Sopa verde de agriões, estufado da horta à jardineira. Banana com meio kiwi e ainda um palmier. |
Ementa do Colégio: Sopa de espinafres, carne à jardineira, fruta da época.
Ementa do João: Sopa verde de agriões (com base de cebola, cenoura,nabo e batata doce amarela), estufado da horta à jardineira, com batata nova, batata doce amarela, cenoura, feijão verde, uma colher de sopa de molho de tomate e duas folhas de manjericão ripadas para perfumar. A fruta da época, banana com meio kiwi e ainda um palmier da Adpan para o lanche.
Pensamento do Dia: Porque será que as ervilhas não estarão na tabela de Phe? Os franceses Pkus comem-nas mesmo que em pouca quantidade. Meia dúzia de ervilhas davam jeito para compôr a Jardineira. É uma questão que hei-de explorar.
Na Tabela do INSA 100gr de ervilhas em grão congeladas cruas, têm 5,3 de proteína.
Tenho a informação (a confirmar!), que na Tabela Francesa 1P de ervilhas será igual a 10g. Pergunto aos meus botões se não será uma questão, que tal como o arroz, será para ponderar para a fase posterior aos 12 anos. Alguma achega?
Tenho a informação (a confirmar!), que na Tabela Francesa 1P de ervilhas será igual a 10g. Pergunto aos meus botões se não será uma questão, que tal como o arroz, será para ponderar para a fase posterior aos 12 anos. Alguma achega?
olá Sofia,
ResponderEliminarQue coincidência também tenho andado com a "jardineira" nos meus pensamentos. Como preparar esta receita dando-lhe bom sabor e variedade? Como as partes da dieta não são muitas ainda não arrisquei. Essa questão das ervilhas também é muto interessante. A nossa tabela do INSA é muito pobre a nível de informação, deveria conter os aminoácidos. Questões a serem exploradas no futuro.
Mais um almoço impecável, coroado com esse palmier que é delicioso! Bjs
Olá Sofia,
ResponderEliminarSou a Ana, sou do Porto, tenho 20 anos e tenho PKU...
Nunca comi ervilhas, mas cá em casa sempre houve alternativas. Uma boa alternativa às ervilhas é sem dúvida o feijão verde cortado mais miudinho. É assim que a minha mãe faz a jardineira cá em casa.
Espero ter ajudado,
Beijinho
Ana Silva
Viva Ana,
EliminarClaro que há sempre alternativas! E como podes ver eu também utilizei o feijão verde cortadinho como alternativa. Mas mesmo assim, as ervilhas parecem-me um caso a ser discutido com os dietistas/nutricionistas que nos acompanham. Tal como o arroz, as quantidades permitidas seriam pequenas, mas poderiam ser integradas na dieta. Para mim, mantenho, é um caso a estudar. E tu, Ana, comes arroz normal ou hipoproteico?
Beijinhos e muito obrigada pelo teu comentário/sugestão.
Sofia
Olá,
Eliminarsempre comi arroz normal... por vezes intercalava com o hipoproteíco mas era raro até que deixei de comer. Sinceramente nunca gostei muito de arroz, sempre preferi a batata. E se isso me fazia (e faz) feliz e a minha mãe dava-me e não fazia conta às quantidades
Beijinhos
Ana Silva
Olá Ana,
EliminarÉ muito interessante aprender com outras experiências, o meu filho, por exemplo nunca comeu arroz normal, aqui em Lisboa desaconselham. Penso que terá a ver com a saciedade. E fazer uma Mãe feliz é sempre um belo motivo!
Beijinhos
Sofia
Cada caso é um caso... Eu sempre tive os valores da picada entre os 3/4mmg e ainda hoje, já na faculdade, com uma gestão da dieta um pouco mais alargada consigo manter os valores dentro dos mesmos números.
EliminarCada caso é específico. e a dieta vai sendo adaptada conforme a idade...
Cá no Porto o nosso acompanhamento é mais completo (tendo em conta o que ouço dizer por aí)
Beijinho,
Ana Silva
Olá Sophia,
ResponderEliminarEu por vezes utilizo as ervilhas, até na sopa dos gémeos para ser diferente. Na tabela que eu tenho é 10gr = 1 parte.
bjis
Sandra
Viva Sandra!
EliminarQue bela notícia o saber que utiliza as ervilhas. Então os seus valores confirmam os da Tabela francesa 1P=10g. Consultou a sua nutricionista? Ou foi uma gestão pessoal e consciente da dieta?
Acho que um dia destes também farei uma jardineira com petit pois. Talvez o deixe chegar aos seis anos e fale entretanto com o HSM.
Beijinhos para os 3 e obrigada
Sofia
Olá a todos,
ResponderEliminarEsta vai ser a última vez que comento alguma coisa aqui.
Eu concordo com a Ana, cá em casa é igual, as ervilhas são sempre substituídas pelo feijão verde.
Quando eu era pequena comia ervilhas, mas a dada altura os médicos retiraram porque se aperceberam que as ervilhas têm muita fenilalanina!!
Por isso agora já fazem parte dos proibidos e não entra na tabela!
A tabela do INSA pelo que me parece é uma tabela geral, provavelmente deve dizer apenas o equivalente de proteína e não o equivalente de fenilalanina. Não se pode seguir tanto como a outra.
As ervilhas podem ter pouca proteína, mas essa proteína pode ser toda fenilalanina!!
Tudo o que NÃO está presente nas tabelas significa que não podemos!
Por isso é que também não estão lá as castanhas... Não vale a pena ir procurar a outro lado o teor proteico, porque o importante é a quantidade de fenilalanina!!!!!!
Vera Santos
Vera,
EliminarCaso não tenhas percebido, refiro-me à Tabela Francesa para Pcus em que a quantidade de 1 Parte de ervilhas Phe= 10g. Ou seja, a gestão individual da dieta é feita com bastantes variáveis, e claro, que todos sabemos que não há uma relação directa entre o valor proteico e a fenilalanina. Por isso mesmo é que o milho, que não vem na Tabela entra em muitas dietas. E o milho não vem na Tabela, pois não? Vera, contrariamente ao que afirmas, vale muito a pena investigar as Tabelas de outros países, temos muito a aprender. E mais, a Tabela de Equivalentes de Fenilalanina do CGM é em muito fruto da Tabela Inglesa.
Bem hajas
Sofia
eu como ervilhas poucas mas sim sem problema é controlado como o milho. Poucas mas boas de pequena não gostava também.
EliminarArroz normal nunca comi e batata se for normal 1 pequenina raramente e fritas em dias de festa 2 ou 3 depende se como cogumelos ou o chouriço de batata.
beijinhos
Catarina
Olá Cathy!
EliminarObrigada pela tua partilha, cada vez mais me convenço que cada cabeça sua sentença! Há alguma flexibilidade na gestão da dieta, o que é preciso é ter responsabilidade e fazer contas.
Beijinhos
Sofia
Olá a todas :-)
ResponderEliminarA tabela que eu uso e onde constam as ervilhas é a tabela do que é permitido e foi-me fornecida pela nutricionista do Hosp S. João, que é onde os meus gémeos são acompanhados.
Realmente é como a Sophia diz, cada cabeça sua sentença!!!
Até porque, penso que já falei nisto, das vezes que tem havido alteração de valores a nutricionista nunca manda retirar nenhuma parte de legumes nem de fruta, opta por mandar retirar à quantidade do leite.
Rsrssrs, é por isso que isto por vezes me deixa ansiosa, tantas experiências e opiniões diferentes,será que estou a ir pelo melhor caminho??
Bjis
Sandra
Sandra,
EliminarEstou certa que há vários caminhos para se chegar aos mesmos resultados! E estou curiosíssima de conhecer essa Tabela! Não tem maneira de a publicar? Ou de ma enviar por email que eu retirava as novidades e publicava-as aqui? E obrigada por essa bela notícia! Se puder fazê-lo, vou mesmo levá-la à nossa dietista cá em Lisboa no Santa Maria para ela nos dar também o ok. Ou se a Vossa nutricionista tiver um email, eu escrevia a pedir!
Beijinhos e obrigada
Sofia