People who are different change the world

13/12/2011

O mercado bio do Princípe Real

Num destes fins de semana solarengos aventurei-me a conhecer o mercado de produtos biológicos do Princípe Real, em Lisboa. Confirmei que efectivamente os produtos biológicos, que não são sazonais, são ligeiramente mais caros. Todavia os produtos sazonais, actualmente a batata doce, as castanhas, os dióspiros, têm o seu preço equiparado ao praticados nas grandes superfícies (em alguns caso o preço é até inferior) com acréscimo de qualidade e de sabor. Mas o que realmente vale a pena explorar é a múltipla variedades de ervas aromáticas, legumes, frutas e cogumelos que não estamos habituados a ver, como as acelgas, as cheróvias, os rabanetes negros, as abóboras aikido e japonesas, os cogumelos pleurotus ou portobello, as batatas doce cor de laranja, etc, por serem menos conhecidos e/ou utilizados e/ou cultivados. Fiquei maravilhada, intrigada, com vontade de comprar tudo, mas contentei-me com o que vos mostro na fotografia. Digo-vos, cozinhar com este ingredientes é efectivamente um prazer!
Utilizei estes legumes em algumas receitas familiares mas experimentei duas novas (para mim) que por terem ficado tão boas já fazem parte do cardápio semanal lá de casa, e portanto, tenho de partilhá-las convosco. São simples e rápidas de preparar.
A primeira delas é simplesmente assar legumes a gosto no forno: cortar os legumes pretendidos em pedaços pequenos de tamanho equivalente (utilizei batata doce cor de laranja e branca, cebolas vermelhas, courgette em tiras, cherovias, cenouras e couve flor), temperar com sal, azeite (pouco é só para revestir os legumes) e com 2 ou 3 dentes de alho esmagados com casca. Levar ao forno 30/40m, agitando uma ou duas vezes. Deve-se colocar os legumes numa só camada, sem sobrepor, senão não ficam assados, mas sim cozidos. Retire, sirva, e saboreie os legumes que ficam com um sabor intenso e adocicado, quase "caramelizado". O sabor é tão diferente e único. Toda a família adorou e o Vasco não se cansou de petiscá-los.
A segunda receita, que pode ser um acompanhamento ou snack, é uma mistura de batatas normais, batatas doce cor de laranja (confesso que fiquei fã desta variedade) e brancas e beterraba, partidas às rodelas fininhas, fritas em óleo e depois temperadas com sal. Nunca pensei que beterraba frita fosse tão bom!
Um destes fins de semana tenho de voltar lá! Adorei o espaço, que para além do mercado, tem barraquinhas de artesanato, um parque infantil e um simpático quiosque/café com uma muito convidativa esplanada. Vale mesmo a pena conhecer.

Beijinhos

2 comentários:

  1. Chef Paula,
    Que maravilha, nós Pkus, realmente adoramos mercados. Obrigado por tão interessante reportagem. A minha vontade de regressar ao Mercado do Príncipe Real decuplicou! E tens toda a razão, cozinhar com produtos bonitos e frescos adquiridos no mercado, não tem comparação. Nem vais acreditar na coincidência, mas hoje o almoço do meu Píu foi igual à tua última fotografia, rodelas de batata doce com beterraba. A beterraba frita foi conselho teu e ficámos fãs os dois. A beringela frita, comi-a eu...Adoro! Sobre os cogumelos, ainda tenho imenso que investigar, porque acredito que sejam variáveis as características organolépticas e nutricionais desses maravilhosos fungos que são uma das bases da alimentação dos nossos Píus.Os legumes no forno devem ter ficado simplesmente deliciosos.
    Posso ir contigo na volta ao Princípe Real?
    Beijuzinhos
    Sofia

    ResponderEliminar
  2. Olá Chef Sofia. Fica já marcada uma visita conjunta ao mercado do Princípe Real. Tem se ser num fim de semana com sol para vermos tudo e aproveitarmos ao máximo.
    Beijuzinhos

    ResponderEliminar