People who are different change the world

29/12/2011

As primeiras refeições

A Ana Paula colocou algumas dúvidas quanto à confecção das primeiras refeições dos nossos meninos, especialmente quanto ao prato principal, e aqui vai a resposta especialmente para ela e para todas as mães que, como eu e ela, nos deparámos com dúvidas e receios quanto ao que preparar no início.
Começando pela confecção do arroz (questão colocada pela Ana Paula), confesso que cozinho-o da mesma forma que a massa, cozo em com água e sal e depois de cozido é que junto os temperos: molho de tomate ou azeite e azeitonas picadinhas ou manteiga com sal ou manteiga com sal e cenoura ralada ou azeite, coentros e um pouco de alho em pó. Estes são os temperos base que utilizo quer para a massa, quer para o arroz.
No início, e actualmente, o que dou ao Vasco é massa, arroz ou puré de batata. O puré de batata é feito com batata esmagada, uma noz de manteiga e um pouco de leite de arroz. Gostamos tanto do sabor com que fica que actualmente faço para todos o puré desta forma, não havendo portanto de fazer duas versões. Experimentem e depois digam se não fica bom!
No que se refere aos acompanhamentos, no início tinha também dúvidas quanto ao que preparar, dado que estamos mais habituados a comer salada e legumes cozidos, mas depois que comecei a explorar o mundo dos legumes descobri que há tantas formas saborosas de cozinhá-los que me esqueci completamente das saladas habituais.
Acompanhamentos que aconselho para as primeiras refeições:
- Purés de legumes (um diferente por refeição) e temperados ou com azeite ou com manteiga. Não utilizo a margarina porque, para além de não dar sabor, tem uma composição assustadora e o teor proteico é praticamente igual ao da manteiga;
- Legumes gratinados no forno (especialmente couve flor): cozer os legumes, picar e levar num tabuleiro untado ao forno, coberto com molho bechamel. Faço o molho bechamel da seguinte forma: derreter 1 colher de sopa de manteiga, juntar 1 colher de sopa de maizena e 1 pacote de leite especial ou na falta deste leite de aveia (o leite de arroz não serve para preparar este molho porque fica doce). Deixe engrossar um pouco, retire do lume, tempere a gosto, deite por cima dos legumes e leve ao forno até dourar;

- Esparregado de espinafres: Cozer os espinafres no vapor, depois de cozidos colocar numa frigideira com um pouco de azeite, juntar 1 pacote de leite especial misturado com 1 colher de sopa rasa de maizena, deixar engrossar e retirar do lume, triturar e temperar a gosto com sal e sumo de limão. Costumo fazer uma quantidade grande depois congelo em cuvettes. Depois de congelado, retiro os cubinhos e coloco num saco de congelação, assim tenho sempre esparregado à mão;
- Legumes salteados na frigideira: refogar azeite e cebola e juntar o legume escolhido (ficam especialmente bons desta forma os cogumelos) bem triturados. Deixar refogar e temperar a gosto. Pode também triturar depois de refogado, juntando um pouco de água;
- Beringela assada no forno: Cortar uma beringela ao meio, colocar um fio de azeite, ervas a gosto e sal por cima e levar ao forno (mais ou menos 30m). Depois de assada, retirar a polpa triturar e rectificar o tempero (pode juntar um pouco de alho em pó). É uma versão simples do chamado "caviar de beringela";
- Ratatouille versão simplificada: cozer ao vapor cubinhos de courgette e de beringela. Depois de cozidos colocar numa panela e juntar molho de tomate a gosto e um pouco de água. Levar ao lume para envolver e está pronto.
O molho de tomate a que faço referência é a receita que anteriormente publiquei. De referir que, à excepção dos legumes cozidos, todos os outros acompanhamentos faço em maior quantidade depois congelo em doses e assim posso ir variando as refeições.
Todos estes acompanhamentos foram descobertos e experimentados ao longo do tempo e estão aprovados pelo Vasco. É tudo uma questão de experimentar e adaptar ao gosto de cada um.
Deixo-vos estas ideias para ajudar a dissipar as dúvidas que possam ter e também para mostrar que a alimentação dos nossos meninos pode ser variada e sobretudo saborosa.
Espero ter ajudado.
Beijinhos

3 comentários:

  1. Ola Paula.
    Agradeço-lhe muito estas receitas que irão ser muito úteis para o meu Andrezinho. Já as imprimi, pois são dicas valiosas que irei por em pratica. Alias todas as receitas aqui publicadas já estão todas no livrinho de receitas que fiz para o André. "As receitas do André".
    Para agora o André ainda só come sopa, açorda de legumes, puré batata com legumes,e farinha de pau com legumes, mas daqui a uns dias irá começar com refeições mais completas e a Paula foi uma grande ajuda.
    Aqui aparecem sempre receitas maravilhosas como quiches, pizzas, lazanha, ravioli, entre outras delicias que nos fazem crescer agua na boca.
    Mas que ainda não poderei dar ao meu pequerrucho, pois ainda terá de comer comidinha para bebés, embora a seu tempo irá la chegar.
    Sou franca que nunca fui muito adepta de comer legumes e talvez por isso sinta maior dificuldade pois não sei o que fazer com eles.
    Nunca provei beringela e courgette só mesmo na sopa , mas agora com as suas dicas que me deu vou pôr em pratica e experimentar para ver como ficam para quando as cozinhar para o André não encontrar dificuldades de ultima hora.
    Paula obrigada e sempre que possa parti-lhe connosco estas receitas para os nossos pequeninos e para estas mães com pouca pratica que se sentem perdidas na cozinha.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. UM GRANDE OBRIGADA!!! Estava a pensar em pedir ajuda porque estou precisamente nesta faz e já estava com muitas dúvidas e muito atrapalhada.Só tenho uma pergunta qual é a marca do leite de arroz? é nunca ouvi falar em Leite de Arroz.... que tristeza.

    Muito OBRIGADA, Paula e Sophia em especial que tem ajudado tanto!!!!!

    Um grande beijinhos da Luiza e Margarida

    ResponderEliminar
  3. Olá Ana Paula e Luiza,
    Não tem nada que agradecer estamos cá para ajudar no que for preciso.
    Existem várias marcas de leite de arroz, eu utilizo a Rice Dream. O leite de arroz encontra-se na secção de dietética de quase todos os supermercados e também no celeiro. Vejam este post http://pkumetabolicas.blogspot.com/2011/02/produtos.html no qual divulgo alguns produtos entre os quais o leite de arroz (com fotografia).
    Beijinhos

    ResponderEliminar