Puré de Courgete cozido em leite loprofin |
Bom, o facto de estar aqui em Portugal e com algum tempo livre tem destas coisas. Inspiração culinária. Normalmente de manhã faço uma corridinha e depois venho para casa cozinhar e aprender Alemão. Contudo, hoje deu-me a preguiça e simplesmente fui até ao Continente, ver os frescos. Literalmente. É ridículo, mas nunca tinha estado tanto tempo em frente à secção de legumes frescos. Já tinha ideia do que ia fazer, mas lá está, surge sempre mais um ingrediente ou outro. E a verdade é que fujo sempre à massa, como tive tanto tempo a comer massa, agora sou mais de experimentar os vários vegetais e escolher as combinações perfeitas. E aqui segue então a receita.
Ingredientes enlatados utilizados na mistura |
Ingredientes:
2 courgetes grandes.cortadas em rodelas
3 rodelas grandes de beringela
4 feijões verdes cortados aos cubos
1 lata de rebentos de feijão mungo
1 lata de alcachofras
1 lata de sopa de cogumelos Campbells
polpa de tomate com alho e cebola
4 pacotes de leite loprofin
sal
pimenta branca
1 colher de sobremesa de manteiga
4 cogumelos portobello
6 cubinhos de gengibre
Modo de preparação:
Mistura de vegetais com molho de tomate Compal |
Cortar as courgetes em rodelas, pôr ao lume e cozer em leite loprofin. (Fica muito mais cremoso, do que com água.) Enquanto as courgetes cozem até ficarem prontas para fazer o puré, acrescente 3 cubinhos de gengibre. Depois ponha numa frigideira com azeite, os cogumelos portobello cortados, a rodelas de beringela cortadas aos cubinho, os feijões verdes aos cubos também, meia lata de rebentos de feijão mungo. Retire as alcachofras da lata e corte em rodelas fininhas. Junte à mistura. Quando tudo estiver cozido e bem refogado, acrescente a polpa de tomate da Compal e deixe apurar.
Depois coloque o puré de courgete num pirex.
Depois recheie com a mistura de vegetais.
Cubra com um pouco de sopa de cogumelos.
Volte a colocar puré de courgete.
Regue o final novamente com sopa de cogumelos.
Vai ao forno a 180º, durante cerca de 30 minutos.
E voilá :)
Depois recheie com a mistura de vegetais.
Cubra com um pouco de sopa de cogumelos.
Volte a colocar puré de courgete.
Regue o final novamente com sopa de cogumelos.
Vai ao forno a 180º, durante cerca de 30 minutos.
E voilá :)
Empadão retirado do forno |
Ola. Vais ao encntro da apofen? Esta era uma boa receita para apresentares la e assim provava sem estragar ingredientes (e dinheiro) no caso de nao gostar, o que acontece frequentemente com receitas novas, infelizmente.
ResponderEliminarVera Santos
Não. Este ano não vou.
ResponderEliminarCriar receitas novas que gostamos é fácil. Basta juntar os ingredientes que mais gostamos e saem sempre coisas boas.
Há coisas que saem mal claro, mas na maioria se são ingredientes que gostamos, ficam sempre deliciosas! Experimenta primeiro, os ingredientes em separado e depois misturas.
Esta bem. Obrigada, vou entao experimentar em separado e logo vejo se vale a pena misturar.
EliminarTambem questiono o que sao os cubos de gengibre.
Beijinhos
Vera Santos
Chef Susana,
ResponderEliminarQue bela receita, tem um aspectão e quase não leva alimentos ditos hipoproteicos específicos, para além do leite que se calhar se pode substituir por um de arroz. Tenho que dizer que este é um dos caminhos que me agrada muitissimo, o da autonomia, o de resolver no mercado livre a alimentação naturalmente hipoproteica. E acho que tens 100% de razão, se são os ingredientes do nosso agrado, há poucas probabilidades de a coisa sair mal.
Duas perguntas, o feijão mungo, são os vulgarmente conhecidos "rebentos de soja", certo? E o gengibre em cubos, como é? São cubos de gengibre fresco ou a Susana tem uma lata surpresa?
Adorei, um prato para toda a família.
Muitos beijinhos e obrigado
Sofia
Sim, o feijão mungo são os rebentos de Soja.
ResponderEliminarO gengibre em cubos é mesmo gengibre cortado aos cubinhos, quadradinhos. Mas sugiro melhor ralar, fica melhor!
=) Fica a ideia. Beijinhos*
Também acho que para as crianças é melhor usar ralado ou com muita moderação o gengibre. Para nós, é só abusar!
EliminarObrigado Chef Susana e beijinhos
Em primeiro lugar muitos parabéns pela coragem. está fantástico.
ResponderEliminarAgora uma dúvida....Eu n sabia que podemos dar rebentos de soja aos nossos filhos...sabem dizer-me a quantidade?
Bjs grds