People who are different change the world

13/12/2011

Hoje temos, Batatas Doces fritas!

" la divinité, réside dans l’association d’un cœur moelleux et d’une croûte croustillante"

A dieta do meu Pku tem sido muito penalizadora relativamente à quantidade de batata permitida. Durante algum tempo ainda teve permissão para 1,5 Partes de batata. Mas nos últimos meses quando os valores estão bons, a dieta não autoriza mais do que uma Parte de batata, ou seja 22gr. em crú. É muito pouco. É tão pouco que costumo junta-la à sopa, mas ultimamente tenho feito uma troca. Em vez dos 22gr de batata vulgar, substituo-a por batata doce, o que corresponde a um ganho de quantidade aproximadamente ao dobro, 1 Parte de batata doce crua é igual a 43gr. A batata doce é muito rica em beta-carotenos e a variedade amarela e laranja, em anti-oxidantes, entre outras maravilhas. Não as frito aos palitos, nem aos cubos, mas sim às rodelas para fazer mais volume no prato. O João, como qualquer criança, adora! Batata frita é almoço de festa, podemos juntar mais outros legumes ao prato, também fritos, como rodelas de beterraba ou de beringela. Esta última não foi muito bem recebida, por enquanto! 

A batata doce frita aos palitos ou aos cubos, acompanha tradicionalmente pratos na cozinha madeirense, motivo pelo qual, em honra às minhas raízes (e porque simplesmente adoro!), sempre a utilizei na cozinha normal cá de casa. Na Beira é mais utilizada para doces e sobremesas, como simplesmente assadas no forno  inteiras, depois abertas no prato e comidas à colher com uma noz de manteiga. Hummmm! É tão bom. Mas por enquanto, como a dose é muito curta, fico-me por este petisco iniciático.

Rica em Carotenos e Vitaminas A e C. 
1g de Proteína por 100gr de produto

1 Parte=43gr

2 comentários:

  1. Ummmm batata doce! Sabe bem de qualquer forma. Consegues enconttrar a variedade cor de laranja com facilidade?
    Beijuzinhos

    ResponderEliminar
  2. Não, é mais uma questão de sorte. Às vezes encontro-a no Mini Preço com origem das Américas.
    É muito boa! Na minha mercearia habitual só a roxa na casca ou a branca amarelada. Há 400 espécies diferentes na América...Só 400!
    Beijus
    Sofia

    ResponderEliminar