People who are different change the world

09/12/2011

Queques de Caramelo com Maçã

Ingredientes:
  • 1 maçã Royal Gala de tamanho médio
  • 100g de manteiga sem sal
  • 180g de açúcar
  • 200ml leite especial Loprofin
  • 80ml de natas Hoplá
  • 260g de farinha especial Hipoproteica 
  • 1 pacote de Boca Doce Pudim com sabor a Caramelo (0,3g de Proteína por100gr de produto)
  • 1 colher de sopa de fermento Royal
  • Q.b. de Cobertura líquida de Caramelo Royal (0,0gr de Proteína por 100gr de produto)
Preparação:
  1. Derrete-se a manteiga à parte até ficar amolecida. 
  2. Colocam-se todos os ingredientes numa taça e bate-se tudo muito bem com uma colher de pau, até a massa começar a fazer bolhas empoladas.
  3. Descasca-se  a maçã, corta-se em quartos e fatia-se para o interior da taça. Envolve-se bem a maçã na massa com movimentos largos e distribui-se nas forminhas previamente untadas ou então em formas de silicone (prefiro as formas de silicone porque dispensam mais gordura e porque são facílimas de desenformar). 
  4. Vai ao forno durante uns 15/20 minutos. 
  5. Ao fim deste tempo, quando os queques já cresceram e começam a estalar, abre-se o forno e deita-se sobre cada um dos queques, um fio a gosto da Cobertura de Caramelo da Royal. 
  6. Fecha-se o forno e deixa-se acabar a cozedura até ficarem dourados.
Et Voilá!

Tudo começou com os deliciosos queques de chocolate da Paula Viegas, o meu João experimentou e desde então nunca mais se calou a pedir um bolinho pequeno! Fui às compras para pôr mãos à obra e não consegui encontrar nem a essência de chocolate, nem o leite de arroz com sabor a chocolate. Mas descobri o Topping de caramelo e achei que fazia uns de caramelo, adaptando a receita. No entretanto, a Paula Toscano publicou a receita do bolo de maçã, e eu pensei com os meus botões, faço queques de maçã! No fim, não saíram nem queques de chocolate, nem de maçã, mas sim, queques de caramelo com maçã. E fundamental, o meu João adorou! E não foi o único. Amanhã levo uns para a prova.

1 comentário:

  1. Que ideia fantástica!

    O livro de receitas da minha filha tem aumentado em tão poucos dias.

    Estou tão feliz que não tenho palavras.

    Obrigada a todas!

    ResponderEliminar