People who are different change the world

10/05/2013

O cesto de sexta feira do João - IX Semana

Creme de brócolos, estufado de duas batatas, cogumelos and friends. A fruta da época, bolinhas de meloa com amoras.
Ementa do Colégio: Creme de vegetais, caldeirada de peixe com salada de alface, fruta da época.
Ementa do João: Creme de brócolos (com base de abóbora butternut, cebola, cenoura e batata doce amarela), estufado de duas batatas, cogumelos and friends (com refogado de batata branca, batata doce amarela, cenoura, cogumelos, uma vagem de feijão verde para animar, uma colher de sopa de molho de tomate Original da Guloso, e uma folha de manjericão muito cortadinha. A fruta da época, bolinhas de meloa com amoras.

Pensamento do Dia: Adoro estufados com legumes variados, sempre os comemos em casa dos meus pais para variar das saladas, uma espécie de ratatouille com beringelas, courgetes, pimentos e cogumelos e mais recentemente desde que o João nasceu passaram muitas vezes a ocupar o lugar de prato principal. E a verdade é que mesmo os mais renitentes carnívoros lá de casa, não lhes resistem. Acho que fazem um excelente contraponto às caldeiradas, e permitem uma gestão variada dos frescos que temos no frigorífico, para além de serem muito saudáveis e saborosíssimos. Aqui no caso do meu humilde estufado de batatas com cogumelos, ando a ver se trabalho o gosto do João até ele estar preparado para o degrau acima. Ainda é muito novo e estranha a consistência da beringela e da courgete e mesmo mais recentemente dos cogumelos, que raiva! Lá chegará, é uma questão de tempo.
Ontem ao almoço, os peixinhos da horta fizeram furor no colégio, 1-0 para Pkus.

1 comentário:

  1. Olá Sofia!
    Misturar dois tipos de batata (se bem que batata doce não é exactamente batata) no estufado parece-me uma ótima ideia para variar cores e sabores.
    Também acho que os estufados são mesmo um must e uma alternativa a explorar para fugirmos um pouco à base dos fritos. Eu adoro e o Vasco também, com os carnivoros lá de casa é que não é facil.
    A fruta da época apresentada de forma irrepreensível, como sempre. Beijinhos

    ResponderEliminar