People who are different change the world

12/05/2013

Brioche en machine à pain, ou um delicioso Pão Brioche

Pão brioche acabado de sair da máquina com  o característico buraco da pá ao meio... 
Ingredientes:
  • 2 pacotinhos de leite hipoproteico da Loprofin
  • 1 colher de sopa de manteiga sem sal à temperatura ambiente
  • 3 colheres de sopa rasas de coffee mate
  • 1 colher de sobremesa de levedura seca (dos pacotinhos que acompanham a farinha)
  • 1 colher de sopa de açúcar baunilhado
  • 4 colheres de sopa de açúcar mascavado
  • 300gr de farinha hipoproteica da Loprofin
  • 1 colher de sopa de substituto de ovo
  1. Amornar o leite e deitar  os ingredientes por esta ordem na máquina do pão.
  2. Escolher um programa na máquina que seja de 2h30m ou equivalente, eu escolhi na minha máquina, um programa adequado à execução de pão brioche.
  3. Ajudar com a espátula se necessário para evitar que a farinha se agarre às paredes laterais da cuba.
  4. Esquecer o assunto enquanto a máquina trabalha... e já está!
A receita vinha publicada pela Maman Mathilde Dufour, num grupo de Fenilcetonúria francês do FB e eu apenas fiz umas ligeiras adaptações como trocar parte da manteiga por coffee mate. Eu sinto uma enorme proximidade com os franceses e a sua gastronomia, acho que admiro tudo o que fazem e como ambos os Países, pertencemos à mesma cultura gastronómica mediterrânica, as afinidades são imensas. 
Talvez seja possível reduzir um pouco o coffee mate na receita ou retirar o substituto de ovo, mas a verdade é que o cheiro é excelente (embirro com o cheiro do pão hipoproteico habitualmente), a cor óptima e o mais importante, o João gostou imenso. Prontamente devorou uma fatia ainda quente e lanchou uma "sanduis" de queijo. 
Penso que nesta receita, o "ingrediente secreto" que torna o cheiro delicioso e o sabor especial será o açúcar baunilhado. Fiquei feliz, cada vez sinto mais que estou a ganhar também esta batalha do pão.

1 comentário:

  1. Olá Chef!
    Como já tive a oportunidde de experimentar o teu pão brioche, posso aqui declarar que é verdadeiramente delicioso. E aquele cheirinho a baunilha divinal.... ah tenho mesmo de fazer esta receita para o Vasco.
    Beijinhos

    ResponderEliminar