People who are different change the world

27/06/2011

Salazares de cenoura e laranja (+-3 partes Pku)

Ingredientes:
  • 250grs de cenoura (+- 2,5 partes)
  • 1/4 de laranja com casca (+- 0,5 partes)
  • 200grs de acúcar
Preparação:
  • Descasque a cenoura e lave a laranja  
  • Corte-as aos bocados e leve-as a cozer em pouca água
  • Depois de cozidas, escorra-as muito bem de água durante aproximadamente 30 minutos.
  • Passe tudo com a varinha mágica até ficar um puré perfeito e deixe arrefecer.
  • Leve a ferver juntamente com o açúcar durante 30 minutos, mexendo sempre com uma colher de pau.
  • Deixe repousar da noite para o dia.
  • Faça bolinhas que enrola em açúcar areado e coloque em forminhas de papel frisado (20/22 bolinhas).
  • Ponha no frio.
  • Et Voilá!
Foi o meu doce Pku para o picnic e a verdade é que gostei tanto ou tão pouco, que o repeti para o almoço de família de Domingo. Posso garantir que foi um sucesso juntos dos meus críticos mais exigentes. Já tenho um doce Pku para acompanhar o chá das cinco, ou para um café  especial! Claro que o meu Pku de palmo e meio, para variar, nem lhes tocou, mas não importa, um destes dias acorda e pede-me um destes docinhos cor de laranja, a saber a doce conventual. Experimentem!

* Adaptação da receita da Dra Maria Eduarda Vaz Osório retirada do Livro de receitas "Comer bem ...Sem fazer mal" Parte 2.

1 comentário:

  1. Olá Sofia,
    Esses teus doces e irresistíveis salazares são ótimos para qualquer altura do dia.
    Afinal há muito para explorar na culinária PKU!
    Beijinhos

    ResponderEliminar