People who are different change the world

17/05/2013

O cesto de sexta feira do João - X Semana , o último dia

Sopa camponesa com feijão verde, panqueca com pimentos e azeitonas acompanhada por salada de tomate. A fruta da época, meloa com morangos.
Ementa do Colégio: Sopa camponesa, rolo de carne com esparguete e brócolos cozidos, fruta da época.

Ementa do João: Sopa camponesa com feijão verde cortado miudinho (com base de cebola, cenoura, courgete e batata doce amarela), panqueca com pimento vermelho e verde e azeitonas pretas acompanhada por salada de tomate xuxa. A fruta da época, bolinhas perfumadas de meloa algarvia com morangos.

Pensamento do Dia: Para o rolo de carne, a receita da Chef Paula Viegas seria perfeita, mas continuo à espera de notícias da encomenda do CGM, dai que a gestão das massas e arroz esteja no limite. Não sei se por esse motivo ou porque não me apeteceu "carne" com esparguete, resolvi voltar a uma ementa mais fast food,  e assim, acabo como comecei, com as minhas panquecas com cara de pizza que o João adora.

Os últimos cestos têm sido um sucesso, o que se deve, penso eu, a uma boa onda do João no colégio. Está perfeitamente adaptado ao ambiente e tem brio em acompanhar os coleguinhas de palmo e meio. As minha ementas, com algum esforço, têm melhorado um bocadinho e ele tem aderido com muito entusiasmo às novidades. No colégio todos os dias, me perguntam com curiosidade o que vai o João comer naquele dia, e alguns dos pratos, como os "ovos", as Bôlas de legumes, os hambúrgueres de cogumelos, os "peixes" da Horta, as panquecas/pizza, os estufados de batata doce, as frutas, etc têm provocado muita curiosidade. Ao fim da X Semana de Cestos, acho que vou parar por aqui, e talvez regressar com o tempo mais quente e cestos de Verão. Para mim foi muito útil este exercício e  espero que quem por aqui passa, com alguma benevolência, as tenha apreciado. Até breve!

Ah! Não preciso de dizer que os "filetes" de beringela de ontem, causaram sensação e o João, pura e simplesmente adorou. 

4 comentários:

  1. Olá Chef!
    Fico já na expectativa das lancheiras de Verão :)
    Adorei todas as tuas lancheiras e como sei o trabalho que dá quer a preparação quer a apresentação e publicação, não posso deixar de te agradecer a generosidade de teres partilhado essa parte da tua rotina, tão importante para todos nós. A qualidade, variedade e impecável apresentação das refeições do João prova que uma alimentação hipoproteica pode ser delicicosa e mesmo provocar a inveja dos que seguem um regime sem restrições. Considero que prestaste um brilhante serviço à comunidade metabólica.
    Fico também muito feliz que o meu "sobrinho" esteja plenamente integrado na escola (um beijinho para ele).
    Só para concluir, contrariamente ao que dizes não tens nada de aprendiz. És uma Top Chef.
    Muitos beijinhos
    Paula

    ResponderEliminar
  2. Querida Chef Paula,
    Obrigada pelas tuas palavras, é um exercício individual do qual eu sou a primeira crítica, e mereço muitas críticas! Sou bastante modesta nas minhas pretensões,mas confesso-me realmente feliz com a alegria com que o João faz as refeições no colégio. Fazer um diário de lancheiras ajuda-nos a perceber e a corrigir as excessivas repetições, a melhorar a criatividade. É trabalhoso mas muito divertido. E quando há outras lancheiras, como as tuas ou as da Cristiana a fazer concorrência, ainda melhor, trocamos dicas e percebemos como as diferenças são estimulantes.
    Beijinhos e obrigada por também aqui seres companheira de estrada.
    Sofia

    ResponderEliminar
  3. Sofia,

    Obrigada pela partilha das lancheiras, foi uma excelente iniciativa e para mim futura mãe de lancheiras foi uma felicidade ver que é possivel, mesmo dentro das nossas lmitações preparar refeições deliciosas, diversificadas, saudaveis e o principal é que deixam os meninos felizes e a fazer "inveja" nos outros.

    Beijinho grande e mais uma vez obrigada por me ajudarem a ser cada dia mais feliz!

    Mª João

    ResponderEliminar
  4. Amiga querida deu uma dózinha de ler q era o último... Mas como bem disse a Paulinha sei que é bem demorado e trabalhoso p fazer. Peço que vc volte de fato futuramente com os cestos pois eles me inspiram demais. Obrigada, obrigada, obrigada.

    ResponderEliminar