People who are different change the world

28/05/2013

"Canelones"


Ultimamente tenho andado à procura de mais algumas receitas para introduzir no repertório do Vasco. Tenho notado que por vezes já não come tão bem os pratos que comia. Porém, qualquer novidade é o cabo dos trabalhos para introduzir. Dilema... A regra que aplico é sempre "tens de provar um bocadinho". E ele faz exactamente isso, prova um bocadinho e já não quer mais. Esta receita fiz para o jantar de Domingo e ele lá comeu dois ou três bocadinhos. Levou um canelone para comer no almoço de 2ª na escola (segundo me dizem comeu bem). O resto foi o meu almoço de segunda, porque eu fiquei verdadeiramente fã destes "canelones". Com a massa para lasanha também se podem fazer canelones, mas ficam mais rijos. Como o meu pequeno não gosta muito de mastigar coisas rijas, aproveitei a ideia da Chef Mafalda Pinto Leite e fiz estes canelones com crepes. A receita dos crepes é esta que publiquei aqui http://pkumetabolicas.blogspot.pt/2013/02/um-preparado-waffles-panquecas-crepes.html. 

Preparei quatro crepes (na receita base omiti parte do açucar). Aparei um bocadinho os crepes e de recheio coloquei molho branco com queijo hipoproteico e alho francês refogado. Em matéria de recheio pode ser o que se quiser. Eu achei esta combinação particulamente boa.
Depois é enrolar, colocar num travessa de forno e cobrir com molho de tomate e queijo hipoproteico ralado (1ª foto).
Levar ao forno até dourar e derreter o queijo e já está. Simples e com uma possibilidade imensa de variação para recheio e molho.
Bom apetite!
Beijinhos
Paula Viegas

25/05/2013

Atenção! Foi adiada a Formação para Pais no HSM



As Acções de Formação para Pais no Hospital de Santa Maria, sob a coordenação da Dietista Dr.ª Zélia Patrício, já aqui previamente anunciadas, sofreram um adiamento na sua calendarização. Em breve será anunciada a nova data. Aguardemos!

17/05/2013

O cesto de sexta feira do João - X Semana , o último dia

Sopa camponesa com feijão verde, panqueca com pimentos e azeitonas acompanhada por salada de tomate. A fruta da época, meloa com morangos.
Ementa do Colégio: Sopa camponesa, rolo de carne com esparguete e brócolos cozidos, fruta da época.

Ementa do João: Sopa camponesa com feijão verde cortado miudinho (com base de cebola, cenoura, courgete e batata doce amarela), panqueca com pimento vermelho e verde e azeitonas pretas acompanhada por salada de tomate xuxa. A fruta da época, bolinhas perfumadas de meloa algarvia com morangos.

Pensamento do Dia: Para o rolo de carne, a receita da Chef Paula Viegas seria perfeita, mas continuo à espera de notícias da encomenda do CGM, dai que a gestão das massas e arroz esteja no limite. Não sei se por esse motivo ou porque não me apeteceu "carne" com esparguete, resolvi voltar a uma ementa mais fast food,  e assim, acabo como comecei, com as minhas panquecas com cara de pizza que o João adora.

Os últimos cestos têm sido um sucesso, o que se deve, penso eu, a uma boa onda do João no colégio. Está perfeitamente adaptado ao ambiente e tem brio em acompanhar os coleguinhas de palmo e meio. As minha ementas, com algum esforço, têm melhorado um bocadinho e ele tem aderido com muito entusiasmo às novidades. No colégio todos os dias, me perguntam com curiosidade o que vai o João comer naquele dia, e alguns dos pratos, como os "ovos", as Bôlas de legumes, os hambúrgueres de cogumelos, os "peixes" da Horta, as panquecas/pizza, os estufados de batata doce, as frutas, etc têm provocado muita curiosidade. Ao fim da X Semana de Cestos, acho que vou parar por aqui, e talvez regressar com o tempo mais quente e cestos de Verão. Para mim foi muito útil este exercício e  espero que quem por aqui passa, com alguma benevolência, as tenha apreciado. Até breve!

Ah! Não preciso de dizer que os "filetes" de beringela de ontem, causaram sensação e o João, pura e simplesmente adorou. 

16/05/2013

O cesto de quinta feira do João - X Semana

Sopa de brócolos, filetes de beringela e mais uns peixinhos da horta, com arroz de tomate com azeitonas pretas. Gelatina vegetal de morango com uma nêspera.
Ementa do Colégio: Sopa de alho francês, filetes com arroz de tomate e salada de alface, e gelatina.

Ementa do João: Sopa de brócolos (com base de cebola, cenoura, courgete e batata doce amarela), filetes de beringela da Horta e mais uns peixinhos (as fatias de beringela convém serem demolhadas em água e sal para perderem a acidez), com arroz de tomate com azeitonas pretas. Gelatina vegetal de morango Alsa com uma nêspera aos pedaços.

Pensamento do Dia: Mais uma vez entrei no baú da infância e sob tema "peixes da Horta", fiz mais um dos petiscos favoritos que comia em casa da minha querida Avó. Em casa da minha Avó havia uma horta à séria e de lá vinham os feijões verdes e as lindas beringelas que faziam os peixes da Horta. Espero que o João goste tanto como eu, porque só de me lembrar daquela cozinha simples e maravilhosa, fico derretida de saudades. As nêsperas foram a aquisição nova do João, ontem, e foi tal o entusiasmo que não resisti a enviar-lhe uma juntamente com a gelatina.

15/05/2013

O cesto de quarta feira do João - X Semana

Sopa verde de agriões, estufado da horta à jardineira. Banana com meio kiwi e ainda um palmier.
Ementa do Colégio: Sopa de espinafres, carne à jardineira, fruta da época.

Ementa do João: Sopa verde de agriões (com base de cebola, cenoura,nabo e batata doce amarela), estufado da horta à jardineira, com batata nova, batata doce amarela, cenoura, feijão verde, uma colher de sopa de molho de tomate e duas folhas de manjericão ripadas para perfumar. A fruta da época, banana com meio kiwi e ainda um palmier da Adpan para o lanche.

Pensamento do Dia: Porque será que as ervilhas não estarão na tabela de Phe? Os franceses Pkus comem-nas mesmo que em pouca quantidade. Meia dúzia de ervilhas davam jeito para compôr a Jardineira. É uma questão que hei-de explorar.
Na Tabela do INSA 100gr de ervilhas em grão congeladas cruas, têm 5,3 de proteína.
Tenho a informação (a confirmar!), que na Tabela Francesa 1P de ervilhas será igual a 10g. Pergunto aos meus botões se não será uma questão, que tal como o arroz, será para ponderar para a fase posterior aos 12 anos. Alguma achega?

14/05/2013

O cesto de terça feira do João - X Semana

Sopa de beterraba, "bifinhos" de cogumelos estufados em molho de tomate e letrinhas hipoproteicas da Harifen. A fruta da época, bolinhas de meloa algarvia.
Ementa do Colégio: Sopa de legumes (o mistério continua), bifinhos de frango com arroz de ervilhas e salada de tomate, iogurte de aromas.

Ementa do João: Sopa cor de rosa choque de beterraba (com base de cebola, cenoura,nabo e batata doce amarela), "bifinhos" de cogumelos brancos ou de Paris, estufados com molho de tomate ( base de molho Original da Guloso com azeite e água) e letrinhas hipoproteicas da Harifen cozidas em caldo de alho francês. A fruta da época, bolinhas perfumadíssimas de meloa algarvia.

Pensamento do Dia: Apesar de o João se ter reconciliado com o tomate, neste cesto já não conseguiria colocar a salada de tomate a acompanhar porque esgotei a quantidade possível de proteína do prato com os cogumelos 2P=48gr , desprezando mesmo assim a quantidade proteica do molho. Gostaria de ter mandado o arroz hipoproteico, mas debato-me hoje com um problema recorrente relativamente ao arroz hipoproteico. Estou a meio do último pacote de arroz hipoproteico e as informações do CGM dos produtos hipoproteicos são muito desanimadoras e preocupantes. Mais uma vez não há arroz disponível entre outros produtos básicos. Que desespero.

13/05/2013

O cesto de segunda feira do João - X Semana

Creme de cenoura, salada Camponesa com molho vinagrete, e tomate e azeitonas verdes. Um kiwi com maçã. O queque de cacau banana.
Ementa do Colégio: Creme de cenoura, rissóis de peixe com salada Camponesa, fruta da época.
Ementa do João: Creme de cenoura (com base de abóbora butternut, cebola, cenoura e batata doce amarela), salada Camponesa com batata doce amarela, cenoura e feijão verde cozidos , tirinhas de pimento vermelho crú temperados com molho vinagrete (azeite, vinagre balsâmico, umas pedrinhas de sal marinho e umas sementes de mostarda), acompanhada por tomate xuxa e azeitonas verdes. A fruta da época, um kiwi pequeno com um quarto de maçã granny smith. Para o lanche, o queque de chocolate perfeito, com o patrocínio da Chef Paula Viegas.

Pensamento do Dia: Segunda feira 13 de Maio, neste dia de Nossa Sra. de Fátima, o colégio convida as Mães para se juntarem à tarde com os meninos numa festividade dupla do Dia da Mãe e em honra de  Santa Maria. O divinal queque de cacau e banana fará a festa do João ao lanche ao que juntarei o "leite" e os aminoácidos com o Nesquick de banana.
Hoje é um almoço perfeito para um dia quente, saladas frias. Os rissóis são um desafio ao qual ainda não me dediquei, mas lá irei! Também partilho convosco a minha alegria por o João se ter reconciliado com o tomate, Xuxa, claro! Agora sim, terei a vida facilitada.

Tottus Tuus Maria e que Nossa Senhora proteja os nosso meninos!

12/05/2013

Brioche en machine à pain, ou um delicioso Pão Brioche

Pão brioche acabado de sair da máquina com  o característico buraco da pá ao meio... 
Ingredientes:
  • 2 pacotinhos de leite hipoproteico da Loprofin
  • 1 colher de sopa de manteiga sem sal à temperatura ambiente
  • 3 colheres de sopa rasas de coffee mate
  • 1 colher de sobremesa de levedura seca (dos pacotinhos que acompanham a farinha)
  • 1 colher de sopa de açúcar baunilhado
  • 4 colheres de sopa de açúcar mascavado
  • 300gr de farinha hipoproteica da Loprofin
  • 1 colher de sopa de substituto de ovo
  1. Amornar o leite e deitar  os ingredientes por esta ordem na máquina do pão.
  2. Escolher um programa na máquina que seja de 2h30m ou equivalente, eu escolhi na minha máquina, um programa adequado à execução de pão brioche.
  3. Ajudar com a espátula se necessário para evitar que a farinha se agarre às paredes laterais da cuba.
  4. Esquecer o assunto enquanto a máquina trabalha... e já está!
A receita vinha publicada pela Maman Mathilde Dufour, num grupo de Fenilcetonúria francês do FB e eu apenas fiz umas ligeiras adaptações como trocar parte da manteiga por coffee mate. Eu sinto uma enorme proximidade com os franceses e a sua gastronomia, acho que admiro tudo o que fazem e como ambos os Países, pertencemos à mesma cultura gastronómica mediterrânica, as afinidades são imensas. 
Talvez seja possível reduzir um pouco o coffee mate na receita ou retirar o substituto de ovo, mas a verdade é que o cheiro é excelente (embirro com o cheiro do pão hipoproteico habitualmente), a cor óptima e o mais importante, o João gostou imenso. Prontamente devorou uma fatia ainda quente e lanchou uma "sanduis" de queijo. 
Penso que nesta receita, o "ingrediente secreto" que torna o cheiro delicioso e o sabor especial será o açúcar baunilhado. Fiquei feliz, cada vez sinto mais que estou a ganhar também esta batalha do pão.

10/05/2013

Carcaças de pão pku

Foto: primeiro pão feito em casa com a receita de pão normal
Olá, experiências em casa com o resto da farinha do bolo de aniversário e havia falta de pão fiz alguns e ficaram bons ( segundo a minha irmã sabia aos dela) e deu para dois dias porque eram muito pequenos.
Ingredientes:
200g de água
70g de leite (usei de arroz simples)
20g de margarina vegetal
20g de fermento fresco ( usei uma saqueta de fermento da farinha)
1 pitada de açúcar
1 1/2 colher de chá de sal
2 colheres de sopa de óleo vegetal
500g de farinha( usei loprofin)

Preparação:
Aqueça o leite , a água, a margarina, o fermento e o açúcar numa panela e mexa até ficar tudo dissolvido.
Acrescente a farinha e o sal e bata na batedeira para formar a massa.
Deixe levedar durante 30 minutos de modo a que a massa dobre o seu tamanho.
Estenda a massa em farinha polvilhada num lugar seco e limpo e forme as carcaças ( cerca de 12) e coloque num tabuleiro polvilhado com farinha também.
Faça um corte na parte superior de cada pão.
Meta no forno a 180ºC durante 25 minutos aproximadamente e vá vigiando.
Aguentam-se bem dentro de um saco de pão é só aquecer e barrar com margarina ou doce.
Pode, se preferir, congelar.
É o melhor pãozinho que comi, melhor do que o do padeiro, no entanto um pouco duro por fora.

O cesto de sexta feira do João - IX Semana

Creme de brócolos, estufado de duas batatas, cogumelos and friends. A fruta da época, bolinhas de meloa com amoras.
Ementa do Colégio: Creme de vegetais, caldeirada de peixe com salada de alface, fruta da época.
Ementa do João: Creme de brócolos (com base de abóbora butternut, cebola, cenoura e batata doce amarela), estufado de duas batatas, cogumelos and friends (com refogado de batata branca, batata doce amarela, cenoura, cogumelos, uma vagem de feijão verde para animar, uma colher de sopa de molho de tomate Original da Guloso, e uma folha de manjericão muito cortadinha. A fruta da época, bolinhas de meloa com amoras.

Pensamento do Dia: Adoro estufados com legumes variados, sempre os comemos em casa dos meus pais para variar das saladas, uma espécie de ratatouille com beringelas, courgetes, pimentos e cogumelos e mais recentemente desde que o João nasceu passaram muitas vezes a ocupar o lugar de prato principal. E a verdade é que mesmo os mais renitentes carnívoros lá de casa, não lhes resistem. Acho que fazem um excelente contraponto às caldeiradas, e permitem uma gestão variada dos frescos que temos no frigorífico, para além de serem muito saudáveis e saborosíssimos. Aqui no caso do meu humilde estufado de batatas com cogumelos, ando a ver se trabalho o gosto do João até ele estar preparado para o degrau acima. Ainda é muito novo e estranha a consistência da beringela e da courgete e mesmo mais recentemente dos cogumelos, que raiva! Lá chegará, é uma questão de tempo.
Ontem ao almoço, os peixinhos da horta fizeram furor no colégio, 1-0 para Pkus.

Aproximam-se as Férias!

As Férias....

Está quase aí o tempo de férias e aqui em casa já estamos a planear as nossas, pois vamos já para o mês que vem!
Este ano será certamente um ano diferente, o primeira ano de férias a sério com o nosso pequeno Guilherme!
Normalmente vamos para um hotel no Sul de Espanha e de preferência à beira mar, para fazer autêntica vida de "dondoca" mas este ano era um bocadinho mais complicado! Vimos varias opções mas decidimos manter a nossa tradição, Espanha, Hotel á Beira Mar! :) E o desafio é.. como fazer a comidinha para o Guilherme? Começamos a "magicar" e lá nos vieram algumas ideias:
- Levar a BabyCook
- Placa de Vitroceramica Portátil
- Tacho/Frigideira
- Geleira Eletrica
- Despensa com produtos Hipoproteicos
- Sacos em vácuo já com as doses certas para a sopa
- Opção de potes de purés de vegetais Biológicos(que descobri no celeiro com pouca proteína) para servir com massinha ou arroz (ainda vou avaliar com a dietista esta opção)

Adicionalmente já temos um protocolo em Espanhol e em Sevilha (que fica perto do nosso destino de ferias) existe um Hospital que já sabemos onde fica, que tem uma unidade pediatrica de doenças metabólicas.

Como costumam fazer nas férias? Para que tipo de alojamento vão? Como se organizam?
Dicas que ajudem a vida em férias aceitam-se... :)

Obrigada
Beijinhos
Mª João

09/05/2013

A lancheira do Tomás II

Sopa de legumes, batatas com cogumelos à espanhola e gelatina.. Leite e  pão hipo com marmelada para o lanche.
A lancheira do Tomás de Terça-feira: batatas com cogumelos " à espanhola", sopa de legumes e gelatina para a sobremesa. Para o lanche leite e pão hipoproteico home made com marmelada.

Ementa da escola: sopa de abóbora, pescada à espanhola e gelatina. Para o lanche leite e pão com marmelada.

Receita para duas doses:
  • 4 partes de batata, 
  • 1/4 cenoura, 
  • 1/4 feijão verde, 
  • 1p cogumelos
  • 1p alho francês. 
  1. Deixei estalar levemente cebola e alho picado ao qual juntei os legumes partidos aos bocadinhos ( as batatas com ar de espanhola), juntei polpa de tomate, noz moscada e meia folha de louro. 
  2. Juntei também um bocadinho de pimento vermelho. 
  3. Deixei estufar bem e ficou com sabor excelente. 
Pela primeira vez o tomas vai levar gelatina (jelly-ja) para a escola....conto com alguma fita mas tenho confiança que, por ver os outros, também vai comer!
A dose do empadão foi toda "devorada" - parece que houve sucesso!!!

A lancheira do Tomás I

Boa noite, a responder ao pedido da Sofia cá vai a "minha receita" de empadão do Tomás:
Sopa de legumes, empadão e pêra para a sobremesa. Pão e leite para o lanche .
A lancheira do Tomás de Terça-feira: empadão, sopa de legumes e pêra para a sobremesa. Para o lanche pão e leite.
No Infantário a ementa é empadão de carne de vaca e creme de cenoura. Foi a primeira vez que fiz empadão - vamos ver como vai reagir o Tomás. Sempre que quero que experimente pratos novos levo-as para a escolinha pois lá não faz fitas 

Receita para duas doses:
  • 5 partes de batata+20gr fécula de batata;
  • 1/4 cenoura; 
  • 1/4 feijão verde
  • 1p de cogumelos
  • 1 embalagem de leite hipoproteico da Loprofin
  1. Fiz o puré com uma embalagem de leite loprofin e juntei alguma água de cozer a batata;
  2. Temperei com sal e noz moscada.
  3. Para os legumes fiz um refogado que aromatizei com umas gotas de vinho branco, folha de louro, e oregãos. 
  4. Pincelei com substituto de ovo e "gratinei" só o suficiente para dar alguma cor. Coloquei alguns oregãos por cima.

O cesto de quinta feira do João - IX Semana

Sopa de caldo verde, peixinhos da horta com arroz de açafrão. Bolinhas de meloa com (um resto de) morangos.
Ementa do Colégio: Sopa de grão com hortaliça, arroz de frango com cenoura ralada, fruta da época.
Ementa do João: Sopa de caldo verde (com base de abóbora butternut, cebola, courgete sem casca e batata roxa), peixinhos da horta (feijão verde cozido e frito com polme) com arroz de açafrão , cenoura ralada. A fruta da época, bolinhas de meloa com morangos.

Pensamento do Dia: Caldo verde foi a sopa que fiz ontem para o jantar de família, assim sendo fiz também para o João, apesar da base do caldo verde do João ser diferente. Mas sopa de grão é para esquecer e uma sopinha de caldo verde apesar de triturado é sempre um consolo. Ainda não arrisco não triturar as couves para o João, se às vezes constitui para nós uma dificuldade com tanto fio pendurado para o colégio não valia a pena complicar.
Os peixinhos da horta, ficaram verdadeiramente deliciosos e tive que me conter para não não os devorar durante a prova! Era um dos meus pratos favoritos da infância em casa da minha avó, uma espécie de mimo que me traz as melhores recordações. Foram os meus primeiros peixinhos da horta, e lá está, não consigo fugir dos fritos! A Infância tem que ter peixinhos da horta, espero que ele goste tanto como eu.
É verdade, ontem o cesto fez furor! A auxiliar do João até queria que eu lhe explicasse onde se vendia o preparado para os ovos, hehehe! Diz que ficaram todos invejosos do almoço do João.

Polme= Massa ligeira à base de ovos, farinha e leite em que se mergulham os feijões verdes depois de cozidos e logo antes de serem mergulhados no óleo a ferver.

Os meus peixinhos da horta, uma dose infantil:

  • 63gr de feijão verde (1Parte para Pkus) sem fios e cortado em dois ou três bocados 
  • uma colher de sopa de substituto de ovo 
  • uma colher de sopa de farinha Maizena (amido de milho) 
  • uma colher de sobremesa de substituto de clara de ovo ( parece-me opcional) 
  • leite hipoproteico q.b. 
  • cebolinho fresco 
  • sal marinho e temperos a gosto 
  1. Coze-se o feijão verde a vapor brevemente de forma que mantenha alguma tonicidade 
  2. Numa tigela junta-se o substituto de ovo, a clara, a Maizena e mistura-se. 
  3. Aos poucos vamos juntando o leite e batendo com as varas até ficar uma massa leve e não demasiado liquida. 
  4. Tempera-se com umas pedras de sal e corta-se o cebolinho muito miudinho. 
  5. Última mexidela e o nosso polme está pronto para o mergulho do feijão verde. 
  6. Fritam-se os bocados de feijão verde em óleo bem quente depois de bem mergulhados no polme. 
  7. Escorre-se bem em papel absorvente e está pronto a ser devorado. 
A receita do polme dos peixinhos da horta foi inspirada nas maravilhosas receitas já aqui publicadas pelas nossas Chefs Ana da Câmara e Carla Palhinha.

08/05/2013

O cesto de quarta feira do João - IX Semana

Puré de cenoura com cebolinho, "ovos" mexidos com pimento vermelho e brócolos, acompanhados por batatas fritas. Gelatina de ananás com amoras.
Ementa do Colégio: Puré de cenoura, bacalhau à Brás com salada de alface, pudim.
Ementa do João: Puré de cenoura com cebolinho fresco (com base de abóbora butternut, cebola, e batata doce amarela), "ovos" mexidos com tirinhas de pimento vermelho e brócolos cozidos a vapor, acompanhados por batatas "fitas". Gelatina vegetal de ananás Alsa, com amoras.

Pensamento do Dia: Quarta feira, meio da semana, dia de aula de motricidade e de música, hoje é sempre um dia especial. Sem pudim, mas com tudo o que o João gosta e que lhe vai dar uma refeição muito feliz. A propósito do pudim, topei com uma sobremesa vegan que me conquistou de imediato na net, mas faltou-me um dos ingredientes essenciais, a pêra abacate. Fica para a semana a novidade, hoje é dia de Fast food! 

07/05/2013

O cesto de terça feira do João - IX Semana

Sopa de feijão verde, "hambúrguer Pku" com massinhas de letras. Um puré de maçã e pêra.
Ementa do Colégio: Sopa de feijão verde, hambúrgueres com massa espiral e salada de tomate, iogurte de aromas.

Ementa do João: Sopa de feijão verde (com base de courgete, cenoura, cebola, e batata roxa), "hambúrguer" de cogumelos brancos, cenoura, um toque de molho tomate receita Original da Guloso, cebolinho fresco e meia fatia de pão hipoproteico demolhada em leite hipoproteico, panados em farinha de mandioca e acompanhados com massinhas de letras. Contra o iogurte de aromas avança um puré de maçã e pêra 100% fruta da Blédina. 

Pensamento do Dia: Finalmente hambúrgueres hipoproteicos, a única vez que os fiz foram liminarmente recusados e eram com base em batata doce. Foi uma luta terrível para conseguir dar consistência ao hambúrguer, sem batata nem massa, mas no final lá consegui uma forma mais ou menos aceitável. É a mania que tenho de fazer tudo em cima da hora, se tivesse feito pelo menos de véspera, o frio do frigorífico teria sido uma bela ajuda, mas ainda me sobrou massa para mais duas unidades, e essas sim, vão ser canja! Vamos ver se passam no teste. Logo saberei.

* a pedido da querida Dri, aqui vai a receita do hambúrguer para três doses:
  • 80gr de cogumelos brancos ou de Paris, sem pé
  • 50gr de cenoura cozida
  • 25 gr de pimento vermelho
  • 3/4 colheres de sopa de preparado de molho de tomate receita Original da Guloso
  • um nico de cebola
  • azeite q.b.
  • cebolinho fresco a gosto
  • meia fatia de pão de forma hipoproteico home made
  • leite hipoproteico q.b.
  • farinha de mandioca para panar e dar consistência
  1. Estufam-se os cogumelos (usei 4 unidades de 20gr cada) num tachinho com um fio de azeite , a cebola muito miudinha, o pimento cortado e a cenoura. Quando estiverem quase estufados, corta-se o cebolinho fresco e junta-se o molho de tomate e uma colher de água. Fecha-se e deixa-se apurar.
  2. Quando estiver o estufado pronto e não desfeito, desliga-se, passa-se com a varinha mágica até obter uma pasta grossa.
  3. Junta-se o pão que estava de molho em leite morno. 
  4. Envolve-se tudo e deixa-se arrefecer até poder ser moldado com a ajuda da farinha de mandioca.
  5. Frita-se ligeiramente num fio de azeite numa frigideira antiaderente.
  6. Está pronto!

06/05/2013

O cesto de segunda feira do João - IX Semana

Sopa de beterraba, mini-bôla de legumes com arroz de açafrão. A fruta da época, frutos vermelhos. 
Ementa do Colégio: Sopa de legumes, empadão de peixe com brócolos,fruta da época.

Ementa do João: Sopa de beterraba (com base de courgete, cenoura, cebola, e batata doce amarela), mini-bôla de cenoura e azeitonas pretas com arroz de açafrão, cenoura, pimento vermelho e azeitonas pretas. A fruta da época, morangos, framboesas e amoras. 

Pensamento do Dia: Acabaram-se as segundas feiras livres da ementa porque agora tenho-as todas fotografadas para o mês inteiro! Apesar disso, qualquer coincidência com a ementa do colégio, será pura ficção. Mas também, quem quer iniciar bem a semana com empadão de peixe?

03/05/2013

O cesto de sexta feira do João - VIII Semana

Sopa de Macedónia, spaguetti  à bolonhesa Pku. Kiwi com morangos. Duas bolachinhas sablés da Taranis.
Ementa do Colégio: Sopa de Macedónia, esparguete com carne à bolonhesa, fruta da época.
Ementa do João: Sopa de Macedónia, com base de cenoura, cebola, e batata doce amarela, e cubinhos de nabo, cenoura e feijão verde fatiado a navegar, spaguetti da Loprofin com molho bolonhesa Pku, feito com refogado de cebola miudinha, tomate (refogado da Compal com oregãos e polpa de tomate), cenoura e cogumelos brancos estufados e desfeitos. A fruta da época, meio kiwi com morangos. Umas bolachinhas sablés da Taranis para uma pausa.

Pensamento do Dia: Hoje foram só novidades, Macedónia e Bolonhesa. Para a sopa macedónia, em conversa com uma Mãe à saída do colégio aprendi umas boas dicas e esta sopa tem uma bela vantagem, é que tem alguns sólidos, para variar do costume das sopas passadas. Vamos ver como o João reage à novidade. Na  bolonhesa, para não haver dramas, desfiz os cogumelos e andor! Filhos fiteiros, Mães cheias de truques.

02/05/2013

O cesto de quinta feira do João - VIII Semana

Sopa de feijão verde, "ovos" mexidos com azeitonas pretas e brócolos. Gelatina de pêssego, com kiwi. Umas bolachinhas sablés.
Ementa do Colégio: Sopa de feijão com hortaliça, salada russa de pescada, gelatina.
Ementa do João: Sopa de feijão verde (com base de abóbora butternut, cenoura, cebola, e batata doce amarela), "ovos" mexidos com azeitonas pretas, brócolos cozidos regados com um fio de azeite. Gelatina vegetal de pêssego Alsa, com meio kiwi. Umas bolachinhas sablés da Taranis para uma pausa.

Pensamento do Dia: Salada russa e camponesa em dias alternados, acho demasiada salada de batata numa semana, por esse motivo, esqueci a ementa e fiz uns ovinhos mexidos que estive ontem a preparar e que o João adora. Fast food! Só me faltaram as batatas "fitas" de compra para o fast food, mas na verdade já tinha colocado as 2 partes possíveis de batata diária em forma de batata doce, na sopa..