People who are different change the world

15/05/2013

O cesto de quarta feira do João - X Semana

Sopa verde de agriões, estufado da horta à jardineira. Banana com meio kiwi e ainda um palmier.
Ementa do Colégio: Sopa de espinafres, carne à jardineira, fruta da época.

Ementa do João: Sopa verde de agriões (com base de cebola, cenoura,nabo e batata doce amarela), estufado da horta à jardineira, com batata nova, batata doce amarela, cenoura, feijão verde, uma colher de sopa de molho de tomate e duas folhas de manjericão ripadas para perfumar. A fruta da época, banana com meio kiwi e ainda um palmier da Adpan para o lanche.

Pensamento do Dia: Porque será que as ervilhas não estarão na tabela de Phe? Os franceses Pkus comem-nas mesmo que em pouca quantidade. Meia dúzia de ervilhas davam jeito para compôr a Jardineira. É uma questão que hei-de explorar.
Na Tabela do INSA 100gr de ervilhas em grão congeladas cruas, têm 5,3 de proteína.
Tenho a informação (a confirmar!), que na Tabela Francesa 1P de ervilhas será igual a 10g. Pergunto aos meus botões se não será uma questão, que tal como o arroz, será para ponderar para a fase posterior aos 12 anos. Alguma achega?

14 comentários:

  1. olá Sofia,
    Que coincidência também tenho andado com a "jardineira" nos meus pensamentos. Como preparar esta receita dando-lhe bom sabor e variedade? Como as partes da dieta não são muitas ainda não arrisquei. Essa questão das ervilhas também é muto interessante. A nossa tabela do INSA é muito pobre a nível de informação, deveria conter os aminoácidos. Questões a serem exploradas no futuro.
    Mais um almoço impecável, coroado com esse palmier que é delicioso! Bjs

    ResponderEliminar
  2. Olá Sofia,
    Sou a Ana, sou do Porto, tenho 20 anos e tenho PKU...
    Nunca comi ervilhas, mas cá em casa sempre houve alternativas. Uma boa alternativa às ervilhas é sem dúvida o feijão verde cortado mais miudinho. É assim que a minha mãe faz a jardineira cá em casa.
    Espero ter ajudado,
    Beijinho
    Ana Silva

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Ana,
      Claro que há sempre alternativas! E como podes ver eu também utilizei o feijão verde cortadinho como alternativa. Mas mesmo assim, as ervilhas parecem-me um caso a ser discutido com os dietistas/nutricionistas que nos acompanham. Tal como o arroz, as quantidades permitidas seriam pequenas, mas poderiam ser integradas na dieta. Para mim, mantenho, é um caso a estudar. E tu, Ana, comes arroz normal ou hipoproteico?
      Beijinhos e muito obrigada pelo teu comentário/sugestão.
      Sofia

      Eliminar
    2. Olá,
      sempre comi arroz normal... por vezes intercalava com o hipoproteíco mas era raro até que deixei de comer. Sinceramente nunca gostei muito de arroz, sempre preferi a batata. E se isso me fazia (e faz) feliz e a minha mãe dava-me e não fazia conta às quantidades

      Beijinhos
      Ana Silva

      Eliminar
    3. Olá Ana,
      É muito interessante aprender com outras experiências, o meu filho, por exemplo nunca comeu arroz normal, aqui em Lisboa desaconselham. Penso que terá a ver com a saciedade. E fazer uma Mãe feliz é sempre um belo motivo!
      Beijinhos
      Sofia

      Eliminar
    4. Cada caso é um caso... Eu sempre tive os valores da picada entre os 3/4mmg e ainda hoje, já na faculdade, com uma gestão da dieta um pouco mais alargada consigo manter os valores dentro dos mesmos números.
      Cada caso é específico. e a dieta vai sendo adaptada conforme a idade...
      Cá no Porto o nosso acompanhamento é mais completo (tendo em conta o que ouço dizer por aí)
      Beijinho,
      Ana Silva

      Eliminar
  3. Olá Sophia,

    Eu por vezes utilizo as ervilhas, até na sopa dos gémeos para ser diferente. Na tabela que eu tenho é 10gr = 1 parte.
    bjis
    Sandra

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Sandra!
      Que bela notícia o saber que utiliza as ervilhas. Então os seus valores confirmam os da Tabela francesa 1P=10g. Consultou a sua nutricionista? Ou foi uma gestão pessoal e consciente da dieta?
      Acho que um dia destes também farei uma jardineira com petit pois. Talvez o deixe chegar aos seis anos e fale entretanto com o HSM.
      Beijinhos para os 3 e obrigada
      Sofia

      Eliminar
  4. Olá a todos,

    Esta vai ser a última vez que comento alguma coisa aqui.

    Eu concordo com a Ana, cá em casa é igual, as ervilhas são sempre substituídas pelo feijão verde.
    Quando eu era pequena comia ervilhas, mas a dada altura os médicos retiraram porque se aperceberam que as ervilhas têm muita fenilalanina!!
    Por isso agora já fazem parte dos proibidos e não entra na tabela!

    A tabela do INSA pelo que me parece é uma tabela geral, provavelmente deve dizer apenas o equivalente de proteína e não o equivalente de fenilalanina. Não se pode seguir tanto como a outra.
    As ervilhas podem ter pouca proteína, mas essa proteína pode ser toda fenilalanina!!

    Tudo o que NÃO está presente nas tabelas significa que não podemos!
    Por isso é que também não estão lá as castanhas... Não vale a pena ir procurar a outro lado o teor proteico, porque o importante é a quantidade de fenilalanina!!!!!!

    Vera Santos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vera,
      Caso não tenhas percebido, refiro-me à Tabela Francesa para Pcus em que a quantidade de 1 Parte de ervilhas Phe= 10g. Ou seja, a gestão individual da dieta é feita com bastantes variáveis, e claro, que todos sabemos que não há uma relação directa entre o valor proteico e a fenilalanina. Por isso mesmo é que o milho, que não vem na Tabela entra em muitas dietas. E o milho não vem na Tabela, pois não? Vera, contrariamente ao que afirmas, vale muito a pena investigar as Tabelas de outros países, temos muito a aprender. E mais, a Tabela de Equivalentes de Fenilalanina do CGM é em muito fruto da Tabela Inglesa.
      Bem hajas
      Sofia

      Eliminar
    2. eu como ervilhas poucas mas sim sem problema é controlado como o milho. Poucas mas boas de pequena não gostava também.
      Arroz normal nunca comi e batata se for normal 1 pequenina raramente e fritas em dias de festa 2 ou 3 depende se como cogumelos ou o chouriço de batata.
      beijinhos

      Catarina

      Eliminar
    3. Olá Cathy!
      Obrigada pela tua partilha, cada vez mais me convenço que cada cabeça sua sentença! Há alguma flexibilidade na gestão da dieta, o que é preciso é ter responsabilidade e fazer contas.
      Beijinhos
      Sofia

      Eliminar
  5. Olá a todas :-)

    A tabela que eu uso e onde constam as ervilhas é a tabela do que é permitido e foi-me fornecida pela nutricionista do Hosp S. João, que é onde os meus gémeos são acompanhados.
    Realmente é como a Sophia diz, cada cabeça sua sentença!!!
    Até porque, penso que já falei nisto, das vezes que tem havido alteração de valores a nutricionista nunca manda retirar nenhuma parte de legumes nem de fruta, opta por mandar retirar à quantidade do leite.
    Rsrssrs, é por isso que isto por vezes me deixa ansiosa, tantas experiências e opiniões diferentes,será que estou a ir pelo melhor caminho??
    Bjis
    Sandra

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sandra,
      Estou certa que há vários caminhos para se chegar aos mesmos resultados! E estou curiosíssima de conhecer essa Tabela! Não tem maneira de a publicar? Ou de ma enviar por email que eu retirava as novidades e publicava-as aqui? E obrigada por essa bela notícia! Se puder fazê-lo, vou mesmo levá-la à nossa dietista cá em Lisboa no Santa Maria para ela nos dar também o ok. Ou se a Vossa nutricionista tiver um email, eu escrevia a pedir!
      Beijinhos e obrigada

      Sofia

      Eliminar