Não fazia ideia de números absolutos de doentes metabólicos em Portugal, mas faz sentido que mais de metade sejam Fenilcetonúricos, porque desde que foi criado o teste do Pezinho só incluia na sua pesquisa o Hipotiroidismo e a Fenilcetonúria, assim é natural que os meninos com outras doenças metabólicas não fossem detectados, porque só a partir de 2008, é que se incluiu a vasta lista de doenças metabólicas agora pesquisadas. Parece-me que daqui para a frente com o conhecimento do verdadeiro impacto de doenças metabólicas (tratáveis), se possam tomar medidas mais profundas para estes doentes, investindo na investigação cientifica e em medicinas alternativas que sejam capazes de dar resposta a estes nossos Principes e Princesas. Tenho Esperança no futuro!
Pois que novidade!
ResponderEliminarIsso já sabia há muito tempo!
Não fazia ideia de números absolutos de doentes metabólicos em Portugal, mas faz sentido que mais de metade sejam Fenilcetonúricos, porque desde que foi criado o teste do Pezinho só incluia na sua pesquisa o Hipotiroidismo e a Fenilcetonúria, assim é natural que os meninos com outras doenças metabólicas não fossem detectados, porque só a partir de 2008, é que se incluiu a vasta lista de doenças metabólicas agora pesquisadas.
ResponderEliminarParece-me que daqui para a frente com o conhecimento do verdadeiro impacto de doenças metabólicas (tratáveis), se possam tomar medidas mais profundas para estes doentes, investindo na investigação cientifica e em medicinas alternativas que sejam capazes de dar resposta a estes nossos Principes e Princesas.
Tenho Esperança no futuro!