes compro localmente. Costumos fazer um bolo hipo e levo as bolachas que o Vasco mais gosta. Mas acho que tu é que me deves dar conselhos para uma aventura dessas. Boas férias e beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá,

    Hoje em conversa com a fisioterapeuta do Guilherme que tem uma menina da mesma idade e sem qualquer problema na alimentação, disse-me que vai de férias para Cabo Verde e que leva as sopas para a menina congeladas e chega ao hotel e pede para colocarem no congelador. E que quando viaja para fora faz sempre assim....fiquei muito muito entusiasmada com esta ideia e mandamos e-mail para o hotel a perguntar se podiamos guardar a comida do bebé no congelador e claro responderam que sim :) o que me deixou felecissima... assim so preciso de fazer umas empreitadas de sopas, uns purés, uns picadinhos e pronto acho que vou poder fazer as minhas férias de "dondoca" :) mas claro que vou levar tudo atrás para estar prevenida para qualquer eventualidade!!
    Mas esta ideia de guardar as coisas no congelador do Hotel deixa-me entusiasmada, qualquer dia "pegamos em nós" e lá vamos fazer uma viagem de avião :)
    Beijinhos
    Mª João

    ResponderEliminar
  4. Olá Maria João.

    Com o André tb sempre fomos de ferias mas temos optado por ficar por cá em Portugal.
    Embora o meu marido tb seja da tua opinião e prefira ir para Espanha, confesso que ainda não me sinto confortável a esse ponto, mas estou a ponderar ir para o ano.
    E agora com a tua experiência deste ano , depois muitas perguntas irei ser eu a fazer a ti.
    Começamos por ir 2 anos em Nazaré por ser mais perto do Porto, e este ano vamos para Monte Gordo, e talvez para o ano já arrisque e vai mais longe um bocadinho.
    Isto do hotel deixar colocar as coisas no congelador deixou-me muito animada confesso, pois nunca imaginei possível.
    Tb temos ficados em apartamentos alugados, mas ficar em aparthotel é mt bom , pois acabamos por ter tudo como numa casa e hotel(tudo junto), agora hotel já me parece um pouco mais complicado, mas como tu dizes com gosto e dedicação tudo se consegue e aí está a prova , pois é em hotel que vais ficar não é?
    Eu mesmo em apartamento levo sempre a babycook para as sopinhas e fazer salada russa, cozer legumes, balança nunca pode faltar, agora penso que vás precisar de um tachinho pequeno para fazer o arroz, massinhas, açorda, farinha pau, uma frigideira para os hambúrguer, cogumelos, batatinha frita, a varinha magica para os purés de fruta embora com a babycook tb possa la fazer.

    Eu levo numa arca térmica pão já feito em casa, partido as fatias e congelado, hamburguers congelados, croquetes congelados, queques de chocolate congelados(os únicos que o André lá vai comendo )
    As sopas prefiro dps fazer lá pois na babycook é fácil e rápido.

    Depois levar as bolachas, massas, arroz, cereais que ele está a adorar comer assim como petisco , levar os medicamentos dele (Disocor e arginina ) entre os normais de qualquer criança como vitaminas , benuron, brufen, termometro,
    Levar os leites aptamil, ga2, Pfd, e o ( fantomalt caso fique doentinho sem apetite para comer), e as papas.

    No caso do André eu faço o leite todo junto e divido por 5 biberões, (tens frigorífico ou arca térmica que ligues a corrente? assim tens onde conservar o leite para todo o dia e os legumes que fores comprando para as refeições do Gui.
    Durante a noite ainda dou leite as 4 manha, se for o teu caso um aquecedor de biberões tb é importante.

    Depois uns brinquedos , mas o mais importante penso que será isto, espero ter ajudado, e depois já sabes que vou querer saber como correu a aventura.

    Desculpa lá todo este testamento, mas para onde eu vou levo a casa atrás como diz o meu marido :)
    Beijinhos

    Podes me enviar o protocolo em Espanhol e em Sevilha? é para GA 1?

    ResponderEliminar
  5. Ha tb costumo fazer estufado de legumes e congelo, depois é só cozer umas massinhas e esta pronto.

    ResponderEliminar
  6. Obrigada Paula pelas tua preciosas dicas! :) Claro que medicamentos , leites, papas ja faz parte da mobilia :)
    Estou a pensar levar todas as sopas congeladas e purés tb e depois vou-me desenrascando com a baby cook a placa de indução e acho que tudo se vai orientar. E claro aquecedor de biberons nao pode faltar, ate para aquecer a sopinha. O Guilherme já só bebe biberons de leite por dia e faz a 3ª toma de aminoácidos á tarde, só diluido em agua, se for misturado em comida detesta e vomita.
    Ainda nao digitalizei o protocolo em espanhol(é ddo GA1) ja tenho é montes de copias espalhadas em todo o lado :). Depois mando-te a morada do hospital.
    Obrigada Beijinhos
    Mª João

    ResponderEliminar