People who are different change the world

01/10/2011

Molho de tomate II (adaptado da Paula Viegas)

A Paula Viegas publicou a receita e eu experimentei-a com umas subtis diferenças. Já andava para o fazer há que tempos, pois pareceu-me uma bela ideia este molho de tomate aos cubos que se guarda no Freezer e se utiliza na hora. Não há receita que me entre na cozinha em que eu não faça umas pequenas adaptações. Quem conta um conto acrescenta um ponto, é um dos meus lemas na cozinha.O resultado é excelente, basicamente copiei a receita e retirei a manteiga ( cozinho quase só com azeite, é uma teima minha!), diminui meia parte de alho, que troquei por mais meia parte de cebola e juntei uma colher de chá de açúcar e salsa fresca picada.

Ingredientes:

  • 120gr de cebola picada grosseiramente (1,5 P)
  • 5 gr de alho picado (0,5P)
  • 110gr de cenoura às rodelas (1P)
  • 800gr de tomate pelado e partido grosseiramente (6 P)
  • 1 folha de louro
  • salsa fresca picada a gosto
  • 1 colher de chá de açúcar (para cortar a acidez, é opcional)
  • uma quantidade generosa de bom azeite (a gosto)
  • água q.b.
Preparação:
  1. Refogar suavemente a cebola com o alho no azeite
  2. Juntar a cenoura cortada e deixar cozinhar uns 10 minutos aproximadamente-
  3. Juntar o tomate e a folha de louro e tapar a panela, mais uns 15 minutos em lume muito brando.
  4. Acrescentar água se necessário e mais algum azeite.
  5. Acrescentar a salsa picada tapar durante mais uns 20 minutos.
  6. Provar e juntar o açúcar (opcional.)
  7. Passar pela varinha mágica e deixar mais uns minutos no lume.
  8. Distribuir pelas couvettes e calcular o valor de cada cubinho de molho.
Para um total de 9 Partes, a divisão por 36 cubos, ficou-me igual a 0,25 Partes por unidade. Nada mau!
Hoje estava desprevenida, mas para a próxima, vou abastecer-me de Manjericão fresco, e assim terei mais uma variante.

Obrigado Chef Paula, como vês sou uma aprendiz atenta às tuas Receitas maravilhosas!
Beijuzinhos

2 comentários:

  1. Olá Sofia,
    O Vasco adora este molho com massa cozida.
    As tuas "variações" também me parecem muito apetitosas. Eu opto por fazer a receita simples tal como publiquei para poder depois variar o tempero quando acrescento ao prato.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Viva Chef Paula,
    A primeira prova do meu molho Prêt-a-porter, foi um desastre! O meu exigente gourmet, pura e simplesmente deitou boca fora malcriadamente, todo e qualquer bocadinho de massa com molho. Estou destroçada! E eu garanto que está excelente.
    Vou tentar hoje de novo, que eu ainda sou mais teimosa do que ele.
    Beijuzinhos

    ResponderEliminar