People who are different change the world

09/05/2013

O cesto de quinta feira do João - IX Semana

Sopa de caldo verde, peixinhos da horta com arroz de açafrão. Bolinhas de meloa com (um resto de) morangos.
Ementa do Colégio: Sopa de grão com hortaliça, arroz de frango com cenoura ralada, fruta da época.
Ementa do João: Sopa de caldo verde (com base de abóbora butternut, cebola, courgete sem casca e batata roxa), peixinhos da horta (feijão verde cozido e frito com polme) com arroz de açafrão , cenoura ralada. A fruta da época, bolinhas de meloa com morangos.

Pensamento do Dia: Caldo verde foi a sopa que fiz ontem para o jantar de família, assim sendo fiz também para o João, apesar da base do caldo verde do João ser diferente. Mas sopa de grão é para esquecer e uma sopinha de caldo verde apesar de triturado é sempre um consolo. Ainda não arrisco não triturar as couves para o João, se às vezes constitui para nós uma dificuldade com tanto fio pendurado para o colégio não valia a pena complicar.
Os peixinhos da horta, ficaram verdadeiramente deliciosos e tive que me conter para não não os devorar durante a prova! Era um dos meus pratos favoritos da infância em casa da minha avó, uma espécie de mimo que me traz as melhores recordações. Foram os meus primeiros peixinhos da horta, e lá está, não consigo fugir dos fritos! A Infância tem que ter peixinhos da horta, espero que ele goste tanto como eu.
É verdade, ontem o cesto fez furor! A auxiliar do João até queria que eu lhe explicasse onde se vendia o preparado para os ovos, hehehe! Diz que ficaram todos invejosos do almoço do João.

Polme= Massa ligeira à base de ovos, farinha e leite em que se mergulham os feijões verdes depois de cozidos e logo antes de serem mergulhados no óleo a ferver.

Os meus peixinhos da horta, uma dose infantil:

  • 63gr de feijão verde (1Parte para Pkus) sem fios e cortado em dois ou três bocados 
  • uma colher de sopa de substituto de ovo 
  • uma colher de sopa de farinha Maizena (amido de milho) 
  • uma colher de sobremesa de substituto de clara de ovo ( parece-me opcional) 
  • leite hipoproteico q.b. 
  • cebolinho fresco 
  • sal marinho e temperos a gosto 
  1. Coze-se o feijão verde a vapor brevemente de forma que mantenha alguma tonicidade 
  2. Numa tigela junta-se o substituto de ovo, a clara, a Maizena e mistura-se. 
  3. Aos poucos vamos juntando o leite e batendo com as varas até ficar uma massa leve e não demasiado liquida. 
  4. Tempera-se com umas pedras de sal e corta-se o cebolinho muito miudinho. 
  5. Última mexidela e o nosso polme está pronto para o mergulho do feijão verde. 
  6. Fritam-se os bocados de feijão verde em óleo bem quente depois de bem mergulhados no polme. 
  7. Escorre-se bem em papel absorvente e está pronto a ser devorado. 
A receita do polme dos peixinhos da horta foi inspirada nas maravilhosas receitas já aqui publicadas pelas nossas Chefs Ana da Câmara e Carla Palhinha.

2 comentários:

  1. Olá Chef Sofia!
    Estou verdadeiramente impressionada com esse almoço. Sempre adorei peixinhos da horta. Já fiz para o Vasco, mas o pequeno patife nem quis provar!
    Parabéns e beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá Chef Paula,
    Eu espero que o João também fique impressionado, porque na verdade serão os seus primeiros peixinhos da horta. E acho que vou explorar a onda dos Polmes. Apesar de ser uma área de fritos que eu tanto detesto fazer, mas por uns petiscos pkus, até nos enchemos de cheiro a fritos, blherccc! O irmão vai ficar verde, porque adora e eu nunca lhe fiz os originais.
    Obrigada e beijinhos

    ResponderEliminar