People who are different change the world

29/06/2011

Subsídio de assistência a filho com doença crónica.

Olá Sofia.
Será que me podes tirar uma grande dúvida?
Segunda-feira fui a segurança social pedir o impresso para preencher a requerer o subsidio para assistência a filhos com doenças crónicas e para meu espanto o sr que me atendeu diz-me que além deste impresso a médica de família também  tem que me passar uma baixa médica para assistência familiar. Passa para 12 dias e depois passa para de mês a mês ate fazer os 6 meses e assim sucessivamente.

Agora a minha admiração é que +ou - há um mês atrás liguei para a segurança social directa a pedir informações e uma funcionária que me atendeu diz-me precisamente o contrario. Que apenas tenho que preencher esse tal impresso de assistência a filhos com doença cronica, juntar uma declaração médica do André, mais o papel com o nº do NIB e que não tenho que meter baixa nenhuma pois este subsidio é um subsidio que nos pagam e não tem nada a ver com baixa médica.

E agora onde é que ficamos?
Tenho que pedir também baixa médica ou não?
Se me poderes tirar esta dúvida agradecia-te muito, pois não sei o que fazer.

E é por isso que as coisas na segurança social correm todas mal , pois há funcionários que dão informações completamente diferentes do próprio colega mesmo ao lado. Será isto falta de profissionalismo? Eu penso que sim.


Já agora mudando de assunto, aproveito para dizer que amei a minha babycook e que aconselho a todas as mães pois enquanto ela esta a fazer a sopinha ou a fruta do André eu posso estar a fazer outras coisas sem ter que me preocupar. E o André bem gosta das sopinhas.
Ele já vai a caminho dos 7 meses  e graças a Deus tem corrido tudo muito bem, e espero que assim continue.
Para comer as papas, as sopas ou a fruta ralada está sempre de boca aberta.
Agora estou é com problemas em ele me tomar o leite, pois não quer tomar o leite (deve ter enjoado) e a única solução é dar-lhe de seringa, mas pelo meu pequerrucho faço tudo, passo uma hora e tal para que ele beba simplesmente 120ml de leite.
Pelo que o medico diz mais um mês começa com a comidinha puré, açorda, farinha de pau ,etc, vamos ver como corre, agora estou a começar a dar-lhe bolacha para ele começar a mastigar mas ele não esta ainda muito interessado, vamos la ver como corre os próximos dias, pois ele só quer tudo passado.

Ás mamãs que tiverem  bebézinhos agradeço todo o tipo de dicas e truques para as comidinhas para ele, pois praticamente não sei nada.
Beijinhos
Ana Paula

4 comentários:

  1. Olá Paula,

    A informação que tenho e que vem publicada no site da Segurança Social, diz claramente que basta entregares o impresso para Assistência a filho com deficiência ou doença crónica preenchido mais a declaração médica para esse efeito passada pelo médico do Serviço de Metabólicas do teu filho. O teu médico de família não é especialista em Metabólicas e esta questão não tem nada a ver com os Centros de Saúde mas sim com os Centros de Tratamento dos nossos filhos. Comigo foi assim e não penso que tenha mudado. Quanto às informações dos Funcionários da Segurança Social, só deves pedir informações no balcão que trata deste assunto especificamente, aqui em Lisboa é o caos, um diz A o outro diz B e a nós que nos entendamos com informações contraditórias.
    O médico/a do Serviço do Hospital deve saber perfeitamente qual a declaração necessária para este efeito. Atenção ao preenchimento do Formulário, tens que ser muito rigorosa com as datas, e não te esqueças, a renovação é para ser feita por períodos de 6 meses e antes de eles terminarem.
    Espero ter ajudado. Qualquer coisa telefona-me.
    Beijinhos Sofia

    ResponderEliminar
  2. Ola Sofia.
    Obrigada pela ajuda.Pelo menos assim já fiquei esclarecida.
    Cá no Porto na Segurança Social penso que não há nenhum gabinete próprio para esclarecimentos só relacionados com subsídios para as doenças cronicas.
    Cada gabinete informa todo tipo de duvidas.E é como tu dizes cá tb é uma confusão que perdemos horas para sermos atendidos, e depois cada funcionário diz uma coisa diferente, completamente contraditórias.
    Obrigada

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde sou uma mulher de 29/anos sou doente de fenilcetonúria e gostaria de saber se ha algum tipo de subsidio para pessoas com esta doença se me poderem ajudar agradeço beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde sou uma mulher de 29/anos sou doente de fenilcetonúria e gostaria de saber se ha algum tipo de subsidio para pessoas com esta doença se me poderem ajudar agradeço beijinhos

    ResponderEliminar